A igreja de Cristo está em casa, os templos estão vazios!
O que isso significa para a nossa realidade, em que isso altera a vida e a vocação dos discípulos de Cristo? A missão continua ou enfrenta uma pausa, um momento necessário de se retrair e esperar? O ano de 2020 será um ano perdido para a igreja?
Em Gênesis 12, Deus promete a Abraão que por meio do povo que geraria, através da sua descendência, todos os povos da Terra seriam abençoados. Séculos depois, esse povo foi exilado e forçado a sair da terra que Deus os deu e levado à Babilônia. O povo sentia saudades de sua terra e do templo do Senhor. O salmo 137 retrata bem esse sentimento:
“Junto aos rios da Babilônia nós sentamos e choramos com saudades de Sião.” (v. 1)
Ali, o povo se sente frustrado, sem vitalidade, e perde a vontade de cantar.
“Como poderíamos cantar as canções do Senhor numa terra estrangeira?” (v. 4)
Seria o fim, ou um período perdido na história de Israel? Nessa mesma época, Deus fala ao povo por meio de Jeremias:
“Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os exilados, que deportei de Jerusalém para a Babilônia: ‘Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam dos seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; […] multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela’” (Jeremias 29.4-7)
No meio do exílio, do tempo de exceção, do fora de habitual, Deus exorta seu povo a viver! A missão de Israel não parou, mas ganhou novas perspectivas. Agora, Israel podia abençoar outra nação a partir de dentro.
No Novo Testamento, em Atos 8, quando a igreja não pode se reunir mais, mas é dispersa e espalhada por conta da perseguição aos cristãos, aqueles “que havia sido dispersos pregavam a Palavra por onde quer que fossem” (v.4). Deus usou uma situação adversa e capacitou os seus servos para agir na história, e justamente nesse momento a própria igreja se expandiu.
A missão da Igreja de Jesus Cristo também não para por estar em casa, em “exílio”. As saudades do encontro na igreja com outros irmãos não é algo ruim, mas não deve nos desmotivar, pois agora a missão ganha novas perspectivas. Deus continua agindo na história e agora enviou a sua igreja às suas próprias casas, nos mostrou o nosso serviço com as nossas próprias famílias e com a realidade bem próxima e concreta, com as necessidades imediatas dos nossos vizinhos.
A igreja é mobilizada e chamada a se adaptar às novas circunstâncias para abençoar em tempo de caos, ser relevante para sua realidade e chamar pessoas à realidade de Cristo. Que possamos buscar a Deus para entender qual o nosso papel pessoal e comunitário nesse tempo!
Daniel Deggau
Por Missão Zero

Aproveite as oportunidades
“…aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” Colossenses 4.5
Discipulado de mulheres é algo que a Jana sempre desejou fazer. E uma maneira que Deus abriu as portas foi através da costura.
Começamos o projeto em 2020. Por falta de recursos para este projeto, não pudemos realizá-lo de novo, pois entregamos as máquinas para abençoá-las ao final do curso, como forma de trazer novas oportunidades e dignidade para elas.
Este ano Deus abriu as portas! Conseguimos comprar todas as máquinas, tecidos … Que alegria! Um privilégio poder crescermos na fé e compartilharmos de Cristo com mulheres com uma vida tão árdua. Algumas nunca pegaram em uma tesoura. A concentração e o desejo de aprender está estampado nos olhos.
Todos os dias começando com o discipulado e depois temos a aula de costura.
Orem por elas! Para que conheçam a Cristo e possam ter suas vidas transformadas pelo evangelho.
Obrigada por aqueles que ofertam nas nossas vidas e, assim, os projetos possam continuar acontecendo em Madagascar! Trabalhemos enquanto é dia!
Que o nome de Cristo seja conhecido e glorificado!!

Missão em um parágrafo – Ribeirinhos
“Não sabia sobre a história de Débora na bíblia” e “Não conhecia nada sobre Dorcas” foram as palavras de algumas mulheres na comunidade em Vila Dedé. Elas estão muito interessadas em estudar sobre as mulheres da Bíblia.
Todos os sábados fazemos estudos. Tem sido uma benção ver o quanto elas desejam aprender com essas personagens. Deus seja louvado sempre!
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.