- Os textos dessa série são baseados no livro “Missão Transformadora”, escrito por David Bosch em 1991. O autor estuda o significado de missão através da história e defende que as mudanças do mundo recente em diversas áreas trazem inquietações e transformações também para a perspectiva da missão. Bosch lista e argumenta sobre elementos da missão que, conectados uns com os outros, precisam ser consideradas para que esta permaneça fiel à sua verdadeira natureza. O nosso estudo é realizado a partir de 9 desses elementos.
Quando falamos em missão, quando imaginamos pessoas indo a outros países, pessoas pregando, pessoas testemunhando do amor de Deus, nos sentimos como parte destes, ou como responsáveis como estes? Nós somos missionários?
O que é ser um missionário? Tem a ver com alguma vocação específica? É um chamado para alguns cristãos a quem Deus deu dons especiais?
Um dos principais resgates que Lutero fez à teologia bíblia foi a sua famosa compreensão do “sacerdócio geral de todos os crentes” de que, através de Cristo e sua obra de salvação em sua morte e ressurreição, todos os que creem são sacerdotes. Isso quer dizer que não necessitam de nenhum outro mediador para chegar a Deus, que não o próprio Cristo. Isso implica que, na comunidade dos crentes, não há um que seja maior que o outro, mas todos estão na mesma condição, de justificados por Deus na obra de Cristo.
Dessa mesma forma, o chamado à missão não foi dado somente a alguns cristãos, mas a todos, assim como o Espírito Santo veio a todos (Atos 2.4) em pentecostes, e não somente a alguns. Cada cristão é convocado a ser missionário, onde quer que esteja! Não é o missionário ou o pastor que carregam essa função preciosa de levar a mensagem do Evangelho enquanto os outros cristãos ficam apenas na torcida.
Aqueles que são ordenados pela igreja ao ministério tem então exatamente entre as suas funções a de relembrar e encorajar o cristão em seu sacerdócio:
“O sacerdócio do ministério ordenado deve possibilitar, e não remover, o sacerdócio da igreja inteira (Lesslie Newbigin)” ¹
Não é que cada cristão deva abandonar a sua vida atual e se mudar para outra realidade para ser missionário (embora Deus chame muitos a isso), mas que cada cristão está em missão dentro da realidade da sua vida, do emprego, do estudo e da família, sendo nesses lugares um missionário.
“não significa que os leigos devam ser treinados para tornar-se ‘minipastores’. Seu ministério […] é oferecido na forma da vida contínua da comunidade cristã, em lojas, vilas, fazendas, cidades, salas de aula, lares, escritórios de advocacia, em aconselhamento, política, governo e recreação.” ²
Deus nos faz parte do seu povo e sacerdócio real para “anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2.9)
E você, é um missionário?
“Todo cristão é um missionário ou é um impostor (Charles Spurgeon)”
¹ (BOSCH, 2009, p. 566)
² (BOSCH, 2009, p. 564)
Por Missão Zero
Mais do ME

Aproveite as oportunidades
“…aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” Colossenses 4.5
Discipulado de mulheres é algo que a Jana sempre desejou fazer. E uma maneira que Deus abriu as portas foi através da costura.
Começamos o projeto em 2020. Por falta de recursos para este projeto, não pudemos realizá-lo de novo, pois entregamos as máquinas para abençoá-las ao final do curso, como forma de trazer novas oportunidades e dignidade para elas.
Este ano Deus abriu as portas! Conseguimos comprar todas as máquinas, tecidos … Que alegria! Um privilégio poder crescermos na fé e compartilharmos de Cristo com mulheres com uma vida tão árdua. Algumas nunca pegaram em uma tesoura. A concentração e o desejo de aprender está estampado nos olhos.
Todos os dias começando com o discipulado e depois temos a aula de costura.
Orem por elas! Para que conheçam a Cristo e possam ter suas vidas transformadas pelo evangelho.
Obrigada por aqueles que ofertam nas nossas vidas e, assim, os projetos possam continuar acontecendo em Madagascar! Trabalhemos enquanto é dia!
Que o nome de Cristo seja conhecido e glorificado!!

Missão em um parágrafo – Ribeirinhos
“Não sabia sobre a história de Débora na bíblia” e “Não conhecia nada sobre Dorcas” foram as palavras de algumas mulheres na comunidade em Vila Dedé. Elas estão muito interessadas em estudar sobre as mulheres da Bíblia.
Todos os sábados fazemos estudos. Tem sido uma benção ver o quanto elas desejam aprender com essas personagens. Deus seja louvado sempre!
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.
Comentários