- Os textos dessa série são baseados no livro “Missão Transformadora”, escrito por David Bosch em 1991. O autor estuda o significado de missão através da história e defende que as mudanças do mundo recente em diversas áreas trazem inquietações e transformações também para a perspectiva da missão. Bosch lista e argumenta sobre elementos da missão que, conectados uns com os outros, precisam ser consideradas para que esta permaneça fiel à sua verdadeira natureza. O nosso estudo é realizado a partir de 9 desses elementos.
O que é a missão? É a expansão da igreja? É a salvação de indivíduos da condenação eterna? É levar os benefícios da vida de igreja para lugares onde ela não existe? Existem várias formas que a missão foi e é compreendida ainda nos dias de hoje. O conceito de Missio Dei vem do latim e, no século passado, influenciou fortemente o significado de missão para a compreensão cristã.
Afinal, o que é isso? Basicamente, significa Missão de Deus, e quer nos lembrar de um aspecto muito importante da missão. A Bíblia toda nos conta uma história única por meio de seus diversos livros, que mostra como o ser humano pecou desde a Queda e escolheu se afastar de Deus, mas como Ele agiu desde os seus servos fiéis do Antigo Testamento até culminar no envio do seu próprio Filho Jesus Cristo. Deus esteve em missão desde o princípio e enviou o seu Filho como missionário para que por meio de sua morte e ressurreição tivéssemos perdão dos pecados e nova vida nEle.
A Missão, em primeira ordem, é de Deus. Ele mesmo é que está em missão e é dele o maior interesse na missão. Ele reconcilia o homem consigo e concede a esses que foram perdoados e receberam nova vida o privilégio de fazer parte dessa obra. Como discutido no texto anterior, a igreja faz então parte da missão de Deus e é instrumento dEle nessa obra.
“A missão possui sua origem no coração de Deus. Deus é uma fonte de amor que envia. Esse é o manancial mais profundo da missão. É impossível penetrar mais fundo; existe missão porque Deus ama as pessoas.”¹
Nem a igreja nem qualquer agente humano é portador ou autor da missão, mas sim o próprio Deus. Nesse aspecto da missão, é muito importante lembrar a identidade trinitária de Deus: o Pai que criou o mundo e enviou o Filho, que viveu entre nós, morreu e ressuscitou e que enviou o Espírito Santo, que nos capacita a continuar a sua obra aqui na Terra.
Esse Deus triúno nos alcançou através de seu ato de missão e nos dá o privilégio de agora fazer parte na propagação da sua mensagem e amor pelo mundo. Que possamos ser missionários onde quer que estivermos e que vivamos a missão da perspectiva daquele que é o próprio autor dela.
¹ (BOSCH, 2009, p. 470)
Por Missão Zero
Mais do ME
De Bara para Bara, cumprindo o ide!
1ª Conferência Missionária Bara: Três dias tivemos o privilégio de reunir dezenas de jovens Bara, crentes de toda a região onde moramos, para desafiá-los a engajarem-se na evangelização de seu próprio povo.
Faça parte do Multiplique!
Cresça em seu desenvolvimento pessoal e vocacional.
É hora de servir no Reino de Deus para juntos plantar igrejas e fortalecer comunidades.
Está pronto para dar o próximo passo na sua jornada de fé? O Multiplique está aqui para guiar você nessa missão!
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.
Comentários