Você já tentou encher uma caixa d’água com um conta gotas? Nunca fiz isso, mas certamente seria muito trabalhoso. Com o passar do tempo essa caixa d’água iria encher, pouco a pouco, uma gota de cada vez. Contudo seria necessário muito tempo para isso acontecer.
Da mesma forma igrejas que se encontram no nível 3, adição, tem crescimento, mas muito devagar. Segundo o estudo da “Exponential” nesse nível se encontram 15% das igrejas mundiais.
Nessas igrejas, o crescimento ocorre e isso deve ser festejado, pois é sinal de uma igreja viva. O problema é que, normalmente, esse crescimento está ligado ao fato de poucas pessoas se envolverem com o evangelismo, ou porque algum grupo está passando por uma “fase boa”- por exemplo, um grupo de jovens. A maior parte das pessoas dessa igreja não entendem o evangelismo como algo essencial na vida de fé e muito menos o praticam.
Se você for analisar, esse crescimento não alcança os 10% anuais, que seria a taxa de crescimento saudável de uma igreja segundo o livro “Desenvolvimento Natural da Igreja” de Christian Schwarz.
Outro risco encontrado é o que chamo de “conformismo de sucesso”. Quando essa igreja se acomoda no estágio de crescimento em que está e não reflete sobre ações que poderiam fazer com que esse crescimento aumentasse. A frase que se escuta é: “se está crescendo, está bom”.
Me alegro com as igrejas que estão nesse estágio, pois são poucas. Mas a pergunta que fica é: “Será que poderíamos avançar para um próximo nível?”
Por Missão Zero
Mais do ME
Newsletter – 1º Trimestre 2022
Seguem notícias do 1º trimestre de 2022: Início de novas turmas no Programa Multiplique, novo projeto de plantação de igrejas em Parnaíba/PI e a Campanha de Ofertas 1 + 1 = Muitos.
Saiba mais!

Retornando para Madagascar
“Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha?” Ester 4:14
A família Basso voltou para Madagascar.
Nas últimas notícias eles falam sobre a fidelidade no chamado e como sentem-se em casa e felizes pelo retorno.
Também contam sobre a renovação do visto, reuniões, sua chegada na capital, após a passagem de um ciclone, a ajuda para entrega de alguns alimento para as vítimas atingidas, podendo anunciar as boas novas.
Havia a possibilidade de novo ciclone, mas que não foi para a capital, porém destruiu vilas ao Sul.
Clique aqui e leia a carta na íntegra, que está repleta de detalhes!!!
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.
Comentários