Partimos do pressuposto de que a plantação de novas comunidades é o modo mais efetivo de cumprir a grande comissão dada por Cristo: “Toda autoridade me foi dada nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, ensinando-os a obedecer tudo o que eu ordenei para vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28.18-20).

A primeira comunidade cristã na história que se envolveu de uma forma efetiva e de modo planejado na plantação de novas igrejas foi a de Antioquia, na Síria. A mesma comunidade, na qual os seguidores de Jesus pela primeira vez foram chamados de cristãos  (Pequenos Cristos – Atos 11.26).

Tudo começou em Atos 13.1-3: Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espirito Santo: Separem-me a Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes a mãos e os enviaram.

A comunidade de Antioquia, conduzida por seus líderes mostra-se aberta para o chamado do Espírito Santo a se envolver na plantação de igrejas. Ela paga o preço, assumindo a responsabilidade que lhe é confiada. Ela entrega para a obra 40% de seu corpo principal de líderes: Barnabé (o mais velho e principal) e Saulo (o mais novo e aprendiz). A história nos mostra que a Comunidade de Jerusalém, berço do cristianismo, progressivamente vai se fechando em torno de si mesma, diferentemente do que aconteceu em Antioquia, ela mesma fruto da missão espontânea de “missionários leigos”.

Após receber o chamado, Barnabé e Saulo são enviados e recebem da comunidade o apoio necessário e a imprescindível retaguarda. A comunidade “vai com eles”, ou seja, com eles e através deles toda a Comunidade de Antioquia assume a condição de plantadora de novas igrejas. Essa é a razão pela qual Barnabé e Saulo sempre de novo voltam para Antioquia para prestar contas (Atos 13.26-28; Atos 15.22 e Atos 18.22-23) a respeito do que Deus estava fazendo através deles.

Assim, novas comunidades são plantadas em todo o Império Romano e pessoas foram  salvas, pois a comunidade de Antioquia assumiu a visão de ser uma igreja para os de fora.

O desafio de plantar igrejas continua, enquanto a grande comissão não tiver sido cumprida integralmente. Assim como necessitamos de novos plantadores, buscamos comunidades que assumam o chamado que a Comunidade de Antioquia assumiu, de ser “Comunidade Mãe”.

O que significa isso hoje e quais responsabilidades estão implícitas nesse chamado para a Comunidade?

  1. Assumir para si o chamado de ser uma plantadora de igrejas;
  2. Dar suporte institucional para a nova Comunidade que irá nascer;
  3. Dar autonomia para o plantador e para a nova comunidade;
  4. Se possível, enviar pessoas entre seus principais líderes para integrar o projeto;
  5. Dar apoio financeiro;
  6. Fornecer mentoria estratégica para o plantador e para a nova comunidade;
  7. Acompanhar a caminhada da nova comunidade com alegria até o momento em que ela se organiza enquanto comunidade autônoma, na expectativa de se envolver em novos projetos de plantação.

Plantar novas igrejas é a própria natureza da igreja de Jesus, é o testemunho histórico do cristianismo. Novas igrejas trazem vitalidade e ânimo, bem como cooperam para o cumprimento da grande comissão.

Sigolf Greuel

Por Missão Zero

quarta-feira, 17 junho 2020
Mais da MZ

A graça de Deus e o povo Bara

A história de Bona e a graça de Deus sobre o povo Bara.

Novos Desafios, Novos Horizontes

Juntos podemos enfrentar novos desafios e alcançar novos horizontes na missão de Deus!

Um Ensaio sobre o Amor Multicultural

Um ensaio sobre o amor missionário, que se importa com o outro, se doa, e leva o amor de Deus aos diferentes povos, línguas e nações.

De Bara para Bara, cumprindo o ide!

1ª Conferência Missionária Bara: Três dias tivemos o privilégio de reunir dezenas de jovens Bara, crentes de toda a região onde moramos, para desafiá-los a engajarem-se na evangelização de seu próprio povo.

Faça parte do Multiplique!

Cresça em seu desenvolvimento pessoal e vocacional.
É hora de servir no Reino de Deus para juntos plantar igrejas e fortalecer comunidades.
Está pronto para dar o próximo passo na sua jornada de fé? O Multiplique está aqui para guiar você nessa missão!

Projeto missionário com a JUVEP – Faça parte!

Missão Zero está apoiando o 77° Projeto Missionário de Férias da Missão JUVEP que acontecerá na cidade de São José de Princesa- PB, de 05 a 22/01/2024

Eu quero acreditar em quem você acredita

Não entendi essas palavras na hora de ouvi-las. Por um instante pensei que talvez fosse uma armadilha. Eu tinha retornado ao país depois de mais de 5 anos e estava completamente desatualizada de como a polícia secreta estava operando. Meu amigo podia ser um informante da polícia religiosa. Eu precisava me sentar com ele num lugar onde pudesse indagar mais a respeito. Não é bem-visto pela comunidade local que mulheres solteiras recebam homens em suas casas. Depois de vários dias tentando me encontrar com Cristian, superei meus próprios medos e preconceitos e o convidei para conversar em casa.

Os sinais os acompanhavam

Conforme pregamos e anunciamos a Cristo, sua palavra é confirmada. Tive o privilégio de muitas vezes, ao passar o filme Jesus, poder ver tais ocorrências, especialmente onde o evangelho está sendo proclamado pela primeira vez. Não foi diferente desta vez!
Durante o dia visitamos as famílias. Compartilhamos do evangelho e, no fim do dia, passamos o filme Jesus. Começamos o filme, a vila estava lá para assistir, de repente ouvimos um barulho. Já sabia: “tiros” – os ladrões de gado estão aqui! Algumas pessoas saíram correndo. Mais tiroteio….
A pessoas estava com os corações quebrados, mas o entendimento veio, o Espírito atuou e a palavra se confirmou com sinais, da necessidade do evangelho para mudar a realidade, de que a vida que levam não é o que Deus planejou.

Deus está trabalhando!

Queridos Irmãos, que a paz de Cristo esteja convosco!
Nesta última segunda-feira, celebramos a “Fety Pentecoste” aqui em Madagascar (A celebração de Pentecostes).
Depois de um tempo de refrigério e treinamento, nossos dias voltaram a ser muito ocupados novamente.
Deus está trabalhando!!!!
Obrigado por nos ajudar. Sem a sua oração e ajuda financeira não conseguiríamos.
Obrigado por ouvir o Espírito Santo.

Aproveite as oportunidades

“…aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” Colossenses 4.5

Discipulado de mulheres é algo que a Jana sempre desejou fazer. E uma maneira que Deus abriu as portas foi através da costura.
Começamos o projeto em 2020. Por falta de recursos para este projeto, não pudemos realizá-lo de novo, pois entregamos as máquinas para abençoá-las ao final do curso, como forma de trazer novas oportunidades e dignidade para elas.
Este ano Deus abriu as portas! Conseguimos comprar todas as máquinas, tecidos … Que alegria! Um privilégio poder crescermos na fé e compartilharmos de Cristo com mulheres com uma vida tão árdua. Algumas nunca pegaram em uma tesoura. A concentração e o desejo de aprender está estampado nos olhos.
Todos os dias começando com o discipulado e depois temos a aula de costura.
Orem por elas! Para que conheçam a Cristo e possam ter suas vidas transformadas pelo evangelho.
Obrigada por aqueles que ofertam nas nossas vidas e, assim, os projetos possam continuar acontecendo em Madagascar! Trabalhemos enquanto é dia!
Que o nome de Cristo seja conhecido e glorificado!!

Missão em um parágrafo – Ribeirinhos

“Não sabia sobre a história de Débora na bíblia” e “Não conhecia nada sobre Dorcas” foram as palavras de algumas mulheres na comunidade em Vila Dedé. Elas estão muito interessadas em estudar sobre as mulheres da Bíblia.
Todos os sábados fazemos estudos. Tem sido uma benção ver o quanto elas desejam aprender com essas personagens. Deus seja louvado sempre!

Obedeça a Deus e deixe as consequências com Ele

Em um dos dias e momentos mais difíceis do ministério, me deparei com essa frase, em um dos melhores livros que tive o privilégio de ler nos últimos tempos: “Obedeça a Deus e deixe as consequências com Ele” (Andy Stanley).
Quando nos dispomos a obedecer ao chamado de Deus em qualquer área de nossas vidas, as trevas se levantam para tentar de alguma forma nos paralisar, nos fazer recuar e desistir.

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

[egoi-simple-form id="213034"]

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.