O ano de 2020 marcou a nossa existência. Acredito que todas as áreas da sociedade foram, de alguma forma, impactadas pela pandemia da COVID-19. A igreja cristã também precisou rever a forma como estava pregando o Evangelho. Em poucos dias vimos uma migração apressada para o ambiente digital. Quem antes não tinha um canal no Youtube, uma página no Facebook e um perfil no Instagram, passou a ter que se acostumar com essas ferramentas. Sem um planejamento, muitos reproduziram o formato do ambiente físico para o virtual. Tudo certo! O momento pedia essa atitude, pois era necessário correr se quiséssemos continuar pregando o Evangelho.

Um grande problema que vimos acontecer foi esse “Ctrl+C e Ctrl+V” das liturgias de um ambiente para outro. Cultos mais extensos, que só fazem sentido dentro do templo, foram replicados para um ambiente que é muito mais competitivo que o mundo físico. A disputa é com as distrações – além das múltiplas tarefas dentro das casas, temos também a infinidade de conteúdo que a internet oferece. Não estou falando de “disputa” com outras igrejas, porque isso, na verdade, não é um problema, mas uma bênção. Essa competição ocorre com o catálogo tentador da Netflix e dos outros serviços de stream; com as lives de grandes artistas; com os infinitos desenhos animados; etc.

A internet entregou essa facilidade de chegarmos até as casas, porém temos alguns pontos para prestar atenção. Acredito que não podemos partir do pensamento “precisamos falar com todos sobre o Evangelho”, mas sim “com quem vamos falar sobre o Evangelho?”. Já diz um ditado muito famoso da comunicação: “Quem fala para todo mundo não fala para ninguém”. Será que é certo aplicarmos isso para dentro da igreja? O Evangelho não é para todas as pessoas? A resposta que posso dar é sim, e sim. Para ambas as perguntas só posso responder que sim!

O Evangelho é sim para toda a humanidade, sem acepções. O mandato de Jesus Cristo é para fazermos discípulos em todas as nações (Mateus 28.19). Porém, eu insisto em dizer que, se nós não personalizarmos a experiência da comunicação, não chegaremos nem em nossos vizinhos. É necessário entendermos com quem estamos falando, conhecer nosso público-alvo, enxergar suas dores e seus sonhos. Isso tudo para que possamos encontrar os melhores meios de comunicar a Palavra.

Paulo já havia feito isso! Ele se fez “tudo para com todos” (Leia 1 Coríntios 9.19-22). O próprio Deus, em Jesus, também fez isso! Não é o Cristo uma tradução do amor de Deus para a nossa linguagem humana? Voilà! Chegamos na palavra-chave: tradução. Essa sempre foi a nossa tarefa: traduzir o Evangelho para dentro da realidade das pessoas. E hoje, ainda mais, para dentro da realidade virtual, onde nossas igrejas se encontram massivamente. Além de conhecer as ferramentas online que temos, precisamos estar por dentro do que as pessoas estão vivenciando; em quais redes sociais elas estão presentes; quais assuntos mais as interessam; e por aí vai!

Se me permitem, quero ainda atualizar uma frase do teólogo Karl Barth. Ele dizia que “é preciso segurar numa mão a Bíblia e na outra o jornal!”. Hoje, eu diria, que “é preciso segurar numa mão a Bíblia e na outra o seu smartphone” – temos aí as ferramentas para alcançar a humanidade com a Palavra do nosso Senhor. Não é só copiar e colar a liturgia do culto. Não é só divulgar agenda em nossas redes sociais. Que o nosso Senhor nos abençoe e nos inspire a sermos criativos nessa tradução tão necessária.

*Pedro é Comunicador digital na IECLB Itajaí/SC – @pedrori

Pedro Rolfsen Ittner

Por Missão Zero

quarta-feira, 09 junho 2021
Mais da MZ

A graça de Deus e o povo Bara

A história de Bona e a graça de Deus sobre o povo Bara.

Novos Desafios, Novos Horizontes

Juntos podemos enfrentar novos desafios e alcançar novos horizontes na missão de Deus!

Um Ensaio sobre o Amor Multicultural

Um ensaio sobre o amor missionário, que se importa com o outro, se doa, e leva o amor de Deus aos diferentes povos, línguas e nações.

De Bara para Bara, cumprindo o ide!

1ª Conferência Missionária Bara: Três dias tivemos o privilégio de reunir dezenas de jovens Bara, crentes de toda a região onde moramos, para desafiá-los a engajarem-se na evangelização de seu próprio povo.

Faça parte do Multiplique!

Cresça em seu desenvolvimento pessoal e vocacional.
É hora de servir no Reino de Deus para juntos plantar igrejas e fortalecer comunidades.
Está pronto para dar o próximo passo na sua jornada de fé? O Multiplique está aqui para guiar você nessa missão!

Projeto missionário com a JUVEP – Faça parte!

Missão Zero está apoiando o 77° Projeto Missionário de Férias da Missão JUVEP que acontecerá na cidade de São José de Princesa- PB, de 05 a 22/01/2024

Eu quero acreditar em quem você acredita

Não entendi essas palavras na hora de ouvi-las. Por um instante pensei que talvez fosse uma armadilha. Eu tinha retornado ao país depois de mais de 5 anos e estava completamente desatualizada de como a polícia secreta estava operando. Meu amigo podia ser um informante da polícia religiosa. Eu precisava me sentar com ele num lugar onde pudesse indagar mais a respeito. Não é bem-visto pela comunidade local que mulheres solteiras recebam homens em suas casas. Depois de vários dias tentando me encontrar com Cristian, superei meus próprios medos e preconceitos e o convidei para conversar em casa.

Os sinais os acompanhavam

Conforme pregamos e anunciamos a Cristo, sua palavra é confirmada. Tive o privilégio de muitas vezes, ao passar o filme Jesus, poder ver tais ocorrências, especialmente onde o evangelho está sendo proclamado pela primeira vez. Não foi diferente desta vez!
Durante o dia visitamos as famílias. Compartilhamos do evangelho e, no fim do dia, passamos o filme Jesus. Começamos o filme, a vila estava lá para assistir, de repente ouvimos um barulho. Já sabia: “tiros” – os ladrões de gado estão aqui! Algumas pessoas saíram correndo. Mais tiroteio….
A pessoas estava com os corações quebrados, mas o entendimento veio, o Espírito atuou e a palavra se confirmou com sinais, da necessidade do evangelho para mudar a realidade, de que a vida que levam não é o que Deus planejou.

Deus está trabalhando!

Queridos Irmãos, que a paz de Cristo esteja convosco!
Nesta última segunda-feira, celebramos a “Fety Pentecoste” aqui em Madagascar (A celebração de Pentecostes).
Depois de um tempo de refrigério e treinamento, nossos dias voltaram a ser muito ocupados novamente.
Deus está trabalhando!!!!
Obrigado por nos ajudar. Sem a sua oração e ajuda financeira não conseguiríamos.
Obrigado por ouvir o Espírito Santo.

Aproveite as oportunidades

“…aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” Colossenses 4.5

Discipulado de mulheres é algo que a Jana sempre desejou fazer. E uma maneira que Deus abriu as portas foi através da costura.
Começamos o projeto em 2020. Por falta de recursos para este projeto, não pudemos realizá-lo de novo, pois entregamos as máquinas para abençoá-las ao final do curso, como forma de trazer novas oportunidades e dignidade para elas.
Este ano Deus abriu as portas! Conseguimos comprar todas as máquinas, tecidos … Que alegria! Um privilégio poder crescermos na fé e compartilharmos de Cristo com mulheres com uma vida tão árdua. Algumas nunca pegaram em uma tesoura. A concentração e o desejo de aprender está estampado nos olhos.
Todos os dias começando com o discipulado e depois temos a aula de costura.
Orem por elas! Para que conheçam a Cristo e possam ter suas vidas transformadas pelo evangelho.
Obrigada por aqueles que ofertam nas nossas vidas e, assim, os projetos possam continuar acontecendo em Madagascar! Trabalhemos enquanto é dia!
Que o nome de Cristo seja conhecido e glorificado!!

Missão em um parágrafo – Ribeirinhos

“Não sabia sobre a história de Débora na bíblia” e “Não conhecia nada sobre Dorcas” foram as palavras de algumas mulheres na comunidade em Vila Dedé. Elas estão muito interessadas em estudar sobre as mulheres da Bíblia.
Todos os sábados fazemos estudos. Tem sido uma benção ver o quanto elas desejam aprender com essas personagens. Deus seja louvado sempre!

Obedeça a Deus e deixe as consequências com Ele

Em um dos dias e momentos mais difíceis do ministério, me deparei com essa frase, em um dos melhores livros que tive o privilégio de ler nos últimos tempos: “Obedeça a Deus e deixe as consequências com Ele” (Andy Stanley).
Quando nos dispomos a obedecer ao chamado de Deus em qualquer área de nossas vidas, as trevas se levantam para tentar de alguma forma nos paralisar, nos fazer recuar e desistir.

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

[egoi-simple-form id="213034"]

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.