- Os textos dessa série são baseados no livro “Missão Transformadora”, escrito por David Bosch em 1991. O autor estuda o significado de missão através da história e defende que as mudanças do mundo recente em diversas áreas trazem inquietações e transformações também para a perspectiva da missão. Bosch lista e argumenta sobre elementos da missão que, conectados uns com os outros, precisam ser consideradas para que esta permaneça fiel à sua verdadeira natureza. O nosso estudo é realizado a partir de 9 desses elementos.
A Bíblia encontra em seus dois testamentos uma diferença muito grande de contexto histórico e político. No Antigo Testamento, trata-se em grande parte do Povo de Deus, que o conhecia e afirmava ser seu, ainda que fosse por muitas vezes obstinado e desobediente. O Novo Testamento conta a história de um povo que vai se espalhando e formando independente de suas origens, dentro de uma sociedade que os oprimia e, na melhor das hipóteses, os tolerava.
No Antigo Testamento encontram-se muitas falas de profetas que tem um sentido muito forte de justiça social: “Quando eu tento curar Israel, o mal de Efraim fica exposto e os crimes de Samaria são revelados. Pois praticam o engano, ladrões entram nas casas, bandidos roubam nas ruas.” (Oséias 7.1). O Novo Testamento, por sua vez, fala muito mais da conversão e batismo de pessoas, da igreja e do corpo de Cristo, ainda que não exclua a justiça social.
Desde então, a igreja se encontra em um desafio muito grande ao tentar entender a mensagem que deve pregar. Afinal, o Evangelho é satisfazer as necessidades daqueles que precisam de justiça, alimento e roupas? É o Evangelho a mensagem da salvação espiritual, de tal forma que as necessidades aqui na Terra não se comparam em importância com a conversão e salvação em Cristo?
Compreensões muito extremas para ambos os lados já trouxeram diversas consequências ruins para a igreja e já a constrangeram com longas discussões internas e grande omissão à sua tarefa. O ministério de Jesus, no entanto, é completo e não se complicou tanto dividindo diversas questões em lista de prioridades.
Diz-se que não adianta dar o alimento espiritual àquele primeiramente sofre de terrível fome física. Ao mesmo tempo, não adianta apenas matar a sede que vai reaparecer e não dar da “água a jorrar para a vida eterna” (João 4.14). Que encontremos em Jesus inspiração e no Espírito Santo capacitação para atendermos às necessidades mais profundas do ser humano!
“Envolvimento (sociopolítico e a evangelização) fazem ambos parte de nosso dever cristão. Pois os dois são expressões necessárias de nossas doutrinas de Deus e do homem, de nosso amor ao próximo e de nossa obediência a Jesus Cristo.” Pacto de Lausanne, 1974.
Por Missão Zero
Mais do ME

Retornando para Madagascar
“Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha?” Ester 4:14
A família Basso voltou para Madagascar.
Nas últimas notícias eles falam sobre a fidelidade no chamado e como sentem-se em casa e felizes pelo retorno.
Também contam sobre a renovação do visto, reuniões, sua chegada na capital, após a passagem de um ciclone, a ajuda para entrega de alguns alimento para as vítimas atingidas, podendo anunciar as boas novas.
Havia a possibilidade de novo ciclone, mas que não foi para a capital, porém destruiu vilas ao Sul.
Clique aqui e leia a carta na íntegra, que está repleta de detalhes!!!

Somente a Graça
Quando a mensagem dos reformadores começou a ecoar no norte do velho continente, homens e mulheres se viram desafiados a lançarem mão de suas estruturas societais como meios salvíficos para retornarem ao centro da simples e poderosa mensagem do Evangelho de Jesus Cristo – a salvação é concedida somente pela graça Divina, por meio da fé em Cristo.
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.
Comentários