“Nada do que foi será…”

Acredito que você conheça essa música de Lulu Santos, mas acredito que o evangelista Lucas tenha mais autoridade para falar em transformação, mudança, renovo, tudo o que queremos depois deste 2020 difícil. Lucas foi um grande historiador, suas narrativas no evangelho que leva seu nome e no livro de Atos são empolgantes, detalhistas e inspiradoras. No capítulo 4 de Atos, Lucas começa sua narrativa falando de Pedro e João anunciando a ressureição de Cristo. Muitos haviam crido, principalmente após a cura de um homem deficiente.

Os “doutores” da lei os prendem, mas nada podem fazer, pois o milagre de fato aconteceu. Eles são libertos, desobedecem a ordem de não falar de Jesus, e mais pessoas passam a seguir Cristo. Outro milagre acontece, quando passam a se desfazer de suas posses para que nenhum dentre eles passe necessidade.

A narrativa de Lucas tem uma estrutura clara: 1 – Perseguição; 2 – Derrota do Perseguidor; 3 – Vitória da Igreja. Dentro desta estrutura narrativa, alguns pontos me chamam a atenção, e quero compartilhar com vocês. Quando Pedro e João são presos, as autoridades religiosas perguntam aos apóstolos “Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso” (v. 7). Me parece que eles sabem a resposta, mas a cegueira da religião não os permitia ver a ação de Deus, pois no verso 16, logo após um brilhante discurso de Pedro, se indagam: “Que faremos com esses homens? Todos os que moram em Jerusalém sabem que eles realizaram um milagre notório que não podemos negar.” Então partiram para a solução mais fácil, se não podiam desmentir o milagre. Partiram para calá-los.

Quantas vezes tentaram te calar? “Quem é você para falar de Jesus?” “Ora mais, fulano(a), cheio(a) de pecados acha que tem autoridade para falar de Jesus?” “Eu te conheço, sei quem você é, o que você faz, não me venha passar uma de santo.” Acredito que você já ouviu alguma vez uma destas afirmações. Assim como os “doutores” da lei, hoje as pessoas também questionam com que autoridade falamos de Cristo. Principalmente, nos últimos tempos, em que os cristãos, sejam católicos ou protestantes, perderam muito da credibilidade perante o povo.

Mas a verdade é que se autoridade fosse nossa, a mensagem de Cristo estaria perdida. E o grande milagre é que apesar de nós, o Espírito Santo ainda muda histórias. Para Cristo agir através de nós, Ele primeiro age em nós. A questão é: “você está se permitindo ser moldado pelo Espírito Santo?”. Continuaremos pecadores, mas toda tentativa de nos calar será malfadada, se apesar dos pecados, os frutos aparecerem. Quantos milagres Cristo já fez através de você?

Talvez você nunca tenha visto pessoas com deficiência física voltarem a andar, mas já viu um ansioso ser mais tranquilo? Um pessimista mais positivo? Alguém que perdeu as esperanças, tentar novamente? Estes também são milagres que falarão em sua defesa, caso tentem te calar.

No tempo de Natal, enfeitamos nossa casa com árvores, luzes e acendemos uma vela a cada domingo do Advento, simbolizando que a luz de Cristo está cada vez mais forte. É tempo de pensar no Deus encarnado, no rei que nasceu em meio ao lixo, “a pedra que os construtores rejeitaram”, que Herodes tentou calar, mas os céus proclamaram que Ele chegou. Uma estrela, anjos, e reis vindo do Oriente o honraram. A mensagem de Cristo é como a história de seu nascimento, simples, mas a mais bela de todas.

Ele está conosco, ele age no meio de nós, e quando o evangelho encontra boa terra, a semente brota, vidas são transformadas. Te convido a um outro doar de posses, olhe para si, peça ao Espírito Santo que te ilumine e tenha a coragem de ser moldado, de mudar, para em seguida transformar. Um abençoado 2021 de recomeços!

Jaquelini de Souza – Historiadora, doutoranda em Teologia pela EST

Por Missão Zero

quarta-feira, 06 janeiro 2021
Mais da MZ
Acabou! E agora?

Acabou! E agora?

É no exercício diário das nossas tarefas e na resolução constante de nossos problemas que vamos ganhando a força que a perseverança nos traz. Uma força que, integrada à nossa personalidade, nos deixará inevitavelmente mais maduros e íntegros.

ler mais

Que recompensa a obediência traz?

Se obedecermos ao chamado de Deus para servi-Lo em Sua missão, que recompensa ganharemos? Alguns ensinam que a obediência a Deus nos trará segurança, riqueza e saúde. A sociedade nos verá como cidadãos bons e respeitáveis. Se fizermos o bem para Deus e para as pessoas, obteremos o bem de Deus e das pessoas. Mas isso é verdade?

Histórias transformadas

A verdade é que se autoridade fosse nossa, a mensagem de Cristo estaria perdida. E o grande milagre é que apesar de nós, o Espírito Santo ainda muda histórias. Para Cristo agir através de nós, Ele primeiro age em nós. A questão é: “você está se permitindo ser moldado pelo Espírito Santo?”.

Acabou! E agora?

É no exercício diário das nossas tarefas e na resolução constante de nossos problemas que vamos ganhando a força que a perseverança nos traz. Uma força que, integrada à nossa personalidade, nos deixará inevitavelmente mais maduros e íntegros.

A Estrela

Deus já havia prometido ao seu povo que um dia uma criança viria ao mundo para mostrar a todos o quanto o Criador nos amava. E quando então chegou a hora do menino nascer, os seres celestes celebraram como nunca antes: uma nova era estava começando. Um novo e verdadeiro caminho para os homens poderem desfrutar da comunhão plena com o seu Senhor.

Vivendo com a Bíblia

Um crescimento saudável dos cristãos e das igrejas passa por algo simples e essencial: leitura diária da Bíblia. Um discípulo de Jesus se alimenta da Palavra! Agora, uma notícia simples e animadora: se lermos a Bíblia 15 minutos ao dia, a leremos toda em um ano!

Cultura e Espírito Santo

Nossa vida cristã não pode ser algo independente. Precisamos levar o evangelho a pessoas de dentro e fora da nossa cultura. Precisamos tornar as boas novas de Cristo conhecidas em nosso ambiente de trabalho, faculdade e lugares que frequentamos. Para isso, precisamos da ação do Espírito Santo.

Centrifugando

A igreja é benção onde ela está e atrai pessoas pelo que é e por meio da vida de cada cristão. Ainda assim, a igreja é enviada e vai até os confins da terra para testemunhar da mensagem do Evangelho.

Invista como um especialista

Tenho a impressão de que nos últimos tempos estou sendo bombardeado de propagandas dizendo: invista seu dinheiro conosco. Outras propagandas prometem fazer seu dinheiro render de forma extraordinária. Agora, chegou a minha vez de dar algumas dicas de investimento para você!

Tempo perdido

Nosso desejo de controle do tempo é um perigo, pois nos faz supor que temos uma grande autonomia, nos faz crer que somos capazes de controlar o que na verdade não somos, e a crer que tudo aquilo que acontece fora do nosso cronograma é um sacrifício ou um problema.

Igreja que acolhe

Um refugiado busca aqui o que lhe foi usurpado: dignidade, proteção e segurança. Situação básica que cada um de nós também busca e a Igreja é convocada por Deus a responder ativamente. Venezuelanos não são merecedores de pena, mas sim necessitam de dignidade, como eu e você.

Mais do que uma oportunidade, uma responsabilidade

À medida que enfrentamos uma crise após outra, nós, a igreja, devemos aceitar nossa responsabilidade de nos levantar e ser uma bênção, um exemplo e uma esperança para outros. Agindo dessa forma, estamos mais propensos a manter nossas prioridades em ordem.

The Croods

Aprendemos com a família Crood que precisamos nos reinventar. Juntos, eles enfrentam grandes desafios e se adaptam à uma nova era. Agora, chegou a nossa vez. Nossas vidas sofreram uma grande transformação e a maneira como vivemos igreja mudou e vai mudar mais ainda.

A Estrela

A Estrela

Deus já havia prometido ao seu povo que um dia uma criança viria ao mundo para mostrar a todos o quanto o Criador nos amava. E quando então chegou a hora do menino nascer, os seres celestes celebraram como nunca antes: uma nova era estava começando. Um novo e verdadeiro caminho para os homens poderem desfrutar da comunhão plena com o seu Senhor.

ler mais

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

[egoi-simple-form id="213034"]

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.