Alguma vez você já sentiu que foi deixado de lado, esquecido e rejeitado? Tem vezes que parece que estamos deslocados, fora de contexto ou com a sensação que não pertencemos a um lugar ou a um grupo de pessoas. Esse, certamente, não é um sentimento que Deus quer que tenhamos em relação a ele e ao seu amor.

O texto de Atos 10 contempla isso no encontro entre o centurião Cornélio e Pedro. Cornélio é descrito como um homem piedoso e temente a Deus, mas que não era de origem judaica. É bem provável que algumas pessoas o tenham deixado de lado por causa de sua origem, mas Deus realmente queria que a salvação e o pleno entendimento do evangelho chegassem a Cornélio e sua família. 

Assim, por meio de uma visão, Deus orienta o centurião a chamar Pedro. Ele era um dos discípulos de Jesus, aprendeu com o mestre e servia ativamente na igreja primitiva. Nessa passagem, no entanto, fica claro que na caminhada de fé descobrimos que estamos em constante aprendizagem. Pedro ainda precisava assimilar que, em Jesus, “não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gálatas 3.28-29).

Por isso, mesmo sendo contra a lei um judeu estar com um gentio (Atos 10.28), Pedro testemunhou acerca do evangelho e, vendo o derramar do Espírito Santo sobre eles, ordenou o batismo. Essa atitude de Pedro só foi possível porque ele colocou a vontade de Deus de maneira soberana, deixando de lado suas limitações, suas tradições e, principalmente, entendendo que o único caminho para a salvação está em crer em Jesus Cristo. 

Como resultado, não podemos deixar de falar, testemunhar e viver o evangelho a todas as pessoas, porque foi assim mesmo que Jesus nos ordenou a fazer: vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28.19). Foi isso que Pedro fez: obedeceu ao chamado de ir ao encontro de Cornélio e sua família – mesmo sendo gentio – lhes falou do evangelho e ordenou o batismo, reconhecendo que receberam o Espírito Santo de Deus. 

O sacrifício de Jesus na cruz foi por mim e por você. Não é privilégio para poucos e para alguns escolhidos, mas foi por toda a humanidade e por toda criação de Deus. Não há nada que precise ser incrementado ao agir de Jesus, nem há nada que precisamos ou possamos oferecer para completar o que Jesus já arrematou na cruz. Nos resta responder a esse tão grande amor de Deus com fé, crendo em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador.

Sendo assim, Cornélio não se apegou ao fato de que muitos não o consideravam por não ser judeu. Ele creu no evangelho e não duvidou do agir de Deus. Cornélio não precisava sentir-se deslocado ou fora de contexto quando o próprio Deus o tinha acolhido. Por isso, reconheça que é pecador, aceite o amor de Cristo e deixe que ele transforme toda a sua vida. 

Dessa maneira, testemunhe e sirva a Deus, não conforme seus costumes, suas limitações ou as tradições que o tempo vai impondo, mas conforme a ordem de Deus: não chame impuro ao que Deus purificou. (Atos 10.15) Por isso, testemunhe do amor de Deus a todas as pessoas. Assim como o semeador saiu a semear e espalhou sementes por diversos solos, fale do amor de Deus a quem estiver ao seu lado, e deixe que o Espírito Santo se encarregue do resto.

Jéssica Melz

Por Missão Zero

quarta-feira, 17 fevereiro 2021
Mais da MZ
O encontro que transforma

O encontro que transforma

Paulo nem sempre andou nos caminhos do Senhor, mas também perseguiu muitos cristãos. Ia de casa em casa prendendo pessoas e permitindo suas mortes. As palavras que melhor descreviam esse homem eram frieza e crueldade. Mas o que aconteceu para alguém assim se tornar uma pessoa que lutou, sofreu e morreu pelo evangelho?

ler mais

Da oração à missão

O mesmo Espírito que dinamiza a missão é quem apazigua os ânimos, trazendo paz e unidade para os propósitos da igreja de Cristo. Por isso, ao sermos impelidos a deixar nossas zonas de conforto, por mais que haja confronto, no poder amoroso e capacitador do Espírito os desígnios soberanos do Senhor se cumprirão.

Por mim e por você

O sacrifício de Jesus na cruz foi por mim e por você. Não há nada que precise ser incrementado ao agir de Jesus, nem há nada que precisamos ou possamos oferecer para completar o que Jesus já arrematou na cruz. Nos resta responder a esse tão grande amor de Deus com fé, crendo em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador.

O encontro que transforma

Paulo nem sempre andou nos caminhos do Senhor, mas também perseguiu muitos cristãos. Ia de casa em casa prendendo pessoas e permitindo suas mortes. As palavras que melhor descreviam esse homem eram frieza e crueldade. Mas o que aconteceu para alguém assim se tornar uma pessoa que lutou, sofreu e morreu pelo evangelho?

Que me impede?

O que nos impede de fazer parte da missão que Deus confiou a sua igreja? Quando Deus pergunta, como o fez a Isaías, “quem enviarei?”, é muito mais fácil responder “Eis ali o meu irmão. Envia a ele”, do que, como Isaías, “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6.8).

Da arte de contar histórias

Qual é o encanto de uma história bem contada? É fantástico ver as pessoas atentas, esperando os detalhes, curiosas com o desenrolar da narrativa. Ainda que estivesse falando em sua defesa, em um julgamento, o alvo de Estevão não era salvar a si mesmo. Ele almejava anunciar a salvação àqueles que o ouviam.

Das mesas ao martírio

O servo de mesas, cheio do Espírito Santo e de graça, se tornou um servo de milagres e corajoso pregador. E assim, de novo, Deus escolheu as coisas que não são para humilhar as que são e demonstrar seu poder e sua glória.

Que recompensa a obediência traz?

Se obedecermos ao chamado de Deus para servi-Lo em Sua missão, que recompensa ganharemos? Alguns ensinam que a obediência a Deus nos trará segurança, riqueza e saúde. A sociedade nos verá como cidadãos bons e respeitáveis. Se fizermos o bem para Deus e para as pessoas, obteremos o bem de Deus e das pessoas. Mas isso é verdade?

Histórias transformadas

A verdade é que se autoridade fosse nossa, a mensagem de Cristo estaria perdida. E o grande milagre é que apesar de nós, o Espírito Santo ainda muda histórias. Para Cristo agir através de nós, Ele primeiro age em nós. A questão é: “você está se permitindo ser moldado pelo Espírito Santo?”.

Acabou! E agora?

É no exercício diário das nossas tarefas e na resolução constante de nossos problemas que vamos ganhando a força que a perseverança nos traz. Uma força que, integrada à nossa personalidade, nos deixará inevitavelmente mais maduros e íntegros.

A Estrela

Deus já havia prometido ao seu povo que um dia uma criança viria ao mundo para mostrar a todos o quanto o Criador nos amava. E quando então chegou a hora do menino nascer, os seres celestes celebraram como nunca antes: uma nova era estava começando. Um novo e verdadeiro caminho para os homens poderem desfrutar da comunhão plena com o seu Senhor.

Vivendo com a Bíblia

Um crescimento saudável dos cristãos e das igrejas passa por algo simples e essencial: leitura diária da Bíblia. Um discípulo de Jesus se alimenta da Palavra! Agora, uma notícia simples e animadora: se lermos a Bíblia 15 minutos ao dia, a leremos toda em um ano!

Cultura e Espírito Santo

Nossa vida cristã não pode ser algo independente. Precisamos levar o evangelho a pessoas de dentro e fora da nossa cultura. Precisamos tornar as boas novas de Cristo conhecidas em nosso ambiente de trabalho, faculdade e lugares que frequentamos. Para isso, precisamos da ação do Espírito Santo.

Que me impede?

Que me impede?

O que nos impede de fazer parte da missão que Deus confiou a sua igreja? Quando Deus pergunta, como o fez a Isaías, “quem enviarei?”, é muito mais fácil responder “Eis ali o meu irmão. Envia a ele”, do que, como Isaías, “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6.8).

ler mais

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

[egoi-simple-form id="213034"]

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.