Acabou! O que aconteceu não volta mais. No entanto, o que você se tornou com tudo o que aconteceu permanece. Em Tiago 1.2-4, o autor nos diz que devemos considerar as diversas provações como um motivo de alegria, pois são elas que põem a prova nossa fé e nos fazem mais perseverantes.

Pois bem, te convido a fazer um exame de consciência e rapidamente revisitar os momentos de provação e angústia pelos quais passou durante este ano. Saístes mais fortalecido ou esmorecido da vivencia? Considere olhar para as provações da forma como Tiago nos propõem, pois é este um dos jeitos que Deus usa para nos ajudar a amadurecer. Fácil? Claro que não é. No entanto, é possível, se estivermos dispostos a deixar a auto piedade de lado e nos voltarmos com fé ao nosso Senhor, a cada novo dia.

O sofrimento é inevitável nesta vida. Jesus deixou isto claro ao lermos João 16.33. Em 2020, fomos pegos pelo Covid, em 2019 talvez você tenha perdido alguém querido para o uma doença terminal, em 2018 teve aquele acidente, aquela briga, etc e etc. A cada dia basta o seu mal, como lemos em Mateus 6.34.

Perdoem-me se você esperava ler aqui um texto motivacional de Ano Novo, mas a verdade é que 2021 também trará consigo algum sofrimento. É preciso encarar e não se esquivar das nossas circunstancias. É no exercício diário das nossas tarefas e na resolução constante de nossos problemas que vamos ganhando a força que a perseverança nos traz. Uma força que, integrada à nossa personalidade, nos deixará inevitavelmente mais maduros e íntegros, alvo estabelecido por Tiago em sua carta e por Paulo em Efésios 4.13-15. A maturidade nos convoca a olharmos a realidade com atenção, atentos aos que estão a nossa volta.

Meu desafio para 2021 é que voltemos a ser mais humanos. Estar cientes da nossa humanidade nos faz mais maduros. Atento à minha humanidade, sei que a vida e a morte pertencem a um único senhor, nosso Deus. Sabemos também que o sofrimento e a morte são inevitáveis, mas que estamos apenas como peregrinos nesta terra, neste espaço de tempo. Cremos numa eternidade junto ao Pai. Além disso, a maturidade nos faz amar com mais profundidade, servindo e nos entregando ao próximo sem reservas, entendendo que fomos feitos para nos doar, como Cristo fez por nós.

Que neste Ano Novo você não peça apenas saúde a Deus. Mas peça coragem e humildade para enfrentar as provações com o coração na mão, com a alegria de quem confia e espera no Senhor, nosso Deus, que morreu por nós naquela cruz. “Só” isso já é motivo para nos alegrarmos e exaltarmos o seu nome, independente do que nos aconteça. Isso não é fácil, mas é possível para aquele que crê.

Deus, para 2021, te peço mais fé.

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.”

Tiago 1.2-4

Joana Auler Bauer Wulff

Por Missão Zero

quarta-feira, 30 dezembro 2020
Mais da MZ
Histórias transformadas

Histórias transformadas

A verdade é que se autoridade fosse nossa, a mensagem de Cristo estaria perdida. E o grande milagre é que apesar de nós, o Espírito Santo ainda muda histórias. Para Cristo agir através de nós, Ele primeiro age em nós. A questão é: “você está se permitindo ser moldado pelo Espírito Santo?”.

ler mais

Que recompensa a obediência traz?

Se obedecermos ao chamado de Deus para servi-Lo em Sua missão, que recompensa ganharemos? Alguns ensinam que a obediência a Deus nos trará segurança, riqueza e saúde. A sociedade nos verá como cidadãos bons e respeitáveis. Se fizermos o bem para Deus e para as pessoas, obteremos o bem de Deus e das pessoas. Mas isso é verdade?

Histórias transformadas

A verdade é que se autoridade fosse nossa, a mensagem de Cristo estaria perdida. E o grande milagre é que apesar de nós, o Espírito Santo ainda muda histórias. Para Cristo agir através de nós, Ele primeiro age em nós. A questão é: “você está se permitindo ser moldado pelo Espírito Santo?”.

Acabou! E agora?

É no exercício diário das nossas tarefas e na resolução constante de nossos problemas que vamos ganhando a força que a perseverança nos traz. Uma força que, integrada à nossa personalidade, nos deixará inevitavelmente mais maduros e íntegros.

A Estrela

Deus já havia prometido ao seu povo que um dia uma criança viria ao mundo para mostrar a todos o quanto o Criador nos amava. E quando então chegou a hora do menino nascer, os seres celestes celebraram como nunca antes: uma nova era estava começando. Um novo e verdadeiro caminho para os homens poderem desfrutar da comunhão plena com o seu Senhor.

Vivendo com a Bíblia

Um crescimento saudável dos cristãos e das igrejas passa por algo simples e essencial: leitura diária da Bíblia. Um discípulo de Jesus se alimenta da Palavra! Agora, uma notícia simples e animadora: se lermos a Bíblia 15 minutos ao dia, a leremos toda em um ano!

Cultura e Espírito Santo

Nossa vida cristã não pode ser algo independente. Precisamos levar o evangelho a pessoas de dentro e fora da nossa cultura. Precisamos tornar as boas novas de Cristo conhecidas em nosso ambiente de trabalho, faculdade e lugares que frequentamos. Para isso, precisamos da ação do Espírito Santo.

Centrifugando

A igreja é benção onde ela está e atrai pessoas pelo que é e por meio da vida de cada cristão. Ainda assim, a igreja é enviada e vai até os confins da terra para testemunhar da mensagem do Evangelho.

Invista como um especialista

Tenho a impressão de que nos últimos tempos estou sendo bombardeado de propagandas dizendo: invista seu dinheiro conosco. Outras propagandas prometem fazer seu dinheiro render de forma extraordinária. Agora, chegou a minha vez de dar algumas dicas de investimento para você!

Tempo perdido

Nosso desejo de controle do tempo é um perigo, pois nos faz supor que temos uma grande autonomia, nos faz crer que somos capazes de controlar o que na verdade não somos, e a crer que tudo aquilo que acontece fora do nosso cronograma é um sacrifício ou um problema.

Igreja que acolhe

Um refugiado busca aqui o que lhe foi usurpado: dignidade, proteção e segurança. Situação básica que cada um de nós também busca e a Igreja é convocada por Deus a responder ativamente. Venezuelanos não são merecedores de pena, mas sim necessitam de dignidade, como eu e você.

Mais do que uma oportunidade, uma responsabilidade

À medida que enfrentamos uma crise após outra, nós, a igreja, devemos aceitar nossa responsabilidade de nos levantar e ser uma bênção, um exemplo e uma esperança para outros. Agindo dessa forma, estamos mais propensos a manter nossas prioridades em ordem.

The Croods

Aprendemos com a família Crood que precisamos nos reinventar. Juntos, eles enfrentam grandes desafios e se adaptam à uma nova era. Agora, chegou a nossa vez. Nossas vidas sofreram uma grande transformação e a maneira como vivemos igreja mudou e vai mudar mais ainda.

A Estrela

A Estrela

Deus já havia prometido ao seu povo que um dia uma criança viria ao mundo para mostrar a todos o quanto o Criador nos amava. E quando então chegou a hora do menino nascer, os seres celestes celebraram como nunca antes: uma nova era estava começando. Um novo e verdadeiro caminho para os homens poderem desfrutar da comunhão plena com o seu Senhor.

ler mais

#somosME

O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.

Newsletter

Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.

[egoi-simple-form id="213034"]

Siga-nos

e tenha atualizações regulares, em tempo real.