A pós-modernidade é uma concepção da sociologia que remete aos tempos que vivemos hoje. Durante o período depois de Cristo, a sociedade já passou por um tempo de pré-modernidade, com o domínio da religião, e modernidade, com domínio da razão, até chegar na situação atual. Os nossos tempos têm características muito fortes que estão marcadas dentro de nós.

Mas qual a razão de falar sobre isso?

Compreendemos que a igreja de Cristo precisa entender o seu tempo para saber como se comunicar e ser relevante para as pessoas que precisam do Evangelho. É preciso saber o que as pessoas sonham, pensam, têm medo, sentem e precisam. Jesus, por exemplo, foi tão preciso com as suas parábolas porque com elas levava as pessoas a imaginarem situações corriqueiras de suas vidas e assim elas entendiam a mensagem.

Mas o que marca a nossa época? Entre tantas outras coisas, o individualismo. Ele, nesse sentido, tem muito a ver com o egoísmo, e se manifesta quando colocamos a nós mesmos acima dos outros ou quando menosprezamos a relação em sociedade ou com outras pessoas. Afinal, para que se ocupar ou preocupar com os problemas dos outros, se os meus próprios eu já não consigo resolver?

O individualismo tem feito as pessoas buscarem só o que interessa para elas, ainda que precisem passar por cima de outros. Vemos isso em empresas, na política, nas relações sociais e, infelizmente, na igreja. É comum que pessoas procurem a igreja para satisfazer suas necessidades, para buscarem interesses em relações ao seu trabalho, aos seus relacionamentos e aos sentimentos. Vai-se à igreja para que ela lhe sirva pessoalmente e supra as necessidades, e se ela não fizer isso, é só sair e procurar outra que faça.

Desse modo, há muitas pessoas que professam a fé cristã mas se mantém longe de igrejas, pois lá há outros pecadores que mais incomodam do que ajudam. A igreja, para muitos, faz sentido somente quando satisfaz à sua individualidade, e isso é um sintoma do nosso tempo. Com isso, busca-se também somente a salvação individual, sendo que o Evangelho é a boa nova de Deus para todos, que também implica em dedicação e amor pelos outros.

“Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. ” João 17.20-21

A Igreja de Cristo precisa combater o individualismo com seus próprios membros protestando contra ele por meio da renúncia, buscando uma vida de comunhão e auxílio mútuo, e propagando a mensagem que Jesus Cristo anunciou, quando lhe perguntaram sobre o maior mandamento:

Respondeu Jesus “O mais importante é este: ‘ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”. Marcos 12.29-31

Por Missão Zero

sexta-feira, 06 setembro 2019

Mais do ME

9 elementos essenciais da missão – 8: Missão como testemunho

9 elementos essenciais da missão – 8: Missão como testemunho

Vivemos um profundo relativismo, onde toda verdade é verdade para aquele que a toma. Nisso, muitas vezes o cristianismo é colocado apenas como uma maneira de ver o mundo, assim como as outras religiões, mas que apenas refletem parte de uma verdade maior ou verdade nenhuma.

ler mais

Chega de Águas Paradas

O Mar Morto é tão saturado de sal que nenhuma criatura consegue sobreviver nele. Por que há diferença entre os dois lagos? O de Genesaré recebe a água do Jordão e as passa adiante. O Mar Morto as recebe também, mas segura cada gota para si. Foi assim que ele se tornou salgado, amargo e hostil a vida.”

9 elementos essenciais da missão – 8: Missão como testemunho

Vivemos um profundo relativismo, onde toda verdade é verdade para aquele que a toma. Nisso, muitas vezes o cristianismo é colocado apenas como uma maneira de ver o mundo, assim como as outras religiões, mas que apenas refletem parte de uma verdade maior ou verdade nenhuma.

Programa Multiplique: desenvolvimento pessoal e vocacional

O Programa inclui testes de personalidade e acompanhamento psicológico, participação no Desperta ONLINE e palestras sobre diversos temas nas áreas pessoal e ministerial.

9 elementos essenciais da missão – 7: Missão como ministério de todo o povo de Deus

O chamado à missão não foi dado somente a alguns cristãos, mas a todos, assim como o Espírito Santo veio a todos (Atos 2.4) em pentecostes, e não somente a alguns. Cada cristão é convocado a ser missionário, onde quer que esteja!

9 elementos essenciais da missão – 6: Missão como contextualização

Quer percebamos ou não, quando escrevemos, falamos, ou nos comunicamos de qualquer forma, tentamos fazer isso de forma contextualizada. Nos comunicamos de um jeito que acreditamos que seja entendível para o outro. Nos comunicamos de forma diferente com uma criança e um idoso.

9 elementos essenciais da missão – 5: Missão como evangelização

O evangelismo é convite! Ele não é o mesmo que estimular os sentimentos de culpa em outras pessoas para que elas se “convertam por medo”. Evangelismo é anunciar um amor que atrai. É um presente que foi dado ao mensageiro que o anuncia a outros.

9 elementos essenciais da missão – 4: Missão como busca por justiça

Diz-se que não adianta dar o alimento espiritual àquele primeiramente sofre de terrível fome física. Ao mesmo tempo, não adianta apenas matar a sede que vai reaparecer e não dar da “água a jorrar para a vida eterna” (João 4.14). Que encontremos em Jesus inspiração e no Espírito Santo capacitação para atendermos às necessidades mais profundas do ser humano!

9 elementos essenciais da missão – 3: Missão como mediação da salvação

A salvação vem do Senhor, diz Jonas 2.9, e ele está fazendo parte dela por meio de nós. Entre o Reino de Deus já presente e que ainda há de se consumar, nos resta apenas uma ordem: envolver-se no ministério da salvação!

9 elementos essenciais da missão – 2: Missão como Missio Dei

A Missão, em primeira ordem, é de Deus. Ele mesmo é que está em missão e é dele o maior interesse na missão. Ele reconcilia o homem consigo e concede a esses que foram perdoados e receberam nova vida o privilégio de fazer parte dessa obra.

9 elementos essenciais da missão – 1:Missão como Igreja com os outros

A igreja não é criadora ou objetivo da missão, mas instrumento dela. Dessa forma, a igreja é missionária em sua essência, pois o seu propósito é fazer parte da missão de Deus no mundo.

2 bons propósitos para 2020

Sempre temos muitos propósitos quando um novo ano se inicia. Alguns deles podem ser emagrecer, fazer exercícios físicos, economizar mais, crescer profissionalmente, viajar mais, passar mais tempo com a família, aprender uma língua e muitas outras coisas.

3 passos para uma noite especial: Passo 3 – Prepare uma pequena mensagem

A mensagem pode ser um breve testemunho de sua vida de fé ou uma breve explicação sobre o real significado do natal. Nesse momento você pode compartilhar que no natal é comemorado o nascimento de Jesus, quando Deus se fez homem para salvar a humanidade, e tudo isso para demonstrar o quanto Deus ama todas as pessoas.

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

[egoi-simple-form id="213034"]

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.