Se obedecermos ao chamado de Deus para servi-Lo em Sua missão, que recompensa ganharemos? Alguns ensinam que a obediência a Deus nos trará segurança, riqueza e saúde. A sociedade nos verá como cidadãos bons e respeitáveis. Se fizermos o bem para Deus e para as pessoas, obteremos o bem de Deus e das pessoas. Mas isso é verdade?

Lucas está nos contando, em Atos 4, a história da igreja primitiva. Enquanto estavam no templo em Jerusalém, os discípulos de Jesus, Pedro e João, curaram um mendigo coxo em nome de Jesus. Uma multidão maravilhada se reúne. Imediatamente, Pedro e João declaram o significado salvador da cura do coxo. Enquanto Pedro ainda está pregando, líderes religiosos e guardas do templo chegam. Muito zangados, eles veem os discípulos como agitadores e hereges. Eles prendem Pedro e João e os jogam na prisão.

Mas o sinal e o sermão têm um efeito poderoso na multidão. Lucas diz: “Muitos que ouviram a mensagem creram”. Surpreendentemente, embora a multidão veja Pedro e João presos, muitos creram.

No dia seguinte, Pedro e João, dois humildes pescadores da classe trabalhadora, estão diante do conselho judaico de 70 homens instruídos e poderosos que deram a Jesus a sentença de morte apenas três meses antes. Eles perguntam: “Com que poder ou em nome de quem fizeram isso?” “Isso” foi a cura do conhecido mendigo paralisado por quarenta anos, mas agora em pé no tribunal com Pedro e João.

O que a maioria das pessoas acusadas faria em um tribunal? Defenda-se! Mas Pedro parte para o ataque! Pedro pergunta o que há de errado em mostrar bondade curando um coxo. Pedro então lhes diz que foi por meio de “Jesus de Nazaré, a quem os senhores crucificaram” que o coxo foi curado. Pedro faz uma afirmação surpreendente. A salvação não é encontrada em mais ninguém, a não ser em Jesus. O nome de Moisés, Maomé, Buda, Krishna não tem poder para salvar. Só Jesus tem o poder de cancelar o pecado, limpar a culpa e a vergonha e nos reconciliar com Deus.  Pedro desafia o tribunal porque está mais preocupado com a salvação deles do que com sua própria segurança.

Há algo estranho aqui. Se os líderes judeus queriam parar com esse novo “ensino herético” sobre a ressurreição, por que não mostraram o corpo de Jesus? Ainda se passaram apenas três meses desde sua morte. Mas os líderes judeus ficaram em silêncio. Eles não negaram a ressurreição porque não podiam! Eles não negaram a cura do aleijado porque não podiam! Confrontado com as evidências, o que esses líderes religiosos fazem a seguir? Eles apoiam os discípulos, abandonam o processo judicial e se juntam a eles no seguimento de Jesus?

Na verdade, ocorreu o contrário. Eles ordenaram que Pedro e João não falassem mais em nome de Jesus! Esses homens religiosos queriam parar o que Deus estava fazendo.

Pedro e João imediatamente desafiaram o tribunal, “Você, a mais alta autoridade religiosa na terra, não fale com a voz de Deus, mas com a voz dos homens! Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos. ”

Aqui está um princípio cristão ao qual nos apegamos. Devemos fazer o que Deus deseja e não o que o homem deseja. Governos, partidos e sociedades podem ver os cristãos como uma ameaça. Por quê? Porque não prestamos lealdade de todo o coração a nenhuma instituição feita pelo homem. Se alguém nos pede para fazer o que vai contra o que Deus ordena, não devemos fazê-lo.

Ao serem soltos, Pedro e João contam à igreja sobre a decisão do tribunal. Então, eles oram juntos ao “Soberano Senhor”. Eles declaram que Deus é o Criador e controlador da natureza. Deus está no controle de reis e governadores, mesmo aqueles que perseguem Seu povo. Deus é Senhor da natureza e da história.

Encorajados com uma visão renovada da grandeza de Deus, eles então pedem duas coisas. O que pediríamos? Proteção? Vingança? Eles oram: “Deus, dá-nos coragem para continuar falando. Deus, continua fazendo os milagres que Tu fazes.” Eles querem a ajuda de Deus para fazer mais daquilo que os colocou em apuros em primeiro lugar!

Então o próprio Deus se junta à reunião de oração, Ele sacode o lugar, eles ficam cheios do Espírito Santo e falam a Palavra de Deus com ousadia. Quando Deus nos enche, seu poder é então manifestado por meio de nossas bocas, seja em oração, seja em testemunho.

Qual é a recompensa pela obediência a Jesus? Compartilhar fielmente o evangelho de Jesus em palavras e ações sempre trará oposição e oportunidade. Deus operou através da cura milagrosa e da perseguição de seu povo para trazer mais pessoas à fé.

Dr Stephen Griffiths – OMF International

Por Missão Zero

quarta-feira, 13 janeiro 2021
Mais da MZ
Somente a Escritura

Somente a Escritura

Assim como nossos pesos e medidas dependem de uma medida padrão, todo ensino na igreja precisa ser aferido na Sagrada Escritura. Todo sermão deve ser conferido pelo ensino da Bíblia. O que não está em sintonia com ela, não é palavra de Deus para nós.

ler mais

Somente Cristo

A igreja tem a dádiva e a tarefa de zelar para que, em todos os tempos, o nome de Jesus Cristo continue sendo proclamado de como o único nome – somente Cristo – que tem o poder de redimir o mundo todo que “que está debaixo do poder do Maligno” (1 Jo 5.19).

Somente a Escritura

Assim como nossos pesos e medidas dependem de uma medida padrão, todo ensino na igreja precisa ser aferido na Sagrada Escritura. Todo sermão deve ser conferido pelo ensino da Bíblia. O que não está em sintonia com ela, não é palavra de Deus para nós.

Somente a Fé

Só quem experimentou o amor pode falar dele e vivê-lo. Por isso, confiar que Deus nos ama torna-nos testemunhas desse amor. Conhecer e experimentar o amor de Deus nos compromete a fazer o mesmo lá onde nossa vida acontece. Por isso o apóstolo escreve que “Somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós”.

A Missão Zero terá uma alteração importante na forma de trabalho. Multiplicamos! Contamos agora com uma equipe mais ampla de pessoas muito bem qualificadas no que fazem, e que viverão o ministério covocacionado também na secretaria da MZ. Saiba mais sobre esses Novos Rumos por meio do vídeo e do informativo que preparamos.

Educação na teologia missional

Nossa pedagogia tem frequentemente sido altamente racional; eu tenho conteúdo, o comunico a você; você memoriza, escreve em um papel em uma prova e aí está: boa educação. Bem, existem muitas pessoas que podem fazer isso e não se tornarem bons pastores. Eu acho que nós precisamos encontrar uma pedagogia que é mais orientada ao discipulado.

A Reforma Protestante e a Igreja Missional

Entender a Cristo como criador de todas as coisas, governante da história, sustentador de todas as coisas, reconciliador do mundo, o juiz final, o que será conhecido como Senhor de tudo e que já está reinando à direita de Deus – e que devemos submeter toda nossa vida ao Cristo que vive – esse é o Cristo que precisamos entender, conhecer, amar e servir.

Os ídolos dos nossos dias

É importante perceber que um ídolo é quando nós começamos a pegar algo bom da criação e orientamos nossas vidas em comunidade ao redor disso. Começamos a organizar todas as instituições e costumes das nossas vidas em torno desse ídolo, e então o ídolo, através de poder demoníaco e do que está em nossas cabeças, nos domina, nos agarra, nos escraviza e nos destrói.

A História que dá sentido a tudo

A Bíblia começa na criação e termina na nova criação. Ela mostra o significado da história do mundo, o propósito dessa história, e o objetivo disso. Nós encontramos isso revelado e centrado principalmente na pessoa de Jesus Cristo.

Igreja missional ou missionária?

Em Gênesis 12.2-3, a palavra “abençoar” tem um senso de “ser restaurado à humanidade plena”, onde o deleite e prosperidade do que significa ser humano é restaurado. Nós somos salvos do pecado e da miséria do mal. Quando somos abençoados, não é apenas para nosso bem, mas para abençoar outros.

Não é sacrifício. É privilégio!

Se a maioria das igrejas que investem em missão e plantação esperassem ter recursos sobrando ou condições para isso, muitos projetos e igrejas que realizam um belíssimo trabalho não existiriam. Pense nisso com carinho.

Discípulo presente

Em cada novo momento da história, Deus chama os discípulos de Jesus para se perguntarem se estão sendo fiéis à missão que ele, Deus, nos confiou. Por isso, a igreja é algo dinâmico, em mudança, na constante busca pela fidelidade a Deus, lembrando que essa fidelidade é para ser vivida no contexto histórico no qual nos encontramos.

O covocacionado na plantação de igrejas

Covocacionados são vistos como pessoas que investem na sociedade, criando serviços, provendo educação ou empregando pessoas. Tal viabilidade gera respeito e abre portas para explicar porque somos diferentes e do porquê escolhemos assumir nossa posição no mercado de trabalho com base em valores bíblicos.

Somente a Fé

Somente a Fé

Só quem experimentou o amor pode falar dele e vivê-lo. Por isso, confiar que Deus nos ama torna-nos testemunhas desse amor. Conhecer e experimentar o amor de Deus nos compromete a fazer o mesmo lá onde nossa vida acontece. Por isso o apóstolo escreve que “Somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós”.

ler mais

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

[egoi-simple-form id="213034"]

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.