Você já escutou a frase: “eu tenho fé que a saúde de fulano vai melhorar”?. O que no fundo essa frase está dizendo é “eu confio que…”. A fé tem a ver com confiar, base para toda e qualquer relação. Nós nos associamos a outras pessoas, fazemos alianças, porque confiamos. Sem confiança não há como duas ou mais pessoas caminharem juntas. Na relação com Deus acontece o mesmo. Por isso, o escritor bíblico diz: “sem fé ninguém pode agradar a Deus” (Hebreus 11.6). Noutras palavras, a confiança em Deus é a base para lhe agradar.

Mas de onde vem essa fé, essa confiança que agrada a Deus? O apóstolo Paulo afirma: “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo”. (Romanos 10.17). A mensagem de Cristo é que Deus nos ama incondicionalmente e intensamente ao ponto de morrer por nós. Uma figura bíblica que coloca em destaque essa mensagem é a parábola do Filho Pródigo (Lucas 15.11-32). É o amor incondicional do pai que recebe, abraça e perdoa o filho que escolheu caminhos de vergonha e imprudência. Ouvir de Cristo que Deus nos acolhe e recebe sem considerar as nossas falhas, planos frustrados e caminhos distorcidos faz surgir em nós uma confiança. Saber, pela mensagem do evangelho, que Deus nos ama, sem interesse e segundas intenções, faz nascer em nós, além de uma gratidão, a fé. Essa fé, a confiança nesse amor, leva a nos jogar confiantes nos braços de Deus, na certeza de que ele nos acolhe, perdoa, restaura e coloca no caminho do discipulado, vivenciado em comunidade de irmãos e irmãs.

E como fazer crescer a fé, essa confiança em Deus? Na verdade, quanto mais escutamos Cristo falar sobre o amor de Deus, mais somos conduzidos a confiar em Deus. Nisso consiste o discipulado. Junto a irmãos e irmãs ouvir a palavra de Jesus Cristo para crescer na confiança em Deus. Isso é o que fazemos nos cultos, estudos bíblicos e demais grupos comunitários. Eles são espaços para escutar Cristo e assim confirmar uma e outra vez que Deus nos aceita assim como somos.

Mas essa é a única finalidade da fé? Alguém diz que sem discípulos e discípulas não há missionários ou missionárias. Isto é uma verdade! Só quem experimentou o amor pode falar dele e vivê-lo. Por isso, confiar que Deus nos ama torna-nos testemunhas desse amor. Conhecer e experimentar o amor de Deus nos compromete a fazer o mesmo lá onde nossa vida acontece. Por isso o apóstolo escreve que “Somos embaixadores (e embaixadoras) em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós”. (2 Coríntios 5.20).

Então, buscamos crescer na confiança em Deus, além do benificio pessoal, principalmente para semear, com palavras e ações, a mensagem de Cristo: que Deus ama este mundo incondicionalmente.

Para finalizar, é a fé, como confiança, que possibilita um vínculo com Deus, apesar das incertezas; é a fé que confia, que acolhe a palavra que vem de Deus, que orienta o nosso viver; é a fé que nos faz acreditar em Deus e sua bondade, apesar das adversidades da vida; é a fé que nos faz descansar nas promessas de Deus que nutrem a esperança.

Pedro Puentes 

secretario de missão da IECLB

sexta-feira, 04 outubro 2019

Mais do ME

9 elementos essenciais da missão – 3: Missão como mediação da salvação

A salvação vem do Senhor, diz Jonas 2.9, e ele está fazendo parte dela por meio de nós. Entre o Reino de Deus já presente e que ainda há de se consumar, nos resta apenas uma ordem: envolver-se no ministério da salvação!

9 elementos essenciais da missão – 2: Missão como Missio Dei

A Missão, em primeira ordem, é de Deus. Ele mesmo é que está em missão e é dele o maior interesse na missão. Ele reconcilia o homem consigo e concede a esses que foram perdoados e receberam nova vida o privilégio de fazer parte dessa obra.

9 elementos essenciais da missão – 1:Missão como Igreja com os outros

A igreja não é criadora ou objetivo da missão, mas instrumento dela. Dessa forma, a igreja é missionária em sua essência, pois o seu propósito é fazer parte da missão de Deus no mundo.

2 bons propósitos para 2020

Sempre temos muitos propósitos quando um novo ano se inicia. Alguns deles podem ser emagrecer, fazer exercícios físicos, economizar mais, crescer profissionalmente, viajar mais, passar mais tempo com a família, aprender uma língua e muitas outras coisas.

3 passos para uma noite especial: Passo 3 – Prepare uma pequena mensagem

A mensagem pode ser um breve testemunho de sua vida de fé ou uma breve explicação sobre o real significado do natal. Nesse momento você pode compartilhar que no natal é comemorado o nascimento de Jesus, quando Deus se fez homem para salvar a humanidade, e tudo isso para demonstrar o quanto Deus ama todas as pessoas.

3 passos para uma noite especial: Passo 2 – Reconcilie-se!

Perdoar não é fácil. C.S. Lewis certa vez escreveu que “todos pensam que o perdão é uma linda ideia, até que tenham que perdoar alguém”. Ainda assim, Jesus representa o perdão que nos foi dado sem que nós merecêssemos ou antes que tenhamos pedido. Ele mesmo nos ensina como tornar essa difícil tarefa possível por aquilo que Ele fez por nós!

3 passos para uma noite especial: Passo 1 – Ore!

Queremos ajudar você a preparar essa noite tão especial! E, mais do que isso, gostaríamos de convidar você a tornar essa noite, além de inesquecível, marcante na vida e nos corações das pessoas que estarão com você. Estes passos lhe ajudarão a tornar a mensagem do natal clara para os seus convidados.

Educação na teologia missional

nós precisamos conhecer a nossa cultura, pois nunca enviaríamos alguém para outra parte do mundo até que esta pessoa conhecesse bem a cultura, e ainda assim nós enviamos os nossos pastores a culturas que eles não conhecem, pois eles estiveram em briga com a cultura a sua vida inteira. Estudos culturais são fundamentais.

A Reforma protestante e a igreja missional

E importante manter tradições; é uma parte da criação. É importante quando ideias são ganhas pela igreja num período particular de tempo, e então nós precisamos mantê-las. Quando tentamos ser conservadores no sentido de se prender e viver no passado, aí é perigoso. Nós temos que viver no presente, e precisamos perguntar: o que é que existe hoje que precisa ser mudado ou resolvido?

Ídolos dos nossos dias

Uma das coisas que nós temos que perceber é que os ídolos não são coisas individuais que ficam uma ao lado da outra. A idolatria vem em uma embalagem complexa, e a resposta para essa pergunta é a de que existem cinco ou seis ídolos e explicar como eles se desenvolveram em suas histórias particulares.

Missionário Mateus participa de evento da Federação Luterana Mundial

Relato de viagem do Missionário Mateus Pereira: “Estive representando o lado luterano da Igreja Protestante Unida da França, na consulta global da Federação Luterana Mundial intitulada ‘Cremos no Espirito Santo: Perspectivas globais sobre identidades luteranas”.

Metanarrativa bíblica

A Bíblia conta uma história que começa em criação: esse é o começo de toda a história. Ela termina com uma nova criação, no Reino de Deus, na restauração e consumação de todas as coisas. Isso é o final da história cósmica. Nós estamos falando sobre o começo e o fim da história do mundo.

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

[egoi-simple-form id="213034"]

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.