“Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar.” – Efésios 2:8-9 (NVT)
Constantemente a humanidade se perde em seus caminhos, não obstante tenta criar para si respostas para suas angústias e meios para a sua própria salvação. Para tanto, lança mão de suas instituições, autoridades, obras, e há casos em que ainda acrescenta a tais esforços a graça salvadora Divina.
Quando a mensagem dos reformadores começou a ecoar no norte do velho continente, homens e mulheres se viram desafiados a lançarem mão de suas estruturas societais como meios salvíficos para retornarem ao centro da simples e poderosa mensagem do Evangelho de Jesus Cristo – a salvação é concedida somente pela graça Divina, por meio da fé em Cristo.
Tal graça, portanto, não é recebida como prêmio pela execução de obras, aliás esforço humano algum pode pagar o seu alto preço. É dom gratuito de Deus, única chave que abre a estreita – e também única – porta que leva os salvos ao Reino de Deus.
Não apenas isso, a graça soberana de Deus em Cristo Jesus, que se apresenta como amorosa mão estendida àqueles que se reconhecem como incapazes de sua própria salvação, também oferece pelo seu derramar em nós os dons necessários para a experimentação do Reino santo aqui e agora – ainda que não em sua plenitude, por causa do pecado que ainda luta dentro de nosso empedernecido ser. Deste modo, a mesma graça que humilha, ao colocar o ser humano como total dependente do favor divino, capacitando-lhe a viver uma vida que o leva a superar suas limitações.
Neste sentido, a graça (charis) que nos concede o próprio dom (charisma) da salvação, nos outorga os dons (charisma) necessários para que sejamos capazes de viver a nova vida que agrada verdadeiramente a Deus. Aliás, o próprio conhecimento necessário à compreensão do Seu caminho, Sua vontade perfeita, é também concedido por Sua maravilhosa graça. Nas palavras de Paulo, apóstolo de Jesus, por meio de seu filho, Deus “[g]enerosamente, derramou sua graça sobre nós e, com ela, toda sabedoria e todo entendimento.” Efésios 1:8. A graça que traz a salvação, também traz a capacitação.
Recebemos a graça e nela podemos crescer, como o próprio Jesus nela crescia diante de Deus e dos homens (Lucas 2:52). Quando palavras de graça saem de nossos lábios, as pessoas se admiram com nosso testemunho (Lucas 4:22; Atos 4:33). Com graça e poder, prodígios podem ser realizados (Atos 6:8). Segundo a graça que recebemos, a consolidação do Reino se torna possível (1 Coríntios 3:10), ainda que continuemos a viver no mundo (2 Coríntios 1:12). Graça que nem mesmos as prisões humanas podem repreender (Filipenses 1:7). A graça que concede consolação e boa esperança (2 Tessalonicenses 2:16). Graça de nos ajuda a esperar (1 Pedro 1:13), e que nos basta para suportar as dificuldades da vida (2 Coríntios 12:9). Enfim, à graça que é multiforme (1 Pedro 4:10).
Que nossos corações recebam, e se fortaleçam nesta graça anunciada e concedida por Deus em Cristo Jesus, relembrada pelos reformadores e que precisa ser anunciada e vivida ainda nos dias atuais!
“Que a graça do Senhor Jesus esteja com todos.” Apocalipse 22:21 (NVT)
Christian Maciel de Britto – professor da FATEV
Novos Desafios, Novos Horizontes
Juntos podemos enfrentar novos desafios e alcançar novos horizontes na missão de Deus!
Um Ensaio sobre o Amor Multicultural
Um ensaio sobre o amor missionário, que se importa com o outro, se doa, e leva o amor de Deus aos diferentes povos, línguas e nações.
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.