Sou natural de Teresina – PI, considerada uma das capitais mais quentes do Nordeste, que, ainda assim, tem seus períodos de chuva. Atualmente moro em Petrolina – PE, cidade no sertão nordestino, que não é tão quente como Teresina, mas que por outro lado tem raros períodos de chuva.  Costumo brincar que se tem algo que tenho experiência é com o calor.

Sempre que olhamos para o sertão vemos como dificuldade a pobreza, a seca, ocasionada pela falta de chuva, e a desigualdade social, entre outras coisas. De fato, já tive a oportunidade de conhecer povoados no sertão em que não se tem energia elétrica, ou que ainda são regidos por coronéis, em pleno século 21.

Apesar disso, a principal necessidade do Sertão é a de ser alcançado com a verdade do evangelho: “onde as pessoas são amadas, mas precisam saber disso”. Alguns dados apontam que o Sertão tem sido a região menos evangelizada do Brasil. Cerca de 200 cidades possuem menos de 1% de evangélicos. Percebo algumas dificuldades como:

  • Religiosidade do Sertanejo, que o torna resistente ao evangelho, à verdade de que só existe um mediador entre Deus e os homens. Ao mesmo tempo, ele é muito religioso e fiel à fé herdada pelos seus pais, em um tipo de sincretismo religioso, ao ponto de ser uma desonra abandoná-la, mesmo que na maioria das vezes seja uma fé mais nominal e confusa do que praticante. Eu mesma, no começo da minha conversão, enfrentei muita resistência da família por estar “virando crente”.
  • Dificuldade de haver um retorno rápido, havendo crescimento lento que envolve muitas vezes a troca de liderança, por serem de outra região, e de não alcançarem o autossustento financeiro da própria comunidade (grande parte dos pastores e missionários no sertão vem de outras regiões).
  • Dificuldade de se terem líderes locais capacitados, devido aos poucos recursos financeiros para investir na formação ou em materiais e equipamentos para melhor comunicar o evangelho.

Por outro lado, o Sertão traz grandes oportunidades para o Evangelho. Talvez um potencial ainda não mobilizado, da própria igreja, para missões:

  • O sertanejo é um bom anfitrião: temos as portas abertas para nos relacionarmos com o nordestino, que sempre está disposto a conversar, seja com uma pessoa conhecida ou não. Criar e desenvolver um relacionamento intencional é a melhor forma e uma boa oportunidade de apresentar o evangelho. No nosso último PG, duas visitantes que participaram já perguntaram se não podíamos fazer um encontro na casa delas. Com isso, o trabalho com pequenos grupos é bem aceito, por envolver uma roda de conversas entre amigos e famílias.

  • Lideranças locais: há grandes oportunidades de formação de lideranças locais no sertão, que, além de conhecer a cultura, amam a sua região e o seu povo.
  • Cidade de Petrolina: Vejo a Cidade de Petrolina como oportunidade do evangelho no Sertão. Ela é uma das cidades do Pernambuco que mais emprega hoje, e seu índice de desenvolvimento está considerado acima da média pernambucana.

Apesar de se localizar numa região semiárida, Petrolina se destaca por sua agricultura irrigada, sendo reconhecida por ter o terceiro maior PIB agropecuário, o segundo maior centro de vinícolas e ser o maior exportador de frutas do país, se tornando um grande polo universitário.

Petrolina é o centro urbano do Sertão, atendendo as cidades e povoados ao seu redor, como também de grandes cidades. Ela se tornou essa cidade por aproveitar uma oportunidade que ela tinha: o Rio São Francisco. Se um rio fez isso em uma cidade no sertão, imagina o que Deus, que é o dono do rio, pode fazer por meio do seu evangelho, ao alcançar essa cidade e região!

Karla Beatriz W. G. Lobo 

Missionária em Petrolina/PE

sexta-feira, 05 julho 2019

Encontro de Lideranças

22 e 23 de junho, em Porto Alegre/RS

Encontro de Obreiros

24 a 27 de junho, em Florianópolis/SC

Mais do ME

9 elementos essenciais da missão – 8: Missão como testemunho

9 elementos essenciais da missão – 8: Missão como testemunho

Vivemos um profundo relativismo, onde toda verdade é verdade para aquele que a toma. Nisso, muitas vezes o cristianismo é colocado apenas como uma maneira de ver o mundo, assim como as outras religiões, mas que apenas refletem parte de uma verdade maior ou verdade nenhuma.

ler mais

Chega de Águas Paradas

O Mar Morto é tão saturado de sal que nenhuma criatura consegue sobreviver nele. Por que há diferença entre os dois lagos? O de Genesaré recebe a água do Jordão e as passa adiante. O Mar Morto as recebe também, mas segura cada gota para si. Foi assim que ele se tornou salgado, amargo e hostil a vida.”

9 elementos essenciais da missão – 8: Missão como testemunho

Vivemos um profundo relativismo, onde toda verdade é verdade para aquele que a toma. Nisso, muitas vezes o cristianismo é colocado apenas como uma maneira de ver o mundo, assim como as outras religiões, mas que apenas refletem parte de uma verdade maior ou verdade nenhuma.

Programa Multiplique: desenvolvimento pessoal e vocacional

O Programa inclui testes de personalidade e acompanhamento psicológico, participação no Desperta ONLINE e palestras sobre diversos temas nas áreas pessoal e ministerial.

9 elementos essenciais da missão – 7: Missão como ministério de todo o povo de Deus

O chamado à missão não foi dado somente a alguns cristãos, mas a todos, assim como o Espírito Santo veio a todos (Atos 2.4) em pentecostes, e não somente a alguns. Cada cristão é convocado a ser missionário, onde quer que esteja!

9 elementos essenciais da missão – 6: Missão como contextualização

Quer percebamos ou não, quando escrevemos, falamos, ou nos comunicamos de qualquer forma, tentamos fazer isso de forma contextualizada. Nos comunicamos de um jeito que acreditamos que seja entendível para o outro. Nos comunicamos de forma diferente com uma criança e um idoso.

9 elementos essenciais da missão – 5: Missão como evangelização

O evangelismo é convite! Ele não é o mesmo que estimular os sentimentos de culpa em outras pessoas para que elas se “convertam por medo”. Evangelismo é anunciar um amor que atrai. É um presente que foi dado ao mensageiro que o anuncia a outros.

9 elementos essenciais da missão – 4: Missão como busca por justiça

Diz-se que não adianta dar o alimento espiritual àquele primeiramente sofre de terrível fome física. Ao mesmo tempo, não adianta apenas matar a sede que vai reaparecer e não dar da “água a jorrar para a vida eterna” (João 4.14). Que encontremos em Jesus inspiração e no Espírito Santo capacitação para atendermos às necessidades mais profundas do ser humano!

9 elementos essenciais da missão – 3: Missão como mediação da salvação

A salvação vem do Senhor, diz Jonas 2.9, e ele está fazendo parte dela por meio de nós. Entre o Reino de Deus já presente e que ainda há de se consumar, nos resta apenas uma ordem: envolver-se no ministério da salvação!

9 elementos essenciais da missão – 2: Missão como Missio Dei

A Missão, em primeira ordem, é de Deus. Ele mesmo é que está em missão e é dele o maior interesse na missão. Ele reconcilia o homem consigo e concede a esses que foram perdoados e receberam nova vida o privilégio de fazer parte dessa obra.

9 elementos essenciais da missão – 1:Missão como Igreja com os outros

A igreja não é criadora ou objetivo da missão, mas instrumento dela. Dessa forma, a igreja é missionária em sua essência, pois o seu propósito é fazer parte da missão de Deus no mundo.

2 bons propósitos para 2020

Sempre temos muitos propósitos quando um novo ano se inicia. Alguns deles podem ser emagrecer, fazer exercícios físicos, economizar mais, crescer profissionalmente, viajar mais, passar mais tempo com a família, aprender uma língua e muitas outras coisas.

3 passos para uma noite especial: Passo 3 – Prepare uma pequena mensagem

A mensagem pode ser um breve testemunho de sua vida de fé ou uma breve explicação sobre o real significado do natal. Nesse momento você pode compartilhar que no natal é comemorado o nascimento de Jesus, quando Deus se fez homem para salvar a humanidade, e tudo isso para demonstrar o quanto Deus ama todas as pessoas.

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

[egoi-simple-form id="213034"]

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.