Certa vez aprendi um ditado que diz: “texto fora do contexto é pretexto”. Essa era a máxima para evitar heresias e não falar besteira, pois fui ensinado a não interpretar um versículo bíblico fora do contexto. No texto de Mateus 28.19-20 temos uma amostra disso. O texto fala sobre a “Grande Comissão” e costumamos usar a parte de “vão e façam discípulos de todas as nações”. Precisamos entender, no entanto, que os desafios evangelísticos do Novo Testamento, como o exemplo citado acima, não são simplesmente para compartilhar a fé, mas são chamados para a plantação de igrejas.

Jesus, no texto de Mateus 28.19-20, não somente convoca seus discípulos para fazerem outros discípulos, mas diz para que façam discípulos, batizem e ensinem. No livro de Atos o batismo significa incorporação à uma comunidade de fé e adoração (At 2.41-47).

Segundo Ed Stetzer “as primeiras igrejas obedeceram à Grande Comissão plantando novas igrejas em cumprimento às suas atribuições de discipular, batizar e ensinar que deflagrariam o processo de multiplicação da plantação de um número cada vez maior de igrejas”.

 A leitura do livro de Atos nos mostra como os primeiros cristãos cumpriam esse mandato de Jesus de fazer discípulos, batizar e ensinar. Nos sete primeiros capítulos há um relato sobre a igreja em Jerusalém e como os primeiros convertidos desenvolviam sua fé. A partir do capítulo 8, depois da perseguição encadeada pela morte de Estevão, os discípulos foram dispersos e por onde eles passavam o evangelho era pregado. Assim, várias igrejas foram plantadas naquela região e além dela.

Com base nesses textos do livro de Atos, Ed Stetzer escreve: “Plantar novas igrejas não era um conceito novo e extraordinário para os crentes zelosos. Pelo contrário, fundar igrejas era expressão normal da missiologia neotestamentária. A plantação intencional de igrejas, sob a direção do Espírito Santo, era o método das primeiras igrejas”.

O missiólogo Ronaldo Lídorio nos diz que “a forma mais eficaz para influenciar permanentemente um país é através de suas maiores cidades, e a forma de influenciar mais permanentemente uma cidade é plantar igrejas em tal cidade”.

Nosso chamado, como discípulos, não é somente para fazer discípulos, mas também para batizar e ensinar. Ou seja, nosso chamado é para plantar igrejas!

Mauro Westphal

Por Missão Zero

quarta-feira, 12 agosto 2020
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Somente a Escritura

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A Missão Zero terá uma alteração importante na forma de trabalho. Multiplicamos! Contamos agora com uma equipe mais ampla de pessoas muito bem qualificadas no que fazem, e que viverão o ministério covocacionado também na secretaria da MZ. Saiba mais sobre esses Novos Rumos por meio do vídeo e do informativo que preparamos.

Educação na teologia missional

Nossa pedagogia tem frequentemente sido altamente racional; eu tenho conteúdo, o comunico a você; você memoriza, escreve em um papel em uma prova e aí está: boa educação. Bem, existem muitas pessoas que podem fazer isso e não se tornarem bons pastores. Eu acho que nós precisamos encontrar uma pedagogia que é mais orientada ao discipulado.

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Entender a Cristo como criador de todas as coisas, governante da história, sustentador de todas as coisas, reconciliador do mundo, o juiz final, o que será conhecido como Senhor de tudo e que já está reinando à direita de Deus – e que devemos submeter toda nossa vida ao Cristo que vive – esse é o Cristo que precisamos entender, conhecer, amar e servir.

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É importante perceber que um ídolo é quando nós começamos a pegar algo bom da criação e orientamos nossas vidas em comunidade ao redor disso. Começamos a organizar todas as instituições e costumes das nossas vidas em torno desse ídolo, e então o ídolo, através de poder demoníaco e do que está em nossas cabeças, nos domina, nos agarra, nos escraviza e nos destrói.

A História que dá sentido a tudo

A Bíblia começa na criação e termina na nova criação. Ela mostra o significado da história do mundo, o propósito dessa história, e o objetivo disso. Nós encontramos isso revelado e centrado principalmente na pessoa de Jesus Cristo.

Igreja missional ou missionária?

Em Gênesis 12.2-3, a palavra “abençoar” tem um senso de “ser restaurado à humanidade plena”, onde o deleite e prosperidade do que significa ser humano é restaurado. Nós somos salvos do pecado e da miséria do mal. Quando somos abençoados, não é apenas para nosso bem, mas para abençoar outros.

Não é sacrifício. É privilégio!

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