Qual é o encanto de uma história bem contada? É fantástico ver as pessoas atentas, esperando os detalhes, curiosas com o desenrolar da narrativa. Uma boa história, assim como uma boa pregação, nos leva a caminhar junto com o autor, e às vezes também nos conduz a pensar em nossa existência. No sétimo capítulo do livro de Atos, descobrimos que Estevão também é um contador de histórias. Ele relata de uma forma única a história da salvação. Ainda que estivesse falando em sua defesa, em um julgamento, o alvo de Estevão não era salvar a si mesmo. Ele almejava anunciar a salvação àqueles que o ouviam.

A “contação” inicia em Abraão, sendo chamado, sua peregrinação, e conhecendo o Senhor. Imagino a audiência atenta a cada palavra, pois ele relatava uma história conhecida, com a qual eles podiam se relacionar. Sucinto, fala de Isaque, Jacó e José; mas se detém na história de Moisés, e cresce em riqueza de detalhes (se ali fosse em uma igreja pentecostal, se ouviriam muitos “améns”). Mas nem tudo é belo: chama a atenção a descrição da rebeldia do povo contra Deus: rejeitaram-no e em seu coração voltaram para o Egito” (v.39).

O tabernáculo e o templo, ainda que símbolos da presença de Deus entre o povo, são mencionados no questionamento da religiosidade orgulhosa, e da natureza obstinada do povo. “Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens” (v.48).  Infelizmente, as pessoas não quiseram escutar até o final, porque perceberam pra onde a história apontava: Estevão queria falar do novo templo, que é Jesus.

É disso que Pedro está falando, quando escreve “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês” (1ª Pedro 3.15). Nos últimos anos, temos aprendido o que significa ser igreja missional. Será que, assim como Estevão, podemos perceber as jornadas da salvação na história bíblica?

Algumas jornadas: Abraão foi chamado por Deus para sair de sua terra; Moisés viveu três ciclos de 40 anos cada. Ambos foram edificados por Deus no caminho. Quantos filmes e livros você consegue lembrar com essa premissa? Por exemplo: “O Peregrino”, de John Bunyan, “Forrest Gump: o contador de histórias”, ou “O Hobbit”. Se você que um desenho animado: “Up: altas aventuras”.

A jornada é algo comum à toda humanidade: caminhar à procura do sentido. Muitos também esperam, ou procuram, alguém que vá ao lado, e que ajude a entender onde Deus está. Assim como Estêvão, você não precisa falar sobre toda a Bíblia de uma vez; ao invés disso, perceba personagens, trechos das escrituras que se relacionam com a jornada das pessoas com que você se relaciona – a escuta é de grande valor, assim como o testemunho pessoal (se quiser, leia a postagem anterior, para saber sobre a vida de Estevão).

A jornada cristã é marcada pela graça de Deus, derramada através de Cristo: mesmo quando Estevão citava passagens sobre o coração duro e orgulhoso, a narrativa nos revela que Deus usava a vida de pessoas e providenciava novas chances ao seu povo. O evangelho é uma nova chance, a melhor chance de mudar (ou recomeçar) uma jornada. Assim como Estêvão, que nossas histórias não falem apenas de nós mesmos; que sirvam a esse propósito maior: repartir a maior história de todas.

Samuel Coswig

Por Missão Zero

quarta-feira, 27 janeiro 2021
Mais da MZ

Missão em um Parágrafo – Iguatu

Nossa sociedade precisa de mais referenciais da glória e do caráter de Deus. Nossa missão, em Iguatu/CE, é amar, conectar e cuidar de pessoas, refletindo o caráter de Cristo.

ler mais

Missão em um Parágrafo – Caminho

O ministério “Trilhando a Caminho” quer ser uma ponte que liga pessoas e as conecta, enquanto trilha os morros da capital gaúcha.

Missão em um Parágrafo – Iguatu

Nossa sociedade precisa de mais referenciais da glória e do caráter de Deus. Nossa missão, em Iguatu/CE, é amar, conectar e cuidar de pessoas, refletindo o caráter de Cristo.

Missão em um Parágrafo – Treze Tílias

Saiba mais sobre os pequenos grupos, do projeto de plantação de igrejas, em Treze Tílias/SC. É muito bom ver o mover de Deus!

Missão em um Parágrafo – Parnaíba

Saiba um pouco sobre os primeiros cinco meses deste novo projeto de plantação de igrejas em Parnaíba, Piauí.

Deus tem alcançado o povo Bara

Deus tem alcançado o povo Bara de diversas formas. Leia sobre as conversões que aconteceram através de um professor. Ore por esse ministério, pelos missionários e pelo povo Bara.

Newsletter – 1º Trimestre 2022

Seguem notícias do 1º trimestre de 2022: Início de novas turmas no Programa Multiplique, novo projeto de plantação de igrejas em Parnaíba/PI e a Campanha de Ofertas 1 + 1 = Muitos.
Saiba mais!

Retornando para Madagascar

“Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha?” ‭‭Ester‬ ‭4:14‬

A família Basso voltou para Madagascar.
Nas últimas notícias eles falam sobre a fidelidade no chamado e como sentem-se em casa e felizes pelo retorno.
Também contam sobre a renovação do visto, reuniões, sua chegada na capital, após a passagem de um ciclone, a ajuda para entrega de alguns alimento para as vítimas atingidas, podendo anunciar as boas novas.
Havia a possibilidade de novo ciclone, mas que não foi para a capital, porém destruiu vilas ao Sul.

Clique aqui e leia a carta na íntegra, que está repleta de detalhes!!!

Somente a Graça

Quando a mensagem dos reformadores começou a ecoar no norte do velho continente, homens e mulheres se viram desafiados a lançarem mão de suas estruturas societais como meios salvíficos para retornarem ao centro da simples e poderosa mensagem do Evangelho de Jesus Cristo – a salvação é concedida somente pela graça Divina, por meio da fé em Cristo.

Somente Cristo

A igreja tem a dádiva e a tarefa de zelar para que, em todos os tempos, o nome de Jesus Cristo continue sendo proclamado de como o único nome – somente Cristo – que tem o poder de redimir o mundo todo que “que está debaixo do poder do Maligno” (1 Jo 5.19).

Somente a Escritura

Assim como nossos pesos e medidas dependem de uma medida padrão, todo ensino na igreja precisa ser aferido na Sagrada Escritura. Todo sermão deve ser conferido pelo ensino da Bíblia. O que não está em sintonia com ela, não é palavra de Deus para nós.

Somente a Fé

Só quem experimentou o amor pode falar dele e vivê-lo. Por isso, confiar que Deus nos ama torna-nos testemunhas desse amor. Conhecer e experimentar o amor de Deus nos compromete a fazer o mesmo lá onde nossa vida acontece. Por isso o apóstolo escreve que “Somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós”.

A Missão Zero terá uma alteração importante na forma de trabalho. Multiplicamos! Contamos agora com uma equipe mais ampla de pessoas muito bem qualificadas no que fazem, e que viverão o ministério covocacionado também na secretaria da MZ. Saiba mais sobre esses Novos Rumos por meio do vídeo e do informativo que preparamos.

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

[egoi-simple-form id="213034"]

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.