Você já escutou a frase: “eu tenho fé que a saúde de fulano vai melhorar”? O que no fundo essa frase está dizendo é “eu confio que…”. A fé tem a ver com confiar, base para toda e qualquer relação. Nós nos associamos a outras pessoas, fazemos alianças, porque confiamos. Sem confiança não há como duas ou mais pessoas caminharem juntas. Na relação com Deus acontece o mesmo. Por isso, o escritor bíblico diz: “sem fé ninguém pode agradar a Deus” (Hebreus 11.6). Noutras palavras, a confiança em Deus é a base para lhe agradar.
Mas de onde vem essa fé, essa confiança que agrada a Deus? O apóstolo Paulo afirma: “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo”. (Romanos 10.17). A mensagem de Cristo é que Deus nos ama incondicionalmente e intensamente ao ponto de morrer por nós. Uma figura bíblica que coloca em destaque essa mensagem é a parábola do Filho Pródigo (Lucas 15.11-32). É o amor incondicional do pai que recebe, abraça e perdoa o filho que escolheu caminhos de vergonha e imprudência. Ouvir de Cristo que Deus nos acolhe e recebe sem considerar as nossas falhas, planos frustrados e caminhos distorcidos faz surgir em nós uma confiança. Saber, pela mensagem do evangelho, que Deus nos ama, sem interesse e segundas intenções, faz nascer em nós, além de uma gratidão, a fé. Essa fé, a confiança nesse amor, leva a nos jogar confiantes nos braços de Deus, na certeza de que ele nos acolhe, perdoa, restaura e coloca no caminho do discipulado, vivenciado em comunidade de irmãos e irmãs.
E como fazer crescer a fé, essa confiança em Deus? Na verdade, quanto mais escutamos Cristo falar sobre o amor de Deus, mais somos conduzidos a confiar em Deus. Nisso consiste o discipulado. Junto a irmãos e irmãs ouvir a palavra de Jesus Cristo para crescer na confiança em Deus. Isso é o que fazemos nos cultos, estudos bíblicos e demais grupos comunitários. Eles são espaços para escutar Cristo e assim confirmar uma e outra vez que Deus nos aceita assim como somos.
Mas essa é a única finalidade da fé? Alguém diz que sem discípulos e discípulas não há missionários ou missionárias. Isto é uma verdade! Só quem experimentou o amor pode falar dele e vivê-lo. Por isso, confiar que Deus nos ama torna-nos testemunhas desse amor. Conhecer e experimentar o amor de Deus nos compromete a fazer o mesmo lá onde nossa vida acontece. Por isso o apóstolo escreve que “Somos embaixadores (e embaixadoras) em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós”. (2 Coríntios 5.20).
Então, buscamos crescer na confiança em Deus, além do benefício pessoal, principalmente para semear, com palavras e ações, a mensagem de Cristo: que Deus ama este mundo incondicionalmente.
Para finalizar, é a fé, como confiança, que possibilita um vínculo com Deus, apesar das incertezas; é a fé que confia, que acolhe a palavra que vem de Deus, que orienta o nosso viver; é a fé que nos faz acreditar em Deus e sua bondade, apesar das adversidades da vida; é a fé que nos faz descansar nas promessas de Deus que nutrem a esperança.
P. Pedro Puentes – Secretário de Missão da IECLB por 5 anos, hoje Pastor na Paróquia de Sinop/MT
De Bara para Bara, cumprindo o ide!
1ª Conferência Missionária Bara: Três dias tivemos o privilégio de reunir dezenas de jovens Bara, crentes de toda a região onde moramos, para desafiá-los a engajarem-se na evangelização de seu próprio povo.
Faça parte do Multiplique!
Cresça em seu desenvolvimento pessoal e vocacional.
É hora de servir no Reino de Deus para juntos plantar igrejas e fortalecer comunidades.
Está pronto para dar o próximo passo na sua jornada de fé? O Multiplique está aqui para guiar você nessa missão!
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.