Post no Instagram, no Facebook, vídeo no Youtube. Não nos esqueçamos dos Stories e, se for um pouco mais ousado, um Tiktok. Pronto, comunicação realizada! Será?
Em modos gerais, a comunicação tem etapas bem definidas, e de forma bem resumida esse processo consiste em: emissor, mensagem, meio e receptor. Te convido agora a ver como que essas etapas podem auxiliar a comunicação na missão.
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14.6
Saber aonde está alicerçado e quais as suas verdades são pontos fundamentais para começar um processo de comunicação, seja de uma empresa, um perfil pessoal, uma ONG ou uma igreja. Esse conhecimento vai ajudar você a criar uma identidade e uma narrativa coerente com a realidade do emissor. É nessa etapa também que nos confrontamos com a palavra planejamento. Falando de igreja e missão, esses dois pontos são fundamentais: autoconhecimento e planejamento.
“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Romanos 1.16a”
Chegamos na mensagem. Você vai perceber que a mensagem será bem fluída quando a primeira etapa é levada a sério. A mensagem é uma extensão da sua verdade. Se você não sabe quem é ou não tem seus propósitos claros, não espere que os outros tenham. Faça da sua mensagem um fruto de quem você é.
“Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.” Lucas 5.3
Tenho visto muitos processos de comunicação iniciarem nesse ponto, o meio de comunicação. Instagram, Facebook, YouTube. Qual o problema de começar a comunicação direto nesse ponto e desprezar os dois anteriores? O risco é sua empresa, marca ou igreja passarem a se comportar conforme o meio escolhido exige, de modo que sua mensagem passa a ser vaga e rasa, pois se desenvolve conforme a maré do meio de comunicação, e não em cima de uma verdade autêntica.
“Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: “Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos. Atos 17.22a.
Sabe de onde vem a confiança de Paulo? Ele sabe quem é, a mensagem é reflexo de uma verdade, tem o meio de comunicação definido, oratória, e conhece o receptor. Paulo tem uma informação muito preciosa do seu público, o anseio pela religiosidade. Estude, pesquise, observe. Toda informação é uma grande preciosidade para construir sua comunicação. Caso o seu receptor não esteja compreendendo sua mensagem, saiba que o problema é seu e não dele.
Não faça da comunicação um vento qualquer, mas construa uma alicerçada em planejamento, clareza e propósito. O trabalho em estruturar sua comunicação irá ser recompensado através de uma caminhada fluída e verdadeira.
Paulo Eduardo Sell
Por Missão Zero

Aproveite as oportunidades
“…aproveitem ao máximo todas as oportunidades.” Colossenses 4.5
Discipulado de mulheres é algo que a Jana sempre desejou fazer. E uma maneira que Deus abriu as portas foi através da costura.
Começamos o projeto em 2020. Por falta de recursos para este projeto, não pudemos realizá-lo de novo, pois entregamos as máquinas para abençoá-las ao final do curso, como forma de trazer novas oportunidades e dignidade para elas.
Este ano Deus abriu as portas! Conseguimos comprar todas as máquinas, tecidos … Que alegria! Um privilégio poder crescermos na fé e compartilharmos de Cristo com mulheres com uma vida tão árdua. Algumas nunca pegaram em uma tesoura. A concentração e o desejo de aprender está estampado nos olhos.
Todos os dias começando com o discipulado e depois temos a aula de costura.
Orem por elas! Para que conheçam a Cristo e possam ter suas vidas transformadas pelo evangelho.
Obrigada por aqueles que ofertam nas nossas vidas e, assim, os projetos possam continuar acontecendo em Madagascar! Trabalhemos enquanto é dia!
Que o nome de Cristo seja conhecido e glorificado!!

Missão em um parágrafo – Ribeirinhos
“Não sabia sobre a história de Débora na bíblia” e “Não conhecia nada sobre Dorcas” foram as palavras de algumas mulheres na comunidade em Vila Dedé. Elas estão muito interessadas em estudar sobre as mulheres da Bíblia.
Todos os sábados fazemos estudos. Tem sido uma benção ver o quanto elas desejam aprender com essas personagens. Deus seja louvado sempre!
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.