O que me impede? Seja o que for que estejamos nos perguntando, somos geralmente especialistas em listar as impossibilidades. Não podemos fazer parte de algo porque não temos tempo; não podemos descansar e deixar de fazer parte de algo pois somos muito necessários. Há várias razões pelas quais não podemos nos dedicar mais às pessoas próximas de nós, e outras pelas quais não podemos nos dedicar melhor ao nosso trabalho.
O que nos impede de fazer parte da missão que Deus confiou a sua igreja? Quando Deus pergunta, como o fez a Isaías, “quem enviarei?”, é muito mais fácil responder “Eis ali o meu irmão. Envia a ele”, do que, como Isaías, “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6.8). De alguma forma tudo aquilo que Jesus nos enviou a fazer é mais fácil de ouvir do que de colocar em prática. É algo que está tão perto, às vezes na pregação ouvida e na leitura bíblica, e ainda assim tão longe, que não parece que é conosco, comigo.
No capítulo 8 de Atos um anjo do Senhor diz a Filipe: “Vá para o Sul”. No versículo seguinte encontramos a sua resposta: levantou e partiu! Não há registros daquilo que podia impedir Filipe de responder a essa ordem. Ele foi. Ora, ele também era humano. Com certeza ele tinha os seus próprios planos, as suas próprias dúvidas e os seus medos, e não era diferente de nós. Filipe tinha acabado de presenciar a morte de Estevão, que tinha sido escolhido junto com ele para servir as mesas (Atos 6.5). A própria morte de Estevão tinha desencadeado grande perseguição contra a igreja, e por consequência contra Filipe (Atos 8.1).
Ao responder esse chamado de Deus, Filipe encontrou um etíope que estava lendo a Palavra, mas não a entendia. Ele lhe pregou o Evangelho e recebeu uma resposta do etíope: “o que me impede de ser batizado?”. A pergunta não foi feita de uma forma negativa, como de quem quer falar dos motivos pelo qual não podia ser batizado. A pergunta foi quase retórica, não imaginando qualquer resposta negativa. O Espírito Santo guiou Filipe, ele foi na direção que tinha sido enviado e teve o privilégio de anunciar as boas novas e presenciar a conversão e o batismo de uma pessoa que antes nem conhecia.
O que me impede? Será preciso que um anjo me diga também a direção? Jesus Cristo já nos enviou para fazer discípulos, batizar no nome do Deus triúno e ensinar (Mateus 28.20), e recebemos poder com a presença do Espírito Santo (Atos 1.8). Aonde colocaremos isso em prática? Muitas vezes mais perto do que imaginamos, outras mais longe do que ousamos imaginar. Que possamos, assim como o etíope, usar a frase “O que me impede?” de forma positiva, não procurando uma resposta com uma gigantesca lista de motivos, mas sim um: “nada me impede. Envia-me a mim!”
Por Missão Zero

Novos Desafios, Novos Horizontes
Juntos podemos enfrentar novos desafios e alcançar novos horizontes na missão de Deus!

Um Ensaio sobre o Amor Multicultural
Um ensaio sobre o amor missionário, que se importa com o outro, se doa, e leva o amor de Deus aos diferentes povos, línguas e nações.
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.