Sabemos que dentro do ambiente da comunicação existe o espaço dos bastidores. Na verdade, até chegar o momento de alguém se comunicar efetivamente ou algo realmente ser comunicado, muita coisa aconteceu nos bastidores. Quando nós precisamos apresentar uma ideia, ou até mesmo uma mensagem para um grupo específico, muito deve ser pensado. Esses são os bastidores da comunicação: muitas vezes um turbilhão de ideias e conceitos que precisam ser processados e organizados para comunicar algo a um grupo de pessoas. Mas e se juntarmos isso com a nossa missão em comunicar o evangelho? Existe mesmo um espaço chamado “bastidores” que necessita de “missionários”?
Se pensarmos bem, o próprio reino de Deus é formado pelos bastidores e pelo “behind the scenes” (o que acontece por de trás das câmeras). Efésios 6:12 diz que nossa luta não é contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível. Também foi dito que em secreto oramos, e o Pai que vê em secreto, nos recompensa (Mateus 6:6). Assim, muito acontece no secreto, muito acontece e é realizado nos bastidores da missão.
O mais intrigante dos bastidores, porém, é que mesmo trabalhando ali, muitas vezes não vemos a “recompensa” final. Por exemplo, podemos citar o caso dos bastidores de um filme ou de uma grande produção. Para que tudo aconteça, existe uma grande equipe trabalhando nos bastidores, por de trás das câmeras. Essas pessoas na maioria das vezes não são percebidas, nem mesmo reconhecidas pelo seu trabalho, mas elas sabem que o esforço delas será recompensado pelo resultado do trabalho, com o sucesso do filme.
Essa também é, de certa forma, a realidade dos bastidores da missão na comunicação! Podemos estar nos bastidores de um culto ou da transmissão do mesmo, e o que nos separa da pessoa que está ou irá receber uma palavra, é a internet. Trabalhamos de tal forma que tudo possa acontecer da melhor maneira, e que a pessoa do outro lado da “tela” possa ser alcançada. Mas no final, podemos ter a sensação que nada aconteceu, ou ninguém foi transformado pela palavra.
Por isso, muitos ainda podem achar que o ide da missão se refere especificamente em abordar diretamente alguém e compartilhar a palavra. A pessoa, nesse caso, é o instrumento, e ela age ativamente falando do evangelho. E é tão bom quando a semente plantada já apresenta um resultado, não é mesmo? Como ficamos felizes quando podemos ver alguém ser alcançado pela palavra e gerando uma transformação na vida daquela pessoa, no momento que a palavra é compartilhada! A grande questão é que, mesmo se nada acontecer de imediato, a sementinha foi plantada! Isso é possível pois sabemos que o resultado vem do Senhor, e nEle, todo trabalho realizado não é em vão. É disso que vive os bastidores do reino, é dessa certeza que se alimenta os bastidores da comunicação e da missão!
Você ainda acha que não pode contribuir para a missão? Deixa eu te falar, esse espaço dos bastidores é para qualquer um contribuir! Você consegue imaginar a pequena ação que você pode fazer nos bastidores de uma comunidade, que pode impactar a vida de uma pessoa na sua mesma comunidade, ou até em algum lugar remoto do mundo? E por fim, não temos mais somente os bastidores da missão, mas também a missão nos bastidores! Que tal participar dos bastidores dessa grande produção?
*Kristhine é de São José/SC. Desenvolvedora, voluntária no ministério de comunicação da IECLB Campinas
Kristhine Schaeffer Fertig
Por Missão Zero
Novos Desafios, Novos Horizontes
Juntos podemos enfrentar novos desafios e alcançar novos horizontes na missão de Deus!
Um Ensaio sobre o Amor Multicultural
Um ensaio sobre o amor missionário, que se importa com o outro, se doa, e leva o amor de Deus aos diferentes povos, línguas e nações.
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.