PROJETO ilha vulcão
“Porque ‘todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!”
Romanos 10.13-15
O PROJETO
Em 2022, Deus despertou no coração da missionária um amor enorme pelo continente africano, em especial pelos muçulmanos. Mas foi só em 2023, durante um programa de curto prazo da MIAF/ AIM pelas ilhas do Oceano Índico, que Deus a chamou para largar sua carreira no Brasil e ser missionária na Ilha Vulcão.*
*Nome fictício devido ao contexto de perseguição.
A missão dada foi muito clara: abrir uma escola na Ilha Vulcão. Devido a toda burocracia para estrangeiros abrirem escolas na ilha, seguir em parceria coma MIAF/ AIM se mostrou o melhor caminho, uma vez que a organização já tem uma ONG na ilha com todas as licenças para operar na área da educação, mas atualmente só oferece aulas de inglês para adultos e treinamentos de professores.
Além disso, Deus também estava colocando esse mesmo desejo no coração de outros membros da equipe alocada na ilha. A Missão Zero já é parceira da MIAF/ AIM e já apoia missionários em outra ilha do Oceano Índico. Essa parceira nasce em razão de juntar forças para o cumprimento da grande comissão.
OS MISSIONÁRIOS
Por ser uma região de grande perseguição aos cristãos, o nome da missionária não pode ser revelado, por motivos de segurança.
O CONTEXTO
A BÍBLIA
A Palavra ainda não está disponível por completo na língua local, apenas parte dela, é um trabalho que está sendo desenvolvido.
Isso faz com que muitas pessoas acreditem que Jesus não é para elas. É comum ouvir frases como “Jesus fala francês, Allah fala a nossa língua”.
O ISLÃ NA ILHA
É a única religião permitida pelo governo, porém é notável o sincretismo com outras crenças. Como em outros países africanos, os feiticeiros e curandeiros fazem parte da realidade da vida local.
Muitas vezes, essa é a única opção em caso de doenças, principalmente devido ao sistema de saúde deficitário e a falta de médicos e medicamentos, que tornam o custo da medicina tradicional inacessível para a maioria.
EDUCAÇÃO
A educação também é deficitária. Por mais que seja obrigatório frequentar a escola, muitas famílias optam por colocar seus filhos apenas nas escolas corânicas, que ensinam somente o Alcorão (em árabe), deixando de lado as demais disciplinas que fazem parte da formação das crianças, inclusive a alfabetização na língua do país, o que leva a altos índices de analfabetismo.
OUTROS NÚMEROS
- A taxa de alfabetização entre as mulheres é de 56,9%, enquanto a média mundial é 83.8%. Ou seja, quase metade das mulheres não consegue ler frases simples.
- 44,8% da população vive abaixo da linha da pobreza (USD 2,15/ dia).
- Estima-se que 31% da scrianças terão nanismo devido a má nutrição.
JUSTIFICATIVA
Hoje, os habitantes dessa ilha paradisíaca vivem em trevas, eles vivem com medo de espíritos, do mal olhado, da inveja dos outros, de feitiços. Eles estão escravizados pelo medo e anseiam pela liberdade que há em Jesus. Vivem a miséria em todos os sentidos, a corrupção, as injustiças e as consequências devido ao afastamento da Verdade. A Ilha Vulcão está sedenta pelo Evangelho.
As pessoas da ilha são majoritariamente muçulmanas, não sendo permitido o trabalho missionário, que é inclusive considerado uma atividade criminosa. A Ilha Vulcão tem muitas áreas deficitárias, há oportunidades diversas em todos os seguimentos, mas o Senhor tem revelado um seguimento específico para o time que está na Ilha, que é educação.
A criação de uma escola baseada em valores do Reino não é apenas uma forma de abençoar as pessoas que vivem aqui, mas também pode impulsionar o trabalho que está sendo feito para espalhar as Boas Novas pela ilha.
FAÇA PARTE
Várias formas de se envolver
Escreva
Ore
Doe
FIQUE POR DENTRO
Notícias recentes
A graça de Deus e o povo Bara
A história de Bona e a graça de Deus sobre o povo Bara.