Sou natural de Teresina – PI, considerada uma das capitais mais quentes do Nordeste, que, ainda assim, tem seus períodos de chuva. Atualmente moro em Petrolina – PE, cidade no sertão nordestino, que não é tão quente como Teresina, mas que por outro lado tem raros períodos de chuva. Costumo brincar que se tem algo que tenho experiência é com o calor.
Sempre que olhamos para o sertão vemos como dificuldade a pobreza, a seca, ocasionada pela falta de chuva, e a desigualdade social, entre outras coisas. De fato, já tive a oportunidade de conhecer povoados no sertão em que não se tem energia elétrica, ou que ainda são regidos por coronéis, em pleno século 21.
Apesar disso, a principal necessidade do Sertão é a de ser alcançado com a verdade do evangelho: “onde as pessoas são amadas, mas precisam saber disso”. Alguns dados apontam que o Sertão tem sido a região menos evangelizada do Brasil. Cerca de 200 cidades possuem menos de 1% de evangélicos. Percebo algumas dificuldades como:
- Religiosidade do Sertanejo, que o torna resistente ao evangelho, à verdade de que só existe um mediador entre Deus e os homens. Ao mesmo tempo, ele é muito religioso e fiel à fé herdada pelos seus pais, em um tipo de sincretismo religioso, ao ponto de ser uma desonra abandoná-la, mesmo que na maioria das vezes seja uma fé mais nominal e confusa do que praticante. Eu mesma, no começo da minha conversão, enfrentei muita resistência da família por estar “virando crente”.
- Dificuldade de haver um retorno rápido, havendo crescimento lento que envolve muitas vezes a troca de liderança, por serem de outra região, e de não alcançarem o autossustento financeiro da própria comunidade (grande parte dos pastores e missionários no sertão vem de outras regiões).
- Dificuldade de se terem líderes locais capacitados, devido aos poucos recursos financeiros para investir na formação ou em materiais e equipamentos para melhor comunicar o evangelho.
Por outro lado, o Sertão traz grandes oportunidades para o Evangelho. Talvez um potencial ainda não mobilizado, da própria igreja, para missões:
- O sertanejo é um bom anfitrião: temos as portas abertas para nos relacionarmos com o nordestino, que sempre está disposto a conversar, seja com uma pessoa conhecida ou não. Criar e desenvolver um relacionamento intencional é a melhor forma e uma boa oportunidade de apresentar o evangelho. No nosso último PG, duas visitantes que participaram já perguntaram se não podíamos fazer um encontro na casa delas. Com isso, o trabalho com pequenos grupos é bem aceito, por envolver uma roda de conversas entre amigos e famílias.
- Lideranças locais: há grandes oportunidades de formação de lideranças locais no sertão, que, além de conhecer a cultura, amam a sua região e o seu povo.
- Cidade de Petrolina: Vejo a Cidade de Petrolina como oportunidade do evangelho no Sertão. Ela é uma das cidades do Pernambuco que mais emprega hoje, e seu índice de desenvolvimento está considerado acima da média pernambucana.
Apesar de se localizar numa região semiárida, Petrolina se destaca por sua agricultura irrigada, sendo reconhecida por ter o terceiro maior PIB agropecuário, o segundo maior centro de vinícolas e ser o maior exportador de frutas do país, se tornando um grande polo universitário.
Petrolina é o centro urbano do Sertão, atendendo as cidades e povoados ao seu redor, como também de grandes cidades. Ela se tornou essa cidade por aproveitar uma oportunidade que ela tinha: o Rio São Francisco. Se um rio fez isso em uma cidade no sertão, imagina o que Deus, que é o dono do rio, pode fazer por meio do seu evangelho, ao alcançar essa cidade e região!
Karla Beatriz W. G. Lobo
Missionária em Petrolina/PE
Encontro de Lideranças
22 e 23 de junho, em Porto Alegre/RS
Encontro de Obreiros
24 a 27 de junho, em Florianópolis/SC
Mais do ME
Novos Desafios, Novos Horizontes
Juntos podemos enfrentar novos desafios e alcançar novos horizontes na missão de Deus!
Um Ensaio sobre o Amor Multicultural
Um ensaio sobre o amor missionário, que se importa com o outro, se doa, e leva o amor de Deus aos diferentes povos, línguas e nações.
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.
Deus abençoe o ministério de vocês, sabemos que fomos chamados de dentro para fora ,para cumprir o ide de jesus.Eu,oro pelos minissionario do sertão sempre,e agora irei orar mais. Por vocês. Missionário do sertão.
Desde criança ouvi falar de missões e missões arde sempre em meu coração e quando conheço histórias de missionários me emociono e tento ajudar de alguma forma: seja orando ou contribuindo financeiramente . O povo nordestino precisa de Jesus e vocês disseram sim pra esse chamado tão lindo e tão desafiador. Deus não precisa de muitos, ele quer que um se levante nessa geração com coragem para pregar o evangelho a toda criatura, para que o Mundo creia em Deus.
Deus te abençoe Ruth.