Post no Instagram, no Facebook, vídeo no Youtube. Não nos esqueçamos dos Stories e, se for um pouco mais ousado, um Tiktok. Pronto, comunicação realizada! Será?
Em modos gerais, a comunicação tem etapas bem definidas, e de forma bem resumida esse processo consiste em: emissor, mensagem, meio e receptor. Te convido agora a ver como que essas etapas podem auxiliar a comunicação na missão.
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14.6
Saber aonde está alicerçado e quais as suas verdades são pontos fundamentais para começar um processo de comunicação, seja de uma empresa, um perfil pessoal, uma ONG ou uma igreja. Esse conhecimento vai ajudar você a criar uma identidade e uma narrativa coerente com a realidade do emissor. É nessa etapa também que nos confrontamos com a palavra planejamento. Falando de igreja e missão, esses dois pontos são fundamentais: autoconhecimento e planejamento.
“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Romanos 1.16a”
Chegamos na mensagem. Você vai perceber que a mensagem será bem fluída quando a primeira etapa é levada a sério. A mensagem é uma extensão da sua verdade. Se você não sabe quem é ou não tem seus propósitos claros, não espere que os outros tenham. Faça da sua mensagem um fruto de quem você é.
“Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.” Lucas 5.3
Tenho visto muitos processos de comunicação iniciarem nesse ponto, o meio de comunicação. Instagram, Facebook, YouTube. Qual o problema de começar a comunicação direto nesse ponto e desprezar os dois anteriores? O risco é sua empresa, marca ou igreja passarem a se comportar conforme o meio escolhido exige, de modo que sua mensagem passa a ser vaga e rasa, pois se desenvolve conforme a maré do meio de comunicação, e não em cima de uma verdade autêntica.
“Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: “Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos. Atos 17.22a.
Sabe de onde vem a confiança de Paulo? Ele sabe quem é, a mensagem é reflexo de uma verdade, tem o meio de comunicação definido, oratória, e conhece o receptor. Paulo tem uma informação muito preciosa do seu público, o anseio pela religiosidade. Estude, pesquise, observe. Toda informação é uma grande preciosidade para construir sua comunicação. Caso o seu receptor não esteja compreendendo sua mensagem, saiba que o problema é seu e não dele.
Não faça da comunicação um vento qualquer, mas construa uma alicerçada em planejamento, clareza e propósito. O trabalho em estruturar sua comunicação irá ser recompensado através de uma caminhada fluída e verdadeira.
Paulo Eduardo Sell
Por Missão Zero
Novos Desafios, Novos Horizontes
Juntos podemos enfrentar novos desafios e alcançar novos horizontes na missão de Deus!
Um Ensaio sobre o Amor Multicultural
Um ensaio sobre o amor missionário, que se importa com o outro, se doa, e leva o amor de Deus aos diferentes povos, línguas e nações.
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.