Acabou! O que aconteceu não volta mais. No entanto, o que você se tornou com tudo o que aconteceu permanece. Em Tiago 1.2-4, o autor nos diz que devemos considerar as diversas provações como um motivo de alegria, pois são elas que põem a prova nossa fé e nos fazem mais perseverantes.
Pois bem, te convido a fazer um exame de consciência e rapidamente revisitar os momentos de provação e angústia pelos quais passou durante este ano. Saístes mais fortalecido ou esmorecido da vivencia? Considere olhar para as provações da forma como Tiago nos propõem, pois é este um dos jeitos que Deus usa para nos ajudar a amadurecer. Fácil? Claro que não é. No entanto, é possível, se estivermos dispostos a deixar a auto piedade de lado e nos voltarmos com fé ao nosso Senhor, a cada novo dia.
O sofrimento é inevitável nesta vida. Jesus deixou isto claro ao lermos João 16.33. Em 2020, fomos pegos pelo Covid, em 2019 talvez você tenha perdido alguém querido para o uma doença terminal, em 2018 teve aquele acidente, aquela briga, etc e etc. A cada dia basta o seu mal, como lemos em Mateus 6.34.
Perdoem-me se você esperava ler aqui um texto motivacional de Ano Novo, mas a verdade é que 2021 também trará consigo algum sofrimento. É preciso encarar e não se esquivar das nossas circunstancias. É no exercício diário das nossas tarefas e na resolução constante de nossos problemas que vamos ganhando a força que a perseverança nos traz. Uma força que, integrada à nossa personalidade, nos deixará inevitavelmente mais maduros e íntegros, alvo estabelecido por Tiago em sua carta e por Paulo em Efésios 4.13-15. A maturidade nos convoca a olharmos a realidade com atenção, atentos aos que estão a nossa volta.
Meu desafio para 2021 é que voltemos a ser mais humanos. Estar cientes da nossa humanidade nos faz mais maduros. Atento à minha humanidade, sei que a vida e a morte pertencem a um único senhor, nosso Deus. Sabemos também que o sofrimento e a morte são inevitáveis, mas que estamos apenas como peregrinos nesta terra, neste espaço de tempo. Cremos numa eternidade junto ao Pai. Além disso, a maturidade nos faz amar com mais profundidade, servindo e nos entregando ao próximo sem reservas, entendendo que fomos feitos para nos doar, como Cristo fez por nós.
Que neste Ano Novo você não peça apenas saúde a Deus. Mas peça coragem e humildade para enfrentar as provações com o coração na mão, com a alegria de quem confia e espera no Senhor, nosso Deus, que morreu por nós naquela cruz. “Só” isso já é motivo para nos alegrarmos e exaltarmos o seu nome, independente do que nos aconteça. Isso não é fácil, mas é possível para aquele que crê.
Deus, para 2021, te peço mais fé.
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.”
Tiago 1.2-4
Joana Auler Bauer Wulff
Por Missão Zero

Novos Desafios, Novos Horizontes
Juntos podemos enfrentar novos desafios e alcançar novos horizontes na missão de Deus!

Um Ensaio sobre o Amor Multicultural
Um ensaio sobre o amor missionário, que se importa com o outro, se doa, e leva o amor de Deus aos diferentes povos, línguas e nações.
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.