Lyon – França

MISSÃO UNIVERSITÁRIA LYON

O Projeto França visa implantar, a partir de setembro de 2017, um trabalho focando em estudantes universitários em Lyon, visto que as comunidades da Igreja Protestante Unida, na cidade, têm grandes dificuldades em alcançar o público nesta faixa etária (entre 18 e 25 anos), em meio ao contexto do “secularismo francês”. A estratégia do Projeto inclui utilizar um “ambiente neutro” de um centro cultural, chamado Espaço Bancel, localizado próximo às residências estudantis, já que, normalmente, as universidades não permitem “trabalho de cunho religioso” dentro de seus prédios. Uma exceção é a Universidade Católica de Lyon, onde a EPUdF já mantem parceria, desde 2016, para realização do Curso Alpha em seus campi.

PARCERIA INTERNACIONAL

Em 2015, o Movimento Encontrão (ME) recebeu a proposta de enviar um casal de missionários para a Europa, para viver uma experiência de 1 ano de trabalho junto à Igreja Protestante Unida da França (EPUdF). A expectativa era de que a experiência pudesse resultar em algum projeto de parceria. Tal proposta aconteceu por meio da Sociedade Missionária Norueguesa (NMS), parceira do ME e, também, parceira de longa data da igreja na França. Assim, a NMS tinha o conhecimento da necessidade da EPUdF de encontrar obreiros para seu desenvolvimento como denominação e para o desenvolvimento de novos projetos.
Por terem um perfil para trabalho internacional, experiência liderando uma comunidade e disposição para o envio, Mariana Erhardt e Mateus Pereira foram convidados para a empreitada. Eles foram, então, designados para auxiliarem a pastora Caroline Schrumpf e os outros líderes da EPUdF na cidade de Nantes, no oeste da França, onde permaneceram de outubro de 2015 a outubro de 2016. Durante este tempo, dedicaram-se ao aprendizado da língua francesa e ao conhecimento da cultura do país, enquanto trabalhavam principalmente com os adolescentes e os jovens da igreja, pequenos grupos, curso Alpha e grupo de louvor.
Neste período, o Movimento Encontrão, por meio da Missão Zero, e as outras duas organizações (NMS e EPUdF), discutiram sobre o desenvolvimento de projetos futuros em conjunto. futuros em conjunto.

 

A CIDADE

Lyon foi a localidade escolhida para a realização do projeto. É o segundo maior aglomerado urbano da França, com 2.237.676 habitantes. É também a segunda cidade universitária, com mais de 144.500 alunos distribuídos nas suas 4 universidades e 54 faculdades. Cada ano, cerca de 15.000 novos universitários vão estudar em Lyon, oriundos de diversas regiões do país, devido ao sistema de ingresso no ensino superior, e também de vários paises do mundo.
Assim, Lyon é uma cidade polo, que atrai estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de diversas áreas. Ou seja, é uma cidade centro, para onde vão e de onde saem várias pessoas de influência nacional e mesmo mundial.

A FRANÇA

° População: 66,736,000
° Católicos: 50 – 55%
° Agnósticos/Ateus: 20 – 30%
° Muçulmanos: 6 – 7%
° Protestantes: 2 – 3%

COMO VOCÊ PODE PARTICIPAR

ORE: Ore para que haja uma boa integração dos missionários com a equipe local e um bom relacionamento entre as organizações parceiras (MZ, NMS e EPUdF); para que Deus seja o centro e o orientador de todas as decisões; para que pessoas tenham suas vidas transformadas pelo trabalho; para que o Senhor providencie o sustento e a futura viabilidade financeira para que o ministério com universitários em Lyon dê  frutos à longo prazo.

DIVULGUE: Compartilhe sobre missões em sua igreja local, grupo caseiro, célula, etc. Muitas vezes os missionários sozinhos não conseguem visitar muitas pessoas e comunidades para falar sobre seu trabalho. Quanto mais pessoas conhecerem o projeto, mais pessoas poderão orar e apoiá-lo.

ESCREVA: Mariana e Mateus estarão longe de suas famílias e da maioria de seus amigos e receber mensagens, por internet ou correio, é uma grande demonstração de carinho e fonte de motivação para o trabalho missionário.

VISITE: Conhecer a missão “in loco” dá uma ideia mais precisa sobre os desafios missionários, que não são somente aqueles enfrentados por Mateus e Mariana, mas sim os de toda a Igreja de Cristo. É possível ajudar na procura de passagens para a França com preços mais acessiveis e também providenciar hospedagem em Lyon.

CONTRIBUA FINANCEIRAMENTE:
Para realizar a missão é necessário enviar, ir e também sustentar. Por isso, precisamos de irmãos que compartilhem essa visão de alcançar jovens universitários na França e estejam dispostos a sustentar o projeto com quantias regulares à Missão Zero. Você pode se comprometer com valores mensais ou mesmo fazer ofertas pontuais. E, se você gostaria de ajudar mas não tem condições financeiras para fazer isso sozinho, você pode organizar um grupo de amigos da missão com irmãos da sua comunidade local. Entre em contato com a MZ pelo e-mail missao@me.org.br ou pelo fone 41 3302.5120.

 

Notícias do Projeto

Share This