“Nada do que foi será…”
Acredito que você conheça essa música de Lulu Santos, mas acredito que o evangelista Lucas tenha mais autoridade para falar em transformação, mudança, renovo, tudo o que queremos depois deste 2020 difícil. Lucas foi um grande historiador, suas narrativas no evangelho que leva seu nome e no livro de Atos são empolgantes, detalhistas e inspiradoras. No capítulo 4 de Atos, Lucas começa sua narrativa falando de Pedro e João anunciando a ressureição de Cristo. Muitos haviam crido, principalmente após a cura de um homem deficiente.
Os “doutores” da lei os prendem, mas nada podem fazer, pois o milagre de fato aconteceu. Eles são libertos, desobedecem a ordem de não falar de Jesus, e mais pessoas passam a seguir Cristo. Outro milagre acontece, quando passam a se desfazer de suas posses para que nenhum dentre eles passe necessidade.
A narrativa de Lucas tem uma estrutura clara: 1 – Perseguição; 2 – Derrota do Perseguidor; 3 – Vitória da Igreja. Dentro desta estrutura narrativa, alguns pontos me chamam a atenção, e quero compartilhar com vocês. Quando Pedro e João são presos, as autoridades religiosas perguntam aos apóstolos “Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso” (v. 7). Me parece que eles sabem a resposta, mas a cegueira da religião não os permitia ver a ação de Deus, pois no verso 16, logo após um brilhante discurso de Pedro, se indagam: “Que faremos com esses homens? Todos os que moram em Jerusalém sabem que eles realizaram um milagre notório que não podemos negar.” Então partiram para a solução mais fácil, se não podiam desmentir o milagre. Partiram para calá-los.
Quantas vezes tentaram te calar? “Quem é você para falar de Jesus?” “Ora mais, fulano(a), cheio(a) de pecados acha que tem autoridade para falar de Jesus?” “Eu te conheço, sei quem você é, o que você faz, não me venha passar uma de santo.” Acredito que você já ouviu alguma vez uma destas afirmações. Assim como os “doutores” da lei, hoje as pessoas também questionam com que autoridade falamos de Cristo. Principalmente, nos últimos tempos, em que os cristãos, sejam católicos ou protestantes, perderam muito da credibilidade perante o povo.
Mas a verdade é que se autoridade fosse nossa, a mensagem de Cristo estaria perdida. E o grande milagre é que apesar de nós, o Espírito Santo ainda muda histórias. Para Cristo agir através de nós, Ele primeiro age em nós. A questão é: “você está se permitindo ser moldado pelo Espírito Santo?”. Continuaremos pecadores, mas toda tentativa de nos calar será malfadada, se apesar dos pecados, os frutos aparecerem. Quantos milagres Cristo já fez através de você?
Talvez você nunca tenha visto pessoas com deficiência física voltarem a andar, mas já viu um ansioso ser mais tranquilo? Um pessimista mais positivo? Alguém que perdeu as esperanças, tentar novamente? Estes também são milagres que falarão em sua defesa, caso tentem te calar.
No tempo de Natal, enfeitamos nossa casa com árvores, luzes e acendemos uma vela a cada domingo do Advento, simbolizando que a luz de Cristo está cada vez mais forte. É tempo de pensar no Deus encarnado, no rei que nasceu em meio ao lixo, “a pedra que os construtores rejeitaram”, que Herodes tentou calar, mas os céus proclamaram que Ele chegou. Uma estrela, anjos, e reis vindo do Oriente o honraram. A mensagem de Cristo é como a história de seu nascimento, simples, mas a mais bela de todas.
Ele está conosco, ele age no meio de nós, e quando o evangelho encontra boa terra, a semente brota, vidas são transformadas. Te convido a um outro doar de posses, olhe para si, peça ao Espírito Santo que te ilumine e tenha a coragem de ser moldado, de mudar, para em seguida transformar. Um abençoado 2021 de recomeços!
Jaquelini de Souza – Historiadora, doutoranda em Teologia pela EST
Por Missão Zero
Novos Desafios, Novos Horizontes
Juntos podemos enfrentar novos desafios e alcançar novos horizontes na missão de Deus!
Um Ensaio sobre o Amor Multicultural
Um ensaio sobre o amor missionário, que se importa com o outro, se doa, e leva o amor de Deus aos diferentes povos, línguas e nações.
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.