Inicio esse texto com números interessantes e surpreendentes para muitas pessoas.  São os dados de uma pesquisa científica feita com 40 mil pessoas¹. Naqueles que leem a Bíblia quatro vezes ou mais por semana, os sentimentos de solidão caem 30%. A amargura nos relacionamentos conjugais e familiares cai 40%. O alcoolismo cai 57%. O compartilhamento da fé sobe 200% e o discipulado aumenta 230%. E veja: cientistas e psicólogos comprovaram a cura de lesões cerebrais físicas, em áreas do cérebro, entre os que leem regularmente a Bíblia! É a comprovação de Salmos 19.7: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma”.

Agora, a pergunta: Como está a leitura bíblica entre os cristãos? Nos Estados Unidos, os cristãos concordam que a Bíblia é a grande fonte de orientação para a vida. No entanto… A maioria não lê, conforme relatos no livro “Vida Simples”, de Thom S. Rainer. Uma pesquisa² aponta que apenas 32% dos evangélicos leem a Bíblia diariamente. Esta é uma questão simples? Sim! Esta é uma questão essencial? Sim! Por isso é o foco deste artigo.

Espero que você já tenha lido o capítulo 3 do livro de Atos. Ali, vemos um personagem que passou por um processo de conhecer a Bíblia (o Antigo Testamento na sua época) e de ser transformado por ela! Falo de Pedro. Em Atos 1.15-22, vemos Pedro pregando com conhecimento bíblico. Em Atos 2 ele aparece como pregador no dia de Pentecostes. Em Atos 3, ele o faz no templo. Em Atos 4, vemos ele pregando diante dos líderes judeus. Sua mente e coração mostram o envolvimento com a Palavra de Deus. O efeito da Palavra também é visível na transformação espiritual de Pedro. Seus medos e negações são gradualmente transformados em coragem e ousadia cristã!

Um crescimento saudável dos cristãos e das igrejas passa por algo simples e essencial: leitura diária da Bíblia! Rick Warren enfatiza isto no livro “Uma Vida com Propósitos”. Ele afirma: “O Espírito de Deus usa a palavra de Deus para nos tornar semelhantes ao Filho de Deus. Para nos tornar semelhantes a Jesus, devemos preencher nossa vida com a sua Palavra”.  Veja: o Espírito Santo usa a Palavra de Deus! Ele também diz: “Milhões de crentes são assolados pela anorexia espiritual, morrendo de fome com a alma subnutrida. Para ser um saudável discípulo de Jesus, alimentar-se da palavra de Deus deve ser a primeira prioridade”. Veja: um discípulo de Jesus se alimenta da Palavra! Agora, uma notícia simples e animadora: se lermos a Bíblia 15 minutos ao dia, a leremos toda em um ano!

Algumas pistas simples e essenciais:

  • Defina um horário do dia para sua leitura bíblica (de preferência pela manhã ou até o meio dia)!
  • Sugestão: inicie pelo Novo Testamento e leia um capítulo por dia.
  • Leia independentemente de ter vontade ou não. O Autor do Manual da Vida sempre quer falar conosco!
  • Ore brevemente, antes e depois da leitura, falando com o Autor!

Que a leitura diária da Bíblia faça parte da nossa vida! Que o incentivo à leitura diária da Bíblia faça parte de nossos ministérios como líderes cristãos! A vida de Pedro mostra a importância. A ciência comprova os benefícios.

¹ Pesquisa do CBE (Centro de Engajamento da Bíblia), nos EUA em 2009.

² Pesquisa do LifeWay Research, nos EUA em 2019.

Gerson Kappel

Por Missão Zero

quarta-feira, 16 dezembro 2020
Mais da MZ

Missão em um Parágrafo – Iguatu

Nossa sociedade precisa de mais referenciais da glória e do caráter de Deus. Nossa missão, em Iguatu/CE, é amar, conectar e cuidar de pessoas, refletindo o caráter de Cristo.

ler mais

Missão em um Parágrafo – Caminho

O ministério “Trilhando a Caminho” quer ser uma ponte que liga pessoas e as conecta, enquanto trilha os morros da capital gaúcha.

Missão em um Parágrafo – Iguatu

Nossa sociedade precisa de mais referenciais da glória e do caráter de Deus. Nossa missão, em Iguatu/CE, é amar, conectar e cuidar de pessoas, refletindo o caráter de Cristo.

Missão em um Parágrafo – Treze Tílias

Saiba mais sobre os pequenos grupos, do projeto de plantação de igrejas, em Treze Tílias/SC. É muito bom ver o mover de Deus!

Missão em um Parágrafo – Parnaíba

Saiba um pouco sobre os primeiros cinco meses deste novo projeto de plantação de igrejas em Parnaíba, Piauí.

Deus tem alcançado o povo Bara

Deus tem alcançado o povo Bara de diversas formas. Leia sobre as conversões que aconteceram através de um professor. Ore por esse ministério, pelos missionários e pelo povo Bara.

Newsletter – 1º Trimestre 2022

Seguem notícias do 1º trimestre de 2022: Início de novas turmas no Programa Multiplique, novo projeto de plantação de igrejas em Parnaíba/PI e a Campanha de Ofertas 1 + 1 = Muitos.
Saiba mais!

Retornando para Madagascar

“Quem sabe não foi justamente para uma ocasião como esta que você chegou à posição de rainha?” ‭‭Ester‬ ‭4:14‬

A família Basso voltou para Madagascar.
Nas últimas notícias eles falam sobre a fidelidade no chamado e como sentem-se em casa e felizes pelo retorno.
Também contam sobre a renovação do visto, reuniões, sua chegada na capital, após a passagem de um ciclone, a ajuda para entrega de alguns alimento para as vítimas atingidas, podendo anunciar as boas novas.
Havia a possibilidade de novo ciclone, mas que não foi para a capital, porém destruiu vilas ao Sul.

Clique aqui e leia a carta na íntegra, que está repleta de detalhes!!!

Somente a Graça

Quando a mensagem dos reformadores começou a ecoar no norte do velho continente, homens e mulheres se viram desafiados a lançarem mão de suas estruturas societais como meios salvíficos para retornarem ao centro da simples e poderosa mensagem do Evangelho de Jesus Cristo – a salvação é concedida somente pela graça Divina, por meio da fé em Cristo.

Somente Cristo

A igreja tem a dádiva e a tarefa de zelar para que, em todos os tempos, o nome de Jesus Cristo continue sendo proclamado de como o único nome – somente Cristo – que tem o poder de redimir o mundo todo que “que está debaixo do poder do Maligno” (1 Jo 5.19).

Somente a Escritura

Assim como nossos pesos e medidas dependem de uma medida padrão, todo ensino na igreja precisa ser aferido na Sagrada Escritura. Todo sermão deve ser conferido pelo ensino da Bíblia. O que não está em sintonia com ela, não é palavra de Deus para nós.

Somente a Fé

Só quem experimentou o amor pode falar dele e vivê-lo. Por isso, confiar que Deus nos ama torna-nos testemunhas desse amor. Conhecer e experimentar o amor de Deus nos compromete a fazer o mesmo lá onde nossa vida acontece. Por isso o apóstolo escreve que “Somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por meio de nós”.

A Missão Zero terá uma alteração importante na forma de trabalho. Multiplicamos! Contamos agora com uma equipe mais ampla de pessoas muito bem qualificadas no que fazem, e que viverão o ministério covocacionado também na secretaria da MZ. Saiba mais sobre esses Novos Rumos por meio do vídeo e do informativo que preparamos.

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

[egoi-simple-form id="213034"]

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.