Depois de ouvir um sermão, um engenheiro me ligou para perguntar: “Existe controle de qualidade na igreja?”. Eu lhe respondi que sim, e ele pediu que lhe explicasse como este funciona.

Comecei com algo conhecido: “Como você tem certeza de que suas medições são exatas?”. Ele respondeu: “Porque uso ferramentas certificadas pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas”. Eu continuei a indagar: “E como saberei que estas medidas são corretas?”. “Porque o instituto se baseia no metro padrão guardado em Paris”.

“Pois bem”, continuei, “assim como nossos pesos e medidas dependem de uma medida padrão, todo ensino na igreja precisa ser aferido na Sagrada Escritura. Todo sermão deve ser conferido pelo ensino da Bíblia. O que não está em sintonia com ela, não é palavra de Deus para nós”.

Em relação à comparação com pesos e medidas, o gabarito bíblico apresenta duas diferenças:

(1) O “metro padrão” foi feito por cientistas franceses em 1799, mas a Bíblia não é produto da iniciativa humana. Ela foi inspirada pelo próprio Senhor (2Tm 13.16s) e registra o que, numa longa história, pessoas experimentaram com Deus (1Jo 1.1-4; 2 Pe 1.16-21; Hb 1.1-4).

(2) Enquanto que a exatidão de medidas é tarefa de especialistas, a aferição das mensagens na igreja pode ser feita por cada ouvinte! Os que ouviam Paulo em Bereia examinavam “todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo” (At 17.11). O que valeu para o apóstolo, continua valendo para os pregadores de hoje!

No propósito de conferir a qualidade do anúncio do evangelho preste atenção em três aspectos:

(1) Mesmo que contenha 66 livros escritos em muitos séculos, a Bíblia narra uma única história de Deus com a humanidade. Esta iniciou com a criação. Segue-se a rebelião humana contra seu Criador. Depois Deus iniciou com Abraão seu projeto de resgate pela morte e ressurreição de Jesus e que será completado na segunda vinda dele. – Por isso confira se a mensagem ouvida se encaixa nesta história da salvação.

(2) Todo anúncio cristão deve priorizar o que Deus fez por nós por meio de seu filho. Por isso, veja se o sermão destaca o que Cristo fez por nós e não o que nós fazemos por ele.

(3) Toda mensagem na igreja precisa expor-nos à santidade (lei) de Deus e revelar nossa falta de fé e obediência a fim de que percebamos a necessidade da sua graça e perdão (evangelho).

Em resumo: O grito de guerra “somente a Escritura” convida-nos a entender a história de Deus com a humanidade; a reconhecer o que seu Filho fez por nós e a enxergar que precisamos do seu socorro.

Martin Weingaerter 

quarta-feira, 13 outubro 2021
Mais da MZ
Semana intensa entre os Bara

Semana intensa entre os Bara

Grandes coisas tem feito o Senhor entre o povo Bara. A semana foi intensa, mas muito gratificante, com muitas atividades e evangelismo.

ler mais

Missão em um Parágrafo – França

Leia as últimas notícias da Mission Jeepp, em Lyon/França e do casal de missionários, Mateus e Mariana.

Semana intensa entre os Bara

Grandes coisas tem feito o Senhor entre o povo Bara. A semana foi intensa, mas muito gratificante, com muitas atividades e evangelismo.

Missão em um Parágrafo – África

Em nossa ilha, na África, temos tido semanas de muitas interações interessantes, com o grupo de homens e com o trabalho da Rafaela, na escola.

Missão em um Parágrafo – Caminho

O ministério “Trilhando a Caminho” quer ser uma ponte que liga pessoas e as conecta, enquanto trilha os morros da capital gaúcha.

Missão em um Parágrafo – Iguatu

Nossa sociedade precisa de mais referenciais da glória e do caráter de Deus. Nossa missão, em Iguatu/CE, é amar, conectar e cuidar de pessoas, refletindo o caráter de Cristo.

Missão em um Parágrafo – Treze Tílias

Saiba mais sobre os pequenos grupos, do projeto de plantação de igrejas, em Treze Tílias/SC. É muito bom ver o mover de Deus!

Missão em um Parágrafo – Parnaíba

Saiba um pouco sobre os primeiros cinco meses deste novo projeto de plantação de igrejas em Parnaíba, Piauí.

Deus tem alcançado o povo Bara

Deus tem alcançado o povo Bara de diversas formas. Leia sobre as conversões que aconteceram através de um professor. Ore por esse ministério, pelos missionários e pelo povo Bara.

Newsletter – 1º Trimestre 2022

Seguem notícias do 1º trimestre de 2022: Início de novas turmas no Programa Multiplique, novo projeto de plantação de igrejas em Parnaíba/PI e a Campanha de Ofertas 1 + 1 = Muitos.
Saiba mais!

Retornando para Madagascar

“Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha?” ‭‭Ester‬ ‭4:14‬

A família Basso voltou para Madagascar.
Nas últimas notícias eles falam sobre a fidelidade no chamado e como sentem-se em casa e felizes pelo retorno.
Também contam sobre a renovação do visto, reuniões, sua chegada na capital, após a passagem de um ciclone, a ajuda para entrega de alguns alimento para as vítimas atingidas, podendo anunciar as boas novas.
Havia a possibilidade de novo ciclone, mas que não foi para a capital, porém destruiu vilas ao Sul.

Clique aqui e leia a carta na íntegra, que está repleta de detalhes!!!

Somente a Graça

Quando a mensagem dos reformadores começou a ecoar no norte do velho continente, homens e mulheres se viram desafiados a lançarem mão de suas estruturas societais como meios salvíficos para retornarem ao centro da simples e poderosa mensagem do Evangelho de Jesus Cristo – a salvação é concedida somente pela graça Divina, por meio da fé em Cristo.

Somente Cristo

A igreja tem a dádiva e a tarefa de zelar para que, em todos os tempos, o nome de Jesus Cristo continue sendo proclamado de como o único nome – somente Cristo – que tem o poder de redimir o mundo todo que “que está debaixo do poder do Maligno” (1 Jo 5.19).

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

[egoi-simple-form id="213034"]

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.