Pedro. Cornélio. Barnabé. Ágabo. Saulo. Em Atos 11, esses homens e as pessoas com quem conviviam são colocados em movimento. Nesse trecho bíblico, evidencia-se que a dinâmica missionária depende da e se dá por meio da ação do Espírito Santo. Na vivência da intimidade com o Senhor, por exemplo, Pedro e Cornélio são conduzidos a um encontro que cumpria com os propósitos do Evangelho e, mais, abriria a perspectiva de missão da igreja, entendendo que a salvação, em Cristo Jesus, é para todos, independentemente de qualquer aspecto étnico, cultural ou territorial.
Gosto de pensar que a experiência individual de direcionamento do Espírito é confirmada em uma proposta coletiva de ação pelo Reino de Deus, pelo Evangelho, para a glória de Cristo. Veja bem no texto de Atos 11: aquilo que Espírito permite que Pedro e Cornélio experimentem lhes conduz à comunhão, à unidade, ao testemunho, à evangelização. E, em todo esse capítulo do livro bíblico, vemos claramente crentes em movimento, pois estavam em comunhão íntima com o Senhor, permaneciam atentos à voz do Senhor e se dispunham à obediência ao Senhor. Eles se movem da oração à missão.
A submissão à voz e ao direcionamento do Senhor Deus demanda que saiamos de nossa zona de conforto. A de Pedro, talvez, era pregar só para judeus. A de Cornélio, talvez, viver sua vida piedosa dentro da religiosidade praticada. A de Barnabé, talvez, ficar em Jerusalém. A de Ágabo, talvez, a de não profetizar. A de Saulo, talvez, a de não trocar a letra inicial de seu nome pela “P”. E a nossa?
Outro aspecto também relevante ao pensarmos nessa submissão é o que se mostra na postura dos irmãos de Jerusalém diante da surpresa de o apóstolo pregar aos gentios: por vezes (e muitas vezes!), haverá resistências. No entanto, Atos 11 nos deixa claro que o mesmo Espírito que dinamiza a missão é quem apazigua os ânimos, trazendo paz e unidade para os propósitos da igreja de Cristo. Por isso, ao sermos impelidos a deixar nossas zonas de conforto, por mais que haja confronto, no poder amoroso e capacitador do Espírito, os desígnios soberanos do Senhor se cumprirão.
A reflexão a partir de Atos 11 nos lembra de que a ação missionária começa, sobretudo, com a oração. Por meio do relacionamento com Deus, podemos nos alinhar aos seus graciosos propósitos. E, assim, obedecermos à sua vontade. É encorajador perceber que a proclamação do Evangelho, a partir da vida de intimidade com o Senhor, derrama o Espírito sobre aqueles que nos ouvem, promovendo a conversão e oportunizando dons para a edificação e o serviço do Corpo de Cristo. Uma vez que o Espírito age com liberdade e, muito frequentemente, é capaz de nos surpreender, é preciso cuidado para não nos opormos àquilo que o Senhor da Missão quer realizar em nosso meio e a partir de nós.
Edson Munck Jr – professor em Juiz de Fora/MG
Por Missão Zero

Aproveite as oportunidades
“…aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” Colossenses 4.5
Discipulado de mulheres é algo que a Jana sempre desejou fazer. E uma maneira que Deus abriu as portas foi através da costura.
Começamos o projeto em 2020. Por falta de recursos para este projeto, não pudemos realizá-lo de novo, pois entregamos as máquinas para abençoá-las ao final do curso, como forma de trazer novas oportunidades e dignidade para elas.
Este ano Deus abriu as portas! Conseguimos comprar todas as máquinas, tecidos … Que alegria! Um privilégio poder crescermos na fé e compartilharmos de Cristo com mulheres com uma vida tão árdua. Algumas nunca pegaram em uma tesoura. A concentração e o desejo de aprender está estampado nos olhos.
Todos os dias começando com o discipulado e depois temos a aula de costura.
Orem por elas! Para que conheçam a Cristo e possam ter suas vidas transformadas pelo evangelho.
Obrigada por aqueles que ofertam nas nossas vidas e, assim, os projetos possam continuar acontecendo em Madagascar! Trabalhemos enquanto é dia!
Que o nome de Cristo seja conhecido e glorificado!!

Missão em um parágrafo – Ribeirinhos
“Não sabia sobre a história de Débora na bíblia” e “Não conhecia nada sobre Dorcas” foram as palavras de algumas mulheres na comunidade em Vila Dedé. Elas estão muito interessadas em estudar sobre as mulheres da Bíblia.
Todos os sábados fazemos estudos. Tem sido uma benção ver o quanto elas desejam aprender com essas personagens. Deus seja louvado sempre!
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.