Algum tempo atrás, através de um Projeto sobre Tecnologia, desenvolvido pelo Professor e advogado Raphael Rocha Lopes de Jaraguá do Sul, conheci um termo no qual eu não era muito familiarizado: disrupção.
O termo é popular entre jovens empreendedores do Vale do Silício. Mas que termo é esse? O que significa?
Dentro da inovação tecnológica, é um termo usado para descrever aquilo que promove uma ruptura com padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidas no mercado. Vindo do inglês “disrupt”, significa interromper o curso normal e gerar algo novo.
Vivemos em um momento de disrupção no mundo inteiro devido à pandemia. Padrões e modelos já estabelecidos foram transformados e paradigmas foram quebrados. O curso normal foi interrompido. O momento é novo e não voltará atrás; mudanças em todas as esferas da vida já aconteceram desde 2020 e seguirão acontecendo.
Lembro de que até pouco tempo atrás se dizia: “uma hora temos que falar de verdade, e não aqui pelo WhatsApp”. Congressos via YouTube? Eram raros. No contexto da igreja, quase inexistentes. Cultos online? Nem cogitávamos a possibilidade. Assembleias de comunidade pelo Zoom? Não era algo que pensávamos. Tínhamos um calendário, uma agenda, um modelo e, apesar da tecnologia já estar na palma da mão, esses recursos não eram usados por nós.
O momento atual tem levado toda a sociedade no caminho da disrupção. Mas se pararmos para pensar, esse termo não é novo. No contexto missionário, ele sempre existiu! Na história da igreja, a própria Reforma foi um momento de disrupção! O Evangelho é disruptivo, a missão é disruptiva, o Espírito Santo de Deus age em nós e através de nós de forma disruptiva. Ele transforma padrões. Ele nos convida a mudanças. Ele desafia modelos.
Se você ler Atos dos Apóstolos nessa perspectiva, por exemplo, você estará diante de “Atos de Disrupção”. Uma igreja que, à medida que era tocada pelo Espírito de Deus, era usada para o novo de Deus.
Em Atos capítulo 8, temos um exemplo de disrupção. Filipe estava em Samaria anunciando a Cristo. Uma multidão se converteu. Milagres aconteceram. A igreja encheu! Foi um impacto que atingiu toda a cidade (houve grande alegria naquela cidade), (Atos 8.4-8). Até que o Espirito Santo age e ocorre uma disrupção. Deus interrompe o curso dessa missão na cidade e na multidão e coloca Filipe em uma estrada deserta para encontrar um homem, um eunuco (Atos 8 26-40). A vontade de Deus muda totalmente a trajetória planejada por Filipe, mas segue sendo vontade e missão de Deus. Do desafio de alcançar uma cidade inteira, o mesmo Espirito de Deus conduz Filipe a alcançar uma pessoa.
Será que estamos dispostos à disrupção que Deus quer fazer na nossa vida, nos nossos planos, na nossa igreja?
Que nesse tempo desafiador, o agir do Espírito Santo nos leve a uma missão disruptiva. Leve a igreja a estar atenta ao que Deus faz, mesmo quando ele nos leve para outros caminhos e redirecione nossos planos e objetivos de cumprir o seu chamado.
“O argumento de ‘sempre fizemos assim’ não deve perdurar caso a igreja almeje prosperar. Igrejas que dão frutos saem de suas zonas de conforto e alcançam áreas novas. A frase ‘nunca fizemos isso antes’, em geral, vem acompanhada de outra: ‘mas, como igreja, faremos o que for preciso para cumprir o nosso chamado’” (Thom Rainer – Igreja Essencial)
Rafael Coelho
Por Missão Zero
De Bara para Bara, cumprindo o ide!
1ª Conferência Missionária Bara: Três dias tivemos o privilégio de reunir dezenas de jovens Bara, crentes de toda a região onde moramos, para desafiá-los a engajarem-se na evangelização de seu próprio povo.
Faça parte do Multiplique!
Cresça em seu desenvolvimento pessoal e vocacional.
É hora de servir no Reino de Deus para juntos plantar igrejas e fortalecer comunidades.
Está pronto para dar o próximo passo na sua jornada de fé? O Multiplique está aqui para guiar você nessa missão!
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.