PROJETO FRANçA
QUEM SOMOS
O Projeto França visa implantar, a partir de setembro de 2017, um trabalho focando em estudantes universitários em Lyon, visto que as comunidades da Igreja Protestante Unida, na cidade, têm grandes dificuldades em alcançar o público nesta faixa etária (entre 18 e 25 anos), em meio ao contexto do “secularismo francês”.
A estratégia do Projeto inclui utilizar um “ambiente neutro” de um centro cultural, chamado Espaço Bancel, localizado próximo às residências estudantis, já que, normalmente, as universidades não permitem “trabalho de cunho religioso” dentro de seus prédios. Uma exceção é a Universidade Católica de Lyon, onde a EPUdF já mantem parceria, desde 2016, para realização do Curso Alpha em seus campi.
.
CONTEXTO
Lyon foi a localidade escolhida para a realização do projeto. É o segundo maior aglomerado urbano da França, com 2.237.676 habitantes. É também a segunda cidade universitária, com mais de 144.500 alunos distribuídos nas suas 4 universidades e 54 faculdades.
Cada ano, cerca de 15.000 novos universitários vão estudar em Lyon, oriundos de diversas regiões do país, devido ao sistema de ingresso no ensino superior, e também de vários paises do mundo.
Assim, Lyon é uma cidade polo, que atrai estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de diversas áreas. Ou seja, é uma cidade centro, para onde vão e de onde saem várias pessoas de influência nacional e mesmo mundial.
PARCERIA INTERNACIONAL
Em 2015, o Movimento Encontrão (ME) recebeu a proposta de enviar um casal de missionários para a Europa, para viver uma experiência de 1 ano de trabalho junto à Igreja Protestante Unida da França (EPUdF). A expectativa era de que a experiência pudesse resultar em algum projeto de parceria. Tal proposta aconteceu por meio da Sociedade Missionária Norueguesa (NMS), parceira do ME e, também, parceira de longa data da igreja na França. Assim, a NMS tinha o conhecimento da necessidade da EPUdF de encontrar obreiros para seu desenvolvimento como denominação e para o desenvolvimento de novos projetos.
Por terem um perfil para trabalho internacional, experiência liderando uma comunidade e disposição para o envio, Mariana Erhardt e Mateus Pereira foram convidados para a empreitada. Eles foram, então, designados para auxiliarem a pastora Caroline Schrumpf e os outros líderes da EPUdF na cidade de Nantes, no oeste da França, onde permaneceram de outubro de 2015 a outubro de 2016. Durante este tempo, dedicaram-se ao aprendizado da língua francesa e ao conhecimento da cultura do país, enquanto trabalhavam principalmente com os adolescentes e os jovens da igreja, pequenos grupos, curso Alpha e grupo de louvor.
Neste período, o Movimento Encontrão, por meio da Missão Zero, e as outras duas organizações (NMS e EPUdF), discutiram sobre o desenvolvimento de projetos futuros em conjunto. futuros em conjunto.
“A Igreja Protestante Unida, em Lyon, tem grandes dificuldades para alcançar o público jovem da cidade, muito por conta do “secularismo francês”. A estratégia deste projeto inclui utilizar um ambiente neutro de um centro cultural para alcançar essas pessoas.”
– Mateus Pereira
MISSIONÁRIOS
Mariana & Mateus
mateusfp@hotmail.com
nanaerhardt@yahoo.com.br
+33 768468673
+33 768013886
FAÇA PARTE
Várias formas de se envolver
Escreva
Ore
Doe
FIQUE POR DENTRO
Notícias recentes
A graça de Deus e o povo Bara
A história de Bona e a graça de Deus sobre o povo Bara.