- Os textos dessa série são baseados no livro “Missão Transformadora”, escrito por David Bosch em 1991. O autor estuda o significado de missão através da história e defende que as mudanças do mundo recente em diversas áreas trazem inquietações e transformações também para a perspectiva da missão. Bosch lista e argumenta sobre elementos da missão que, conectados uns com os outros, precisam ser consideradas para que esta permaneça fiel à sua verdadeira natureza. O nosso estudo é realizado a partir de 9 desses elementos.
A Bíblia encontra em seus dois testamentos uma diferença muito grande de contexto histórico e político. No Antigo Testamento, trata-se em grande parte do Povo de Deus, que o conhecia e afirmava ser seu, ainda que fosse por muitas vezes obstinado e desobediente. O Novo Testamento conta a história de um povo que vai se espalhando e formando independente de suas origens, dentro de uma sociedade que os oprimia e, na melhor das hipóteses, os tolerava.
No Antigo Testamento encontram-se muitas falas de profetas que tem um sentido muito forte de justiça social: “Quando eu tento curar Israel, o mal de Efraim fica exposto e os crimes de Samaria são revelados. Pois praticam o engano, ladrões entram nas casas, bandidos roubam nas ruas.” (Oséias 7.1). O Novo Testamento, por sua vez, fala muito mais da conversão e batismo de pessoas, da igreja e do corpo de Cristo, ainda que não exclua a justiça social.
Desde então, a igreja se encontra em um desafio muito grande ao tentar entender a mensagem que deve pregar. Afinal, o Evangelho é satisfazer as necessidades daqueles que precisam de justiça, alimento e roupas? É o Evangelho a mensagem da salvação espiritual, de tal forma que as necessidades aqui na Terra não se comparam em importância com a conversão e salvação em Cristo?
Compreensões muito extremas para ambos os lados já trouxeram diversas consequências ruins para a igreja e já a constrangeram com longas discussões internas e grande omissão à sua tarefa. O ministério de Jesus, no entanto, é completo e não se complicou tanto dividindo diversas questões em lista de prioridades.
Diz-se que não adianta dar o alimento espiritual àquele primeiramente sofre de terrível fome física. Ao mesmo tempo, não adianta apenas matar a sede que vai reaparecer e não dar da “água a jorrar para a vida eterna” (João 4.14). Que encontremos em Jesus inspiração e no Espírito Santo capacitação para atendermos às necessidades mais profundas do ser humano!
“Envolvimento (sociopolítico e a evangelização) fazem ambos parte de nosso dever cristão. Pois os dois são expressões necessárias de nossas doutrinas de Deus e do homem, de nosso amor ao próximo e de nossa obediência a Jesus Cristo.” Pacto de Lausanne, 1974.
Por Missão Zero
Mais do ME

Aproveite as oportunidades
“…aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” Colossenses 4.5
Discipulado de mulheres é algo que a Jana sempre desejou fazer. E uma maneira que Deus abriu as portas foi através da costura.
Começamos o projeto em 2020. Por falta de recursos para este projeto, não pudemos realizá-lo de novo, pois entregamos as máquinas para abençoá-las ao final do curso, como forma de trazer novas oportunidades e dignidade para elas.
Este ano Deus abriu as portas! Conseguimos comprar todas as máquinas, tecidos … Que alegria! Um privilégio poder crescermos na fé e compartilharmos de Cristo com mulheres com uma vida tão árdua. Algumas nunca pegaram em uma tesoura. A concentração e o desejo de aprender está estampado nos olhos.
Todos os dias começando com o discipulado e depois temos a aula de costura.
Orem por elas! Para que conheçam a Cristo e possam ter suas vidas transformadas pelo evangelho.
Obrigada por aqueles que ofertam nas nossas vidas e, assim, os projetos possam continuar acontecendo em Madagascar! Trabalhemos enquanto é dia!
Que o nome de Cristo seja conhecido e glorificado!!

Missão em um parágrafo – Ribeirinhos
“Não sabia sobre a história de Débora na bíblia” e “Não conhecia nada sobre Dorcas” foram as palavras de algumas mulheres na comunidade em Vila Dedé. Elas estão muito interessadas em estudar sobre as mulheres da Bíblia.
Todos os sábados fazemos estudos. Tem sido uma benção ver o quanto elas desejam aprender com essas personagens. Deus seja louvado sempre!
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.
Comentários