Qual é o encanto de uma história bem contada? É fantástico ver as pessoas atentas, esperando os detalhes, curiosas com o desenrolar da narrativa. Uma boa história, assim como uma boa pregação, nos leva a caminhar junto com o autor, e às vezes também nos conduz a pensar em nossa existência. No sétimo capítulo do livro de Atos, descobrimos que Estevão também é um contador de histórias. Ele relata de uma forma única a história da salvação. Ainda que estivesse falando em sua defesa, em um julgamento, o alvo de Estevão não era salvar a si mesmo. Ele almejava anunciar a salvação àqueles que o ouviam.
A “contação” inicia em Abraão, sendo chamado, sua peregrinação, e conhecendo o Senhor. Imagino a audiência atenta a cada palavra, pois ele relatava uma história conhecida, com a qual eles podiam se relacionar. Sucinto, fala de Isaque, Jacó e José; mas se detém na história de Moisés, e cresce em riqueza de detalhes (se ali fosse em uma igreja pentecostal, se ouviriam muitos “améns”). Mas nem tudo é belo: chama a atenção a descrição da rebeldia do povo contra Deus: “rejeitaram-no e em seu coração voltaram para o Egito” (v.39).
O tabernáculo e o templo, ainda que símbolos da presença de Deus entre o povo, são mencionados no questionamento da religiosidade orgulhosa, e da natureza obstinada do povo. “Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens” (v.48). Infelizmente, as pessoas não quiseram escutar até o final, porque perceberam pra onde a história apontava: Estevão queria falar do novo templo, que é Jesus.
É disso que Pedro está falando, quando escreve “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que pedir a razão da esperança que há em vocês” (1ª Pedro 3.15). Nos últimos anos, temos aprendido o que significa ser igreja missional. Será que, assim como Estevão, podemos perceber as jornadas da salvação na história bíblica?
Algumas jornadas: Abraão foi chamado por Deus para sair de sua terra; Moisés viveu três ciclos de 40 anos cada. Ambos foram edificados por Deus no caminho. Quantos filmes e livros você consegue lembrar com essa premissa? Por exemplo: “O Peregrino”, de John Bunyan, “Forrest Gump: o contador de histórias”, ou “O Hobbit”. Se você que um desenho animado: “Up: altas aventuras”.
A jornada é algo comum à toda humanidade: caminhar à procura do sentido. Muitos também esperam, ou procuram, alguém que vá ao lado, e que ajude a entender onde Deus está. Assim como Estêvão, você não precisa falar sobre toda a Bíblia de uma vez; ao invés disso, perceba personagens, trechos das escrituras que se relacionam com a jornada das pessoas com que você se relaciona – a escuta é de grande valor, assim como o testemunho pessoal (se quiser, leia a postagem anterior, para saber sobre a vida de Estevão).
A jornada cristã é marcada pela graça de Deus, derramada através de Cristo: mesmo quando Estevão citava passagens sobre o coração duro e orgulhoso, a narrativa nos revela que Deus usava a vida de pessoas e providenciava novas chances ao seu povo. O evangelho é uma nova chance, a melhor chance de mudar (ou recomeçar) uma jornada. Assim como Estêvão, que nossas histórias não falem apenas de nós mesmos; que sirvam a esse propósito maior: repartir a maior história de todas.
Samuel Coswig
Por Missão Zero

Aproveite as oportunidades
“…aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” Colossenses 4.5
Discipulado de mulheres é algo que a Jana sempre desejou fazer. E uma maneira que Deus abriu as portas foi através da costura.
Começamos o projeto em 2020. Por falta de recursos para este projeto, não pudemos realizá-lo de novo, pois entregamos as máquinas para abençoá-las ao final do curso, como forma de trazer novas oportunidades e dignidade para elas.
Este ano Deus abriu as portas! Conseguimos comprar todas as máquinas, tecidos … Que alegria! Um privilégio poder crescermos na fé e compartilharmos de Cristo com mulheres com uma vida tão árdua. Algumas nunca pegaram em uma tesoura. A concentração e o desejo de aprender está estampado nos olhos.
Todos os dias começando com o discipulado e depois temos a aula de costura.
Orem por elas! Para que conheçam a Cristo e possam ter suas vidas transformadas pelo evangelho.
Obrigada por aqueles que ofertam nas nossas vidas e, assim, os projetos possam continuar acontecendo em Madagascar! Trabalhemos enquanto é dia!
Que o nome de Cristo seja conhecido e glorificado!!

Missão em um parágrafo – Ribeirinhos
“Não sabia sobre a história de Débora na bíblia” e “Não conhecia nada sobre Dorcas” foram as palavras de algumas mulheres na comunidade em Vila Dedé. Elas estão muito interessadas em estudar sobre as mulheres da Bíblia.
Todos os sábados fazemos estudos. Tem sido uma benção ver o quanto elas desejam aprender com essas personagens. Deus seja louvado sempre!
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.