26
ABRIL, 2019
Por Daniel Borchardt Deggau
Através da história bíblica, desde o livro de Gênesis, Deus concedeu ao homem diferentes tarefas, designações, responsabilidades ou, em outra palavra, missões. Deus deseja aos homens que se relacionem, que cuidem do mundo, que amem a Sua criação, e que O honrem através daquilo que fazem. Deus quer dos seus servos que eles vivam missão.
“O Senhor colocou o homem no Jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.” Gênesis 2.15
Ao ouvirmos a palavra missão, no entanto, logo pensamos no envio de uma pessoa para um lugar distante para pregar e falar de Deus às pessoas. Essa com certeza é uma grande e muito importante abrangência da missão, mas Deus espera que vivamos de maneira a cumprir o Seu propósito nos nossos princípios e atos do dia-a-dia, e que preguemos o Evangelho no meio em que vivemos. É importante que pessoas sejam enviadas, mas é importante que uma igreja e as pessoas que nela estão se preocupem em transformar o meio que vivem como um todo.
Uma das formas que Deus dá ao homem a capacidade de viver de tal forma e agir conforme os princípios dEle é através do Espírito Santo, que Ele derrama sobre nós com essa intenção.
“Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quanto o Senhor, nosso Deus, chamar”. Atos 2.38-39
Nos versículos seguintes e no seguir da história, pode-se perceber que os cristãos desse contexto que creram nessa mensagem entenderam a sua posição. Juntaram os seus bens, venderam as suas propriedades e distribuíram aos necessitados. É possível imaginar que eles compreenderam que os seus tesouros realmente não estavam nas suas posses nem na sua própria vida, mas na redenção que aguardavam em Jesus. Além disso, compreenderam que não tinham recebido o Espírito Santo por acaso, se não para moldar as suas vidas e conduzi-las ao que Deus esperava deles.
A missão que Deus coloca à nossa frente pode tomar diferentes formas para cada pessoa e em cada fase da vida. O que ela não é, no entanto, é algo que se vive apenas na igreja ou que apenas os missionários enviados a outros lugares vivem. Ela não é fugir do mundo para viver “seguro” dele e de suas tentações.
Missão é tudo que envolve viver o Evangelho de Cristo no meio do mundo, onde quer que Deus nos coloque, e com intencionalidade testemunhar e falar dos princípios de Cristo, de tal forma que o meio seja contagiado por eles. É considerar que cada dia em cada lugar existe uma oportunidade de viver do Reino de Deus que já está presente no nosso meio.
Para o cristão, todas as áreas de vida fazem parte da missão que Deus o concede. A família, o trabalho, o estudo, o zelo pelas pessoas e pela natureza, o amor e a compaixão. O Espírito nos capacita a transformamos realidades e sermos sal e luz, diferença em um mundo que muito carece do amor e da transformação de Deus.
Como você pode fazer parte da missão de Deus onde está agora?
“Todos os gigantes de Deus foram homens fracos que fizeram grandes coisas por Deus pois consideraram que Deus estava com eles”.
James Hudson Taylor
Redação: Daniel Borchardt Deggau
Comentários