Partimos do pressuposto de que a plantação de novas comunidades é o modo mais efetivo de cumprir a grande comissão dada por Cristo: “Toda autoridade me foi dada nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, ensinando-os a obedecer tudo o que eu ordenei para vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.18-20).

A primeira comunidade cristã na história que se envolveu de uma forma efetiva e de modo planejado na plantação de novas igrejas foi a de Antioquia, na Síria. A mesma comunidade, na qual os seguidores de Jesus pela primeira vez foram chamados de cristãos  (Pequenos Cristos – Atos 11.26).

Tudo começou em Atos 13.1-3: Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espirito Santo: Separem-me a Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes a mãos e os enviaram.

A comunidade de Antioquia, conduzida por seus líderes mostra-se aberta para o chamado do Espírito Santo a se envolver na plantação de igrejas. Ela paga o preço, assumindo a responsabilidade que lhe é confiada. Ela entrega para a obra 40% de seu corpo principal de líderes: Barnabé (o mais velho e principal) e Saulo (o mais novo e aprendiz). A história nos mostra que a Comunidade de Jerusalém, berço do cristianismo, progressivamente vai se fechando em torno de si mesma, diferentemente do que aconteceu em Antioquia, ela mesma fruto da missão espontânea de “missionários leigos”.

Após receber o chamado, Barnabé e Saulo são enviados e recebem da comunidade o apoio necessário e a imprescindível retaguarda. A comunidade “vai com eles”, ou seja, com eles e através deles toda a Comunidade de Antioquia assume a condição de plantadora de novas igrejas. Essa é a razão pela qual Barnabé e Saulo sempre de novo voltam para Antioquia para prestar contas (Atos 13.26-28; Atos 15.22 e Atos 18.22-23) a respeito do que Deus estava fazendo através deles.

Assim, novas comunidades são plantadas em todo o Império Romano e pessoas foram  salvas, pois a comunidade de Antioquia assumiu a visão de ser uma igreja para os de fora.

O desafio de plantar igrejas continua, enquanto a grande comissão não tiver sido cumprida integralmente. Assim como necessitamos de novos plantadores, buscamos comunidades que assumam o chamado que a Comunidade de Antioquia assumiu, de ser “Comunidade Mãe”.

O que significa isso hoje e quais responsabilidades estão implícitas nesse chamado para a Comunidade?

  1. Assumir para si o chamado de ser uma plantadora de igrejas;
  2. Dar suporte institucional para a nova Comunidade que irá nascer;
  3. Dar autonomia para o plantador e para a nova comunidade;
  4. Se possível, enviar pessoas entre seus principais líderes para integrar o projeto;
  5. Dar apoio financeiro;
  6. Fornecer mentoria estratégica para o plantador e para a nova comunidade;
  7. Acompanhar a caminhada da nova comunidade com alegria até o momento em que ela se organiza enquanto comunidade autônoma, na expectativa de se envolver em novos projetos de plantação.

Plantar novas igrejas é a própria natureza da igreja de Jesus, é o testemunho histórico do cristianismo. Novas igrejas trazem vitalidade e ânimo, bem como cooperam para o cumprimento da grande comissão.

Sigolf Greuel

Por Missão Zero

quarta-feira, 17 junho 2020
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Somente a Escritura

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A Missão Zero terá uma alteração importante na forma de trabalho. Multiplicamos! Contamos agora com uma equipe mais ampla de pessoas muito bem qualificadas no que fazem, e que viverão o ministério covocacionado também na secretaria da MZ. Saiba mais sobre esses Novos Rumos por meio do vídeo e do informativo que preparamos.

Educação na teologia missional

Nossa pedagogia tem frequentemente sido altamente racional; eu tenho conteúdo, o comunico a você; você memoriza, escreve em um papel em uma prova e aí está: boa educação. Bem, existem muitas pessoas que podem fazer isso e não se tornarem bons pastores. Eu acho que nós precisamos encontrar uma pedagogia que é mais orientada ao discipulado.

A Reforma Protestante e a Igreja Missional

Entender a Cristo como criador de todas as coisas, governante da história, sustentador de todas as coisas, reconciliador do mundo, o juiz final, o que será conhecido como Senhor de tudo e que já está reinando à direita de Deus – e que devemos submeter toda nossa vida ao Cristo que vive – esse é o Cristo que precisamos entender, conhecer, amar e servir.

Os ídolos dos nossos dias

É importante perceber que um ídolo é quando nós começamos a pegar algo bom da criação e orientamos nossas vidas em comunidade ao redor disso. Começamos a organizar todas as instituições e costumes das nossas vidas em torno desse ídolo, e então o ídolo, através de poder demoníaco e do que está em nossas cabeças, nos domina, nos agarra, nos escraviza e nos destrói.

A História que dá sentido a tudo

A Bíblia começa na criação e termina na nova criação. Ela mostra o significado da história do mundo, o propósito dessa história, e o objetivo disso. Nós encontramos isso revelado e centrado principalmente na pessoa de Jesus Cristo.

Igreja missional ou missionária?

Em Gênesis 12.2-3, a palavra “abençoar” tem um senso de “ser restaurado à humanidade plena”, onde o deleite e prosperidade do que significa ser humano é restaurado. Nós somos salvos do pecado e da miséria do mal. Quando somos abençoados, não é apenas para nosso bem, mas para abençoar outros.

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Discípulo presente

Em cada novo momento da história, Deus chama os discípulos de Jesus para se perguntarem se estão sendo fiéis à missão que ele, Deus, nos confiou. Por isso, a igreja é algo dinâmico, em mudança, na constante busca pela fidelidade a Deus, lembrando que essa fidelidade é para ser vivida no contexto histórico no qual nos encontramos.

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