• Os textos dessa série são baseados no livro “Missão Transformadora”, escrito por David Bosch em 1991. O autor estuda o significado de missão através da história e defende que as mudanças do mundo recente em diversas áreas trazem inquietações e transformações também para a perspectiva da missão. Bosch lista e argumenta sobre elementos da missão que, conectados uns com os outros, precisam ser consideradas para que esta permaneça fiel à sua verdadeira natureza. O nosso estudo é realizado a partir de 9 desses elementos.

Durante a história do cristianismo, à medida em que se tornou religião oficial do Império Romano e que as relações da Igreja com o Estado ficaram bastante estreitas no contexto do Ocidente, não foi necessário se pensar no testemunho da fé aos outros. A compreensão geral da sociedade, ou pelo menos da Igreja, é que o cristianismo era absoluto e correto, e que qualquer outro tipo de religião era inferior e sem muito uso.

Não há como negar que a missão como apresentada no contexto bíblico foi deixada em grande maneira de lado, e que por muitos séculos a “missão” aconteceu com povos sendo convertidos à força por meio de poder político, por toda a Europa e nos países colonizados, o que gera questionamentos até os dias de hoje.

Hoje em dia, o cristianismo não é mais o poder dominante. Embora vivamos em sociedades moldadas em grande parte por moral e ações cristãs, não somos mais separados por oceanos de pessoas que tem uma fé totalmente diferente, num mundo intensamente globalizado.

A verdade bíblica do Evangelho, no entanto, continua sendo a mesma. Como testemunhamos àqueles que vivem outras crenças? Como lidamos com os budistas, islâmicos, hinduístas, ou mesmo com ateus e agnósticos? A sociedade dominada pelo poder político cristã do passado era a ideal?

Ao mesmo tempo, vivemos um profundo relativismo, onde toda verdade é verdade para aquele que a toma. Nisso, muitas vezes o cristianismo é colocado apenas como uma maneira de ver o mundo, assim como as outras religiões, mas que apenas refletem parte de uma verdade maior ou verdade nenhuma.

Como lidar com a tensão de comunicar uma Verdade, sem abrir mão dela, e também sem obrigar as pessoas a aceitá-la?

“Sem meu comprometimento com o Evangelho, o diálogo se torna um mero bate-papo; sem a presença genuína do próximo, ele se torna arrogante e sem valor” ¹

A mensagem do Evangelho é em si uma mensagem de graça, que recebemos sem mérito nenhum e de uma obra na cruz da qual também somos necessitados. A obra de Jesus é a obra de quem proclamou e viveu a verdade, mas que não levantou um dedo contra os seus inimigos. O cristão dialoga, mas dialoga com humildade, intrínseca à sua fé.

A mensagem nos é dada por Deus, seu Espírito nos capacita, mas nós não somos possuidores dela, a declará-la para uma massa de ignorantes necessitados. Somos nós mesmos necessitados dessa mensagem, e somos levados ao seu encontro de novo ao pregarmos.

Somos convocados como embaixadores (2 Co 5.20) de uma mensagem maravilhosa, e temos a oportunidade de anuncia-la em humildade ao mesmo tempo que ela profundamente nos transforma.

“Conhecemos apenas em parte, mas conhecemos. E cremos que a fé que professamos é tanto verdadeira quanto justa e deve ser proclamada. Não o fazemos, todavia, como juízes e advogados, mas como testemunhas; não como soldados, mas como mensageiros da paz. Não como vendedores persuasivos, mas como embaixadores do Senhor Servo.” ²

¹ (BOSCH, 2009, p. 578)

² (BOSCH, 2009, p. 584)

Por Missão Zero

sexta-feira, 21 fevereiro 2020

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Somente a Escritura

Somente a Escritura

Assim como nossos pesos e medidas dependem de uma medida padrão, todo ensino na igreja precisa ser aferido na Sagrada Escritura. Todo sermão deve ser conferido pelo ensino da Bíblia. O que não está em sintonia com ela, não é palavra de Deus para nós.

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Somente Cristo

A igreja tem a dádiva e a tarefa de zelar para que, em todos os tempos, o nome de Jesus Cristo continue sendo proclamado de como o único nome – somente Cristo – que tem o poder de redimir o mundo todo que “que está debaixo do poder do Maligno” (1 Jo 5.19).

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Somente a Fé

Só quem experimentou o amor pode falar dele e vivê-lo. Por isso, confiar que Deus nos ama torna-nos testemunhas desse amor. Conhecer e experimentar o amor de Deus nos compromete a fazer o mesmo lá onde nossa vida acontece. Por isso o apóstolo escreve que “Somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós”.

A Missão Zero terá uma alteração importante na forma de trabalho. Multiplicamos! Contamos agora com uma equipe mais ampla de pessoas muito bem qualificadas no que fazem, e que viverão o ministério covocacionado também na secretaria da MZ. Saiba mais sobre esses Novos Rumos por meio do vídeo e do informativo que preparamos.

Educação na teologia missional

Nossa pedagogia tem frequentemente sido altamente racional; eu tenho conteúdo, o comunico a você; você memoriza, escreve em um papel em uma prova e aí está: boa educação. Bem, existem muitas pessoas que podem fazer isso e não se tornarem bons pastores. Eu acho que nós precisamos encontrar uma pedagogia que é mais orientada ao discipulado.

A Reforma Protestante e a Igreja Missional

Entender a Cristo como criador de todas as coisas, governante da história, sustentador de todas as coisas, reconciliador do mundo, o juiz final, o que será conhecido como Senhor de tudo e que já está reinando à direita de Deus – e que devemos submeter toda nossa vida ao Cristo que vive – esse é o Cristo que precisamos entender, conhecer, amar e servir.

Os ídolos dos nossos dias

É importante perceber que um ídolo é quando nós começamos a pegar algo bom da criação e orientamos nossas vidas em comunidade ao redor disso. Começamos a organizar todas as instituições e costumes das nossas vidas em torno desse ídolo, e então o ídolo, através de poder demoníaco e do que está em nossas cabeças, nos domina, nos agarra, nos escraviza e nos destrói.

A História que dá sentido a tudo

A Bíblia começa na criação e termina na nova criação. Ela mostra o significado da história do mundo, o propósito dessa história, e o objetivo disso. Nós encontramos isso revelado e centrado principalmente na pessoa de Jesus Cristo.

Igreja missional ou missionária?

Em Gênesis 12.2-3, a palavra “abençoar” tem um senso de “ser restaurado à humanidade plena”, onde o deleite e prosperidade do que significa ser humano é restaurado. Nós somos salvos do pecado e da miséria do mal. Quando somos abençoados, não é apenas para nosso bem, mas para abençoar outros.

Não é sacrifício. É privilégio!

Se a maioria das igrejas que investem em missão e plantação esperassem ter recursos sobrando ou condições para isso, muitos projetos e igrejas que realizam um belíssimo trabalho não existiriam. Pense nisso com carinho.

Discípulo presente

Em cada novo momento da história, Deus chama os discípulos de Jesus para se perguntarem se estão sendo fiéis à missão que ele, Deus, nos confiou. Por isso, a igreja é algo dinâmico, em mudança, na constante busca pela fidelidade a Deus, lembrando que essa fidelidade é para ser vivida no contexto histórico no qual nos encontramos.

O covocacionado na plantação de igrejas

Covocacionados são vistos como pessoas que investem na sociedade, criando serviços, provendo educação ou empregando pessoas. Tal viabilidade gera respeito e abre portas para explicar porque somos diferentes e do porquê escolhemos assumir nossa posição no mercado de trabalho com base em valores bíblicos.

Somente a Fé

Somente a Fé

Só quem experimentou o amor pode falar dele e vivê-lo. Por isso, confiar que Deus nos ama torna-nos testemunhas desse amor. Conhecer e experimentar o amor de Deus nos compromete a fazer o mesmo lá onde nossa vida acontece. Por isso o apóstolo escreve que “Somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós”.

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