Ao longo da jornada decorrida nesta série de textos viemos elucidando novos conceitos, até mesmo quebrando paradigmas. As linhas abaixo seguem na mesma direção; agora elas produzirão reflexões de como os negócios impactam relacionamentos, gerando transformação social e, logo, uma sociedade mais digna que, edificada, leva a proclamação do evangelho de Cristo.
Enquanto empresa somos uma extensa e rica rede de relações pessoais. Então como as pessoas se comunicam e interagem cotidianamente? Que sentimentos e emoções ocorrem no ambiente de trabalho, com fornecedores, clientes e outros parceiros? Como isto afeta a saúde física, mental e as perspectivas dos envolvidos? Empresas BaM tem um olhar particular sobre essas questões com base no relacionamento de Cristo com seus discípulos. Ele foi o manager que ensinou sobre o achatamento da pirâmide empresarial e o relacionamento dentro das organizações:
“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome.” (João 15.15-16)
Assim, observamos os relacionamentos se desenvolvendo na horizontal, mas ao mesmo tempo na vertical quando nos achegamos ao Pai. E nada aqui é abstrato: tudo se torna cada vez mais concreto. O espaço empresarial é o lugar da prática, não somente para manter as relações trabalhistas. Isso é pouco! Mas para prover, desenvolver, nutrir, respeitar, proteger, e ir além, ouvir, levantar e curar.
A empresa BaM tem no seu DNA o executivo BaM, aquele fiel discípulo que já rompeu o dualismo entre “sagrado x secular”, compreendendo seu papel na grande comissão: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mt 28.19-20). Esse DNA vem pela mensagem da Cruz, que nos ensina a amar, cuidar, orientar e desenvolver, sendo uma empresa que trabalha, emprega e se relaciona sem preconceitos de raça, credo, classe social e origem: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.” (1 João 3.18)
A caminhada BaM é contínua como o nosso andar com Cristo. Neste caminho somos desafiados a cada dia, mas nosso código genético, aquele que nos foi dado por Cristo, nos lembra que ele nos capacita a capacitar indivíduos, fazê-Lo conhecido através do aspecto de vida de cada pessoa envolvida direta ou indiretamente em nossas empresas, cooperando para uma sociedade mais justa.
*Cinthya Sell é professora de espanhol, atua na liderança dos empreendedores cristãos do Movimento Encontrão e na liderança da Comunidade Vivenda de Curitiba/PR.
Cinthya Sell
Por Missão Zero
Novos Desafios, Novos Horizontes
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Um Ensaio sobre o Amor Multicultural
Um ensaio sobre o amor missionário, que se importa com o outro, se doa, e leva o amor de Deus aos diferentes povos, línguas e nações.
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