Certa vez aprendi um ditado que diz que: “texto fora do contexto é pretexto”. Essa era a máxima para evitar heresias e não falar besteira, pois fui ensinado a não interpretar um versículo bíblico fora do contexto. No texto de Mateus 28.19-20 temos uma amostra disso. O texto fala sobre a “Grande Comissão”, e costumamos falar sobre o trecho “vão e façam discípulos de todas as nações”. Precisamos entender que os desafios evangelísticos do Novo Testamento, como o exemplo citado acima, não são simplesmente para compartilhar a fé, mas são chamados para a plantação de igrejas.
Jesus, no texto de Mateus 28.19-20, não somente convoca seus discípulos para fazerem outros discípulos, mas diz para que façam discípulos, batizem e ensinem. No livro de Atos, o batismo significa incorporação à uma comunidade de fé e adoração (At 2.41-47).
Segundo Ed Stetzer, “as primeiras igrejas obedeceram à Grande Comissão plantando novas igrejas em cumprimento às suas atribuições de discipular, batizar e ensinar que deflagrariam o processo de multiplicação da plantação de um número cada vez maior de igrejas”.
A leitura do livro de Atos nos mostra como os primeiros cristãos cumpriam esse mandato de Jesus de fazer discípulos, batizar e ensinar. Nos sete primeiros capítulos há um relato sobre a igreja em Jerusalém e como os primeiros convertidos desenvolviam sua fé. A partir do capítulo 8, depois da perseguição encadeada pela morte de Estevão, os discípulos foram dispersos, e por onde eles passavam o evangelho era pregado. Assim, várias igrejas foram plantadas naquela região e além dela.
Com base nesses textos do livro de Atos, Ed Stetzer escreve: “Plantar novas igrejas não era um conceito novo e extraordinário para os crentes zelosos. Pelo contrário, fundar igrejas era expressão normal da missiologia neotestamentária. A plantação intencional de igrejas, sob a direção do Espírito Santo, era o método das primeiras igrejas”.
O missiólogo Ronaldo Lídorio nos diz que “a forma mais eficaz para influenciar permanentemente um país é através de suas maiores cidades, e a forma de influenciar mais permanentemente uma cidade é plantar igrejas em tal cidade”.
Nosso chamado, como discípulos, não é somente para fazer discípulos, mas também para batizar e ensinar. Ou seja, nosso chamado é para plantar igrejas!
Na Grande Comissão, Jesus não somente convoca seus discípulos para fazerem outros discípulos, mas diz para que façam discípulos, batizem e ensinem. Os desafios evangelísticos do Novo Testamento não são simplesmente para compartilhar a fé, mas são chamados para a plantação de igrejas.
Mauro Westphal – coordenador da Missão Zero

Aproveite as oportunidades
“…aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” Colossenses 4.5
Discipulado de mulheres é algo que a Jana sempre desejou fazer. E uma maneira que Deus abriu as portas foi através da costura.
Começamos o projeto em 2020. Por falta de recursos para este projeto, não pudemos realizá-lo de novo, pois entregamos as máquinas para abençoá-las ao final do curso, como forma de trazer novas oportunidades e dignidade para elas.
Este ano Deus abriu as portas! Conseguimos comprar todas as máquinas, tecidos … Que alegria! Um privilégio poder crescermos na fé e compartilharmos de Cristo com mulheres com uma vida tão árdua. Algumas nunca pegaram em uma tesoura. A concentração e o desejo de aprender está estampado nos olhos.
Todos os dias começando com o discipulado e depois temos a aula de costura.
Orem por elas! Para que conheçam a Cristo e possam ter suas vidas transformadas pelo evangelho.
Obrigada por aqueles que ofertam nas nossas vidas e, assim, os projetos possam continuar acontecendo em Madagascar! Trabalhemos enquanto é dia!
Que o nome de Cristo seja conhecido e glorificado!!

Missão em um parágrafo – Ribeirinhos
“Não sabia sobre a história de Débora na bíblia” e “Não conhecia nada sobre Dorcas” foram as palavras de algumas mulheres na comunidade em Vila Dedé. Elas estão muito interessadas em estudar sobre as mulheres da Bíblia.
Todos os sábados fazemos estudos. Tem sido uma benção ver o quanto elas desejam aprender com essas personagens. Deus seja louvado sempre!
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.