- Os textos dessa série são baseados no livro “Missão Transformadora”, escrito por David Bosch em 1991. O autor estuda o significado de missão através da história e defende que as mudanças do mundo recente em diversas áreas trazem inquietações e transformações também para a perspectiva da missão. Bosch lista e argumenta sobre elementos da missão que, conectados uns com os outros, precisam ser consideradas para que esta permaneça fiel à sua verdadeira natureza. O nosso estudo é realizado a partir de 9 desses elementos.
À medida que o acesso às notícias do mundo inteiro vai ficando mais fácil, mais rapidamente ficamos sabendo das coisas, muitas vezes ruins, e ficamos mais conscientes de tantos problemas e dores que tem acontecido no mundo. É muito comum que muitas pessoas esperem o início de um novo ano com esperança, só para se desapontar com as tragédias no Brasil e no mundo que se ouvem diariamente. Estamos em fevereiro, mas para muitos o ano de 2020 já está marcado pelo que trouxe de ruim.
Talvez as esperanças de que tudo simplesmente fique melhor de um ano para o outro sejam inocentes e vãs mesmo, mas, na perspectiva cristã, há uma esperança que supera todas as desesperanças. Cristo venceu a morte, ressuscitou e voltará, consumando o Reino de Deus, onde não há choro, injustiça nem dor. Essa realidade já é presente hoje, mas virá em plenitude na segunda vinda de Jesus Cristo.
Essa crença é fundamental para o cristianismo e, dessa forma, para a missão. Afinal, há missão em um mundo onde tragédias acontecem, onde há problemas, sofrimento, morte. Nem tudo acontece como gostaríamos, nem tudo é fácil. Mas há esperança! Não se pode perder de vista o agir de Deus durante toda a história que continua agora e que redundará no fim, onde Ele faz novas todas as coisas (Apocalipse 21.5).
Ao mesmo tempo em que cabe ao cristão olhar com esperança para o futuro, ele não deve deixar para trás o presente. Embora haja sofrimento, os cristãos são convocados a anunciar a mensagem do Reino de Deus e tornar evidentes sinais deste de justiça, amor e esperança por meio do agir do Espírito Santo. A missão é feita aqui e hoje, mas com a esperança da eternidade.
“Como a vitória de Deus é certa, as pessoas crentes podem atuar pacientemente e entusiasticamente, combinando planejamento cuidadoso com obediência urgente, motivadas pela impaciência paciente da esperança cristã” ¹
¹ (BOSCH, 2009, p. 606)
Por Missão Zero
Mais do ME
De Bara para Bara, cumprindo o ide!
1ª Conferência Missionária Bara: Três dias tivemos o privilégio de reunir dezenas de jovens Bara, crentes de toda a região onde moramos, para desafiá-los a engajarem-se na evangelização de seu próprio povo.
Faça parte do Multiplique!
Cresça em seu desenvolvimento pessoal e vocacional.
É hora de servir no Reino de Deus para juntos plantar igrejas e fortalecer comunidades.
Está pronto para dar o próximo passo na sua jornada de fé? O Multiplique está aqui para guiar você nessa missão!
#somosME
O Encontrão nasceu como um movimento e quer continuar assim. Para que isso aconteça, a sua participação é essencial. Entre com contato e faça a sua doação.
Newsletter
Assine e fique por dentro de tudo o que acontece no ME.
Siga-nos
e tenha atualizações regulares, em tempo real.
Comentários