Superman, Batman, Mulher Maravilha, Flash e Lanterna Verde são os principais super-heróis da DC Comics e os maiores lutadores pela verdade e justiça que o mundo já conheceu. Coletivamente, no entanto, eles são uma força da natureza, líderes de uma equipe de heróis que só rivalizam com os panteões de deuses da mitologia antiga. A Liga da Justiça é a primeira linha de defesa da Terra contra ameaças grandes demais para a humanidade enfrentar sozinha.
Desemprego, fome, injustiça, pobreza. Esses são assuntos que, como todos sabemos, têm muita importância. Por vezes, escolhemos deixa-los de lado. Afinal, apesar de serem problemas, estão em toda parte. Faz sentido pensar constantemente nesses assuntos? No mundo inteiro, devido à pandemia, as pessoas precisaram falar e, em muitos casos, sofrer com isso, especialmente nesse ano. Empresas fecharam, o movimento caiu e muitas pessoas ficaram sem as suas fontes de renda.
O caos gerado pelo inesperado Covid-19 despertou-nos também, como cristãos, a essas realidades mais difíceis, à medida que ficou mais evidente o sofrimento e a necessidade de muitas pessoas nesse tempo específico. Muitas igrejas se despertaram para a ação social, para a arrecadação de alimentos, para o cuidado com os idosos, para as necessidades das famílias pobres. Graças a Deus por isso!
O chamado e a vocação do povo de Deus como povo que se importa e que promove justiça, no entanto, vem desde o Antigo Testamento, e está manifestada na Lei, nos profetas e nos Salmos. No Novo Testamento não é diferente! O próprio Evangelho de Jesus Cristo, que veio ao mundo e pagou na cruz pela nossa transgressão à Lei de Deus no pecado, nos mostra que:
“Se o Senhor levou a sua lei tão a sério que não descartou nossa desobediência a ela, que teve que de se tornar humano, vir ao mundo e sofrer uma morte horrível, nós também precisamos levar essa lei muito a sério. A lei de Deus exige igualdade, justiça e amor ao próximo. Quem crê de verdade na doutrina da justificação somente pela fé terá a lei e a justiça de Deus em alta conta. Irá batalhar para que a justiça de Deus seja honrada no mundo” (Timothy Keller)
Cristo suportou tudo por nós pois não considerou a sua vida apenas como para si mesmo, não condicionou o seu sacrifício ao nosso merecimento e não levou em conta a nossa tendência a rejeitar tudo o que Ele fez. A sua própria obra nos convida a não considerarmos nossa vida como apenas nossa, não nos sacrificarmos apenas por quem “merece” e não considerar se vamos receber os retornos de nosso sacrifício. O que o próprio Deus fez por nós, nos convida a fazer de maneira bastante prática pelas pessoas à nossa volta.
Se somos despertados às necessidades dos outros pela pandemia, não podemos perder a oportunidade de perceber que esse cuidado faz parte de nossa vocação cristã em todo tempo, não somente agora. A ação e justiça social são partes essenciais à missão, não apenas para chamar mais pessoas à igreja, mas para transformar as realidades, agindo nos mais diversos contextos, manifestando sinais do Reino de Deus através da obra do Espírito Santo em nós, nos aproximando assim daquilo que Deus sempre intencionou para o seu povo. Abrem-se assim as portas para a pregação do Evangelho, da mensagem de perdão, justiça e salvação eterna.
“Seja fiel, seja infiel, o povo de Deus é um livro aberto para o mundo, e o mundo faz perguntas e tira conclusões” (Christopher Wright)
Embora eles já tenham passado por várias mudanças ao longo dos anos e tenham se dividido e se reunido inúmeras vezes, sempre que as fichas foram lançadas e a terra precisou de seus maiores heróis juntos nas linhas de frente, a Liga da Justiça sempre respondeu ao chamado para o dever.
Que possamos entender o nosso papel e abraçar a causa do Evangelho também!
Por Missão Zero

Novos Desafios, Novos Horizontes
Juntos podemos enfrentar novos desafios e alcançar novos horizontes na missão de Deus!

Um Ensaio sobre o Amor Multicultural
Um ensaio sobre o amor missionário, que se importa com o outro, se doa, e leva o amor de Deus aos diferentes povos, línguas e nações.
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.